A organização filantrópica Narcóticos Anônimos promove, a partir desta quarta-feira, no metrô de Fortaleza, campanha de divulgação de serviços de apoio a pessoas com dependência química. Por meio de abordagens individuais e entrega de panfletos, o NA visa alcançar dependentes ou familiares de dependentes químicos, pessoas que precisam de ajuda, mas não sabem por onde começar. “Para o dependente químico muita vezes é difícil reconhecer sua condição, ou mesmo ter coragem de pedir ajuda, por isso, com essa divulgação no metrô, podemos alcançar o familiar, a mãe, pai, irmão, pessoa que também sofre com o adoecimento do ente querido”, explicou um dos voluntários do projeto, que atua de forma anônima – um dos princípios do NA. A campanha teve início na Estação José de Alencar, a mais movimentada do sistema metroviário na capital. “Mesmo na correria de ida e volta do trabalho, pode haver tempo para uma conversa ou uma reflexão. Somos sensíveis a este tema, por entender que muitas pessoas so
Mulheres que estão tentando engravidar deverão agendar uma visita no dentista e provavelmente serão instruídas a escovar os dentes regularmente. Uma pesquisa feita na Universidade do Oeste da Austrália indica que falta de higiene bucal é tão ruim para a fertilidade feminina quanto a obesidade. Os especialistas em medicina reprodutiva também analisam que inflamações na gengiva podem ter uma influência significativa no tempo que uma mulher leva para ficar grávida – com um atraso médio de dois meses.
“Apesar de parecer que não há nenhuma ligação entre as duas questões, todas as mulheres que planejam formar uma família devem procurar seu odontologista e garantir que estão com a saúde dental em dia. Mulheres que sofrem de doença periodontal precisam tratá-la para poder engravidar com mais facilidade”, explica a especialista em medicina reprodutiva, Lilian Serio.
A doença periodontal é uma enfermidade crônica e infecciosa da gengiva e dos tecidos que dão sustentação aos dentes. É causada por uma bactéria frequentemente encontrada na boca que, se não for combatida, pode gerar inflamação ao redor dos dentes e desencadear uma série de reações capazes de prejudicar o bom funcionamento do corpo inteiro. “É necessário também que mulheres que bebem e fumam deem uma pausa durante o processo de tentar engravidar. Além disso, é preciso manter um peso saudável e avaliar se não existem outras doenças, como a endometriose, que afetam sua fertilidade”, ressalta Lilian.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.