Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

8º Festival Alberto Nepomuceno – FAN FAN segue na afirmação da força do encontro e uso dos espaços públicos: as artes como um cuidar de si e do outro



Um festival olho no olho, tocando de perto os públicos de todas as idades, em atividades de acesso gratuito. Aquiraz, Fortaleza, Icó e Canoa Quebrada voltam a viver, de 1º a 7 de dezembro, o FAN - Festival Alberto Nepomuceno. A nova edição do FAN apresenta uma série de atividades artísticas. Desde encontros de DJs a concertos musicais, palhaçaria, visitas guiadas e partilha de acervos públicos em lugares como centros culturais, igrejas, escolas, museus, e espaços ao ar livre nas áreas urbana e rural. (Folder com a programação completa em anexo).

O festival é uma realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação. O projeto é contemplado pelo X Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria de Cultura do Estado e conta com o apoio institucional do Centro Cultural Dragão do Mar, Museu da Fotografia de Fortaleza, Museu do Ceará e Prefeitura Municipal de Aquiraz, com agradecimento especial à Enel.

FAN MANIFESTA O DESEJO DE ACOLHER: abertura para o mundo

Há uma clara intenção de amplitude, no que se refere à diversidade da programação, de temas e modos de abordagem e acolhida do público. Na parte musical, por exemplo, o festival vai do côco das comunidades praieiras ao chorinho, do mestre Luiz Gonzaga ao repertório de concertos em formações variadas. Essa diversidade contribui para a formação de público em seu sentido mais amplo, uma vez que incentiva a utilização compartilhada de espaços públicos em encontros olho-no-olho, com conversas tocadas pelo desejo e necessidade de acolher.

 MARCAS FORTES DO FAN: ações em escolas públicas, zona rural e atividades
criadas e desenvolvidas especialmente para o festival, para todas as idades 

Outras marcas fortes do FAN são a partilha de atividades artísticas em escolas públicas tanto nas cidades quanto na zona rural. “O FAN contribui para realizar a necessária ação – educativa, política - de reconhecer e valorizar a diversidade artística, os diferentes modos de viver, e ampliar a compreensão de que acervos e espaços públicos são bens a serem desfrutados por todos”, afirma Cris Queiroz, da direção do festival.

O festival também apresenta espetáculos e atividades especialmente criados para sua programação, como é o caso da série Cidade Portátil, que a jornalista Izabel Gurgel lançou na edição anterior do FAN, com trabalhos específicos em Icó e Canoa Quebrada. “Fizemos isso recentemente em Canoa mostrando na biblioteca comunitária o trabalho hoje quase invisível das mulheres rendeiras, que fazem a renda bordada chamada labirinto”, comenta. “Em Icó, apresentaremos a feitura artesanal dos fogos do Senhor do Bonfim, a maior festa do calendário religioso da cidade”, diz Izabel.

MESTRES E APRENDIZES: aniversário de Luiz Gonzaga e roda de bordadeiras

Nessa edição, o FAN inicia sua programação dia 1º, simultaneamente em Aquiraz e Icó. Desenvolvido para o FAN para celebrar o aniversário do Rei do Baião, “Luiz Gonzaga e mais mil e uma possibilidades da sanfona” acontece em Aquiraz, seguida de roda de conversa com os músicos Silézia Maria (acordeon), Adriana de Maria (zabumba), Jajá Aquino (triângulo/pandeiro) e Tony Abreu (violão). Na ocasião também haverá apresentação do “Côco do Mestre Chico Casueira”. Em Icó, nova edição da série Cidade Portátil apresenta “Presépios em Icó: fé e festa na cidade-lapinha”, em igrejas da cidade, em roda de conversa com a jornalista Izabel Gurgel.

No domingo, dia 2, é a vez de Fortaleza conferir “Luiz Gonzaga e mais mil e uma possibilidades da sanfona” e participar de roda de conversa no Centro Cultural Dragão do Mar. A programação começa às 17h, com roda aberta de bordadeiras. Fã de Alberto Nepomuceno, Virgínia Fukuda fala sobre o maestro; jornalista da equipe do FAN, Mara Beatriz conversa sobre o Movimento Mães pela Diversidade.  Fã de música para zelar pela alegria do mundo, a DJ Renatinha participa com o Projeto Long Play em tempo de Narrativas Feitas a Mão. Por fim, apresentação do Siara Quarteto, com integrantes que fizeram ou fazem parte da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará. 

FAN NO FEMININO: mulheres DJs em Canoa Quebrada

Até sexta, dia 7, o FAN entra em cartaz no Museu do Ceará (visita guiada dia 4 depois da apresentação e roda de conversa com Erivan Produtos do Morro: “Performance na MPC”) e Museu da Fotografia (visita guiada dia 4 depois da palhaçaria de Sâmia Bittencourt no solo “A banda de uma palhaça só”). Em Aquiraz, passa pela Escola Francisco Gomes Faria abraçando o Projeto Long Play, da DJ Renatinha, que anima roda de conversa e Escola Raimundo de Freitas Façanha (show e roda de conversa com Erivan Produtos do Morro).

Quinta-feira, dia 5, a programação segue em Fortaleza, com a roda de conversa “Da música como paixão”, com o jornalista Dellano Rios. O encerramento acontece dia 7, sexta-feira, em Canoa Quebrada, com as DJs Mayara Mota e Renatinha, exaltando o feminino na música brasileira, além de apresentações do Côco do Mestre Aluízio Perreira da Silva e Jair Dantas: “Luiz Gonzaga em um acordeon às avessas”.                         

Serviço
VIII Festival Alberto Nepomuceno – FAN. De 01 a 07 de dezembro em Aquiraz, Icó, Fortaleza e Canoa Quebrada. Programação gratuita. Para todas as idades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.