A organização filantrópica Narcóticos Anônimos promove, a partir desta quarta-feira, no metrô de Fortaleza, campanha de divulgação de serviços de apoio a pessoas com dependência química. Por meio de abordagens individuais e entrega de panfletos, o NA visa alcançar dependentes ou familiares de dependentes químicos, pessoas que precisam de ajuda, mas não sabem por onde começar. “Para o dependente químico muita vezes é difícil reconhecer sua condição, ou mesmo ter coragem de pedir ajuda, por isso, com essa divulgação no metrô, podemos alcançar o familiar, a mãe, pai, irmão, pessoa que também sofre com o adoecimento do ente querido”, explicou um dos voluntários do projeto, que atua de forma anônima – um dos princípios do NA. A campanha teve início na Estação José de Alencar, a mais movimentada do sistema metroviário na capital. “Mesmo na correria de ida e volta do trabalho, pode haver tempo para uma conversa ou uma reflexão. Somos sensíveis a este tema, por entender que muitas pessoas so
O Centro Universitário Fametro (Unifametro), por meio do Complexo Odontológico, assinou um acordo de Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal da Justiça do Ceará (TJCE) para disponibilizar atendimento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
O objetivo do convênio é atender mulheres que foram agredidas na região da face e oferecer tratamento odontológico, além de colaborar no laudo complementar que identifica o grau de lesão de cada paciente, contribuindo para o andamento do processo junto à Justiça.
A triagem para os atendimentos é realizada pelo Juizado da Mulher de Fortaleza. A equipe identifica os casos e a juíza, Dra. Rosa Mendonça, encaminha para o Complexo Odontológico da IES. Os atendimentos são feitos todas as quintas-feiras, de 7h30 às 11h, e de 13h30 às 16h. Entre os serviços básicos e complexos oferecidos pelo Centro Odontológico estão profilaxia, tratamento endodôntico, tratamento periodontal, tratamento restaurador (estética) e próteses (total, parcial e fixa).
Para o coordenador e professor do curso de Odontologia da Unifametro, Paulo André Carvalho, “o benefício desse tratamento gratuito para as pacientes vai além do cuidado com a saúde, debilitada pela violência, e acaba sendo capaz de restaurar a autoestima de cada uma delas, machucada pelos maus tratos vividos dentro do lar”.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.