Pular para o conteúdo principal

Prefeito Roberto Cláudio anuncia ações municipais para enfrentamento ao Coronavírus em programas jornalísticos

Na manhã desta quarta-feira (18/03), o prefeito Roberto Cláudio concedeu entrevistas sobre as ações municipais de enfrentamento à Covid-19 para o programa radiofônico Paulo Oliveira (Rádio Verdinha AM 810) e ao telejornal Bom dia Ceará - 1ª edição (TV Verdes Mares). Nas ocasiões, o Gestor dividiu diversas ações e ampliações de serviços, além de lembrar da importância do envolvimento da população para diminuir os casos da enfermidade.
“Essa não pode ser uma ação apenas do poder público, que conta com grandes responsabilidades. O enfrentamento ao coronavírus tem que ser feito por todos. Esse é um momento de união de esforços, de integração, além de termos uma unidade de comando. Temos que evitar fake news. Não podemos diminuir a importância do envolvimento de cada um. A despeito da doença ser uma gripe muitas vezes assintomática, é muito grave para o grupo de risco. Essa é uma luta do povo cearense e, cada um, mudando o seu hábito, educando o outro e compartilhando informações oficiais, pode ajudar a prevenir e enfrentar essa batalha”, declarou o Prefeito.
Plano de Ações
Roberto Cláudio compartilhou que, neste momento, os Postos de Saúde funcionam com nova priorização, sendo 70% dos atendimentos de demanda espontânea e 30% para consultas marcadas.
Têm prioridade no atendimento pacientes com mais de 60 anos, com objetivo de diminuir o tempo de exposição. A partir desta quarta-feira (18/03), também para esse grupo, os medicamentos de uso contínuo, que eram entregues para 30 dias de consumo, passam a ser entregues para 60 dias. Já na próxima segunda-feira (23/03), aqueles com mais de 80 anos começam a receber medicamentos em domicílio, além de vacinação contra a gripe em casa. A expectativa é que mais de 40 mil idosos sejam contemplados.
Ampliação do número de médicos nos Postos de Saúde
Foi anunciado que os Postos de Saúde contarão, até o final de março, com 100 novos médicos do Programa Médico Família Fortaleza, numa parceria com o Governo do Estado. Outra novidade esperada, para iniciar em abril, é a reposição dos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, sinalizada por esse poder e que possibilitará o acréscimo de mais 155 médicos também nos Postos de Saúde.
Aumento no número de leitos em UPAs e IJF2
O Prefeito confirmou, ainda, para até o dia 15 de abril, a garantia da ampliação no atendimento em urgência e emergência na Capital em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com aumento de 140 leitos nos equipamentos do Jangurussu, Itaperi, Bom Jardim, Vila Velha e Edson Queiroz.
Também foi antecipado o aumento de mais 44 leitos de UTI no IJF2, além de nova logística que possibilitará, caso necessário, disposição de 106 leitos para atendimento de pacientes portadores de Covid-19 no hospital municipal.
Ampliação dos locais de Exames
Para a realização de testes do Coronavírus, seis UPAs municipais (Jangurussu, Bom jardim, Vila Velha, Itaperi, Cristo Redentor e Edson Queiroz) realizam exames nos pacientes sintomáticos, seguindo critérios que levam em consideração aspectos como grupos de risco, estadia fora do país em São Paulo ou no Rio de Janeiro nos últimos 15 dias.
Educação
Para dar continuidade à alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, o Prefeito disse que já está sendo colocado em prática um plano de ação. “Vamos montar um kit alimentação para vários dias, ao invés da criança ir à escola. O kit não será entregue a todos ao mesmo tempo. Vamos fazer chamamento por turma e série ao longo da semana para evitar aglomerados”, ressaltou.
Compreendendo a importância da difusão do conhecimento sobre a doença e a proteção dos grupos de risco, Roberto Cláudio afirmou, ainda, que no âmbito da Educação, será realizada uma campanha com os pais e mães dos alunos para que as crianças não fiquem aos cuidados de idosos.
Higienização nos transportes públicos
Para a higienização dos passageiros dos transportes públicos, foram implantados dispositivos de álcool em gel em todos os terminais da Cidade e iniciada a implantação de pias adicionais nos equipamentos, além de sabão para lavagem de mãos.
Quem deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
O paciente jovem (criança, adolescente e adulto), em caso de sintomas gripais leves como tosse, febre baixa e dor de garganta, não devem procurar o sistema de saúde, sendo a conduta ideal o repouso domiciliar até ficar assintomático. Esse mesmo grupo de paciente, caso desenvolva sintomas mais severos, como febre alta e persistente e falta de ar, precisa procurar uma UPA.
Os grupos de risco, pessoas com mais de 60 anos ou com alguma doença crônica, e aqueles com mais de 80 anos, caso tenha qualquer sintoma gripal, mesmo leve, devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas