Barista compartilha dicas para escolher e saborear um bom café



Puro ou pingado? Quente ou gelado? Espresso ou coado?  Essas são decisões tomadas quase que diariamente por quem gosta de café. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, 79% dos brasileiros apreciam a bebida, e o país ainda lidera a produção de café no mundo. A bebida é tão especial que tem dia próprio: 14 de abril.
As empreendedoras Beatrice Marques e Laura Barbosa são apaixonadas pela bebida, e fundaram há oito meses, no bairro Meireles, o Nupê Café. No local, é possível escolher vários sabores, como o café espresso, mais rápido na hora da extração, mais intenso e com menos concentração de cafeína; e os cafés filtrados, os quais o cliente seleciona entre a prensa ou o koar. “A prensa extrai a bebida mais densa, já com o koar, o café é leve e equilibrado”, afirma a barista Laura Barbosa.
Laura ainda explica como preparar um bom café em casa. “É possível fazer um excelente café em casa. Dê prioridade ao café moído na hora, pois o sabor e o aroma são mais intensos. Caso esta opção não seja viável, opte por adquirir um bom pó. Para selecioná-lo é necessário ficar atento aos seguintes pontos: marca, tipo e embalagem”, conclui.
Escolha uma marca que contenha o selo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). Esse selo atesta a pureza e qualidade do café, garantindo a origem do produto e assegurando que não tenha resíduos sólidos, como mato, insetos, entre outros. Com relação ao tipo, selecione o que mais agrada você, entre tradicional, suave, forte, extra forte, orgânico, gourmet, etc. E o ideal é que o café seja embalado a vácuo. Esse tipo de embalagem mantém o aroma e o sabor. “Outro ponto que não pode ser esquecido é o armazenamento. Após aberto, é importante guardar o café em um recipiente bem fechado e longe da luz. Isso conserva as propriedades”, conclui Laura.
Para deixar seu café com um toque diferente, a barista sugere acrescentar na bebida leite de coco, leite de amêndoas, pedaços de chocolate, rapadura, canela ou cacau. O importante é usar a imaginação e agradar seu paladar.
Devido ao decreto estadual e ao isolamento social, o Nupê Café está atendendo somente por delivery, via iFood, de terça a sábado, de 15h às 19h.

Receita

A barista e uma das proprietárias do Nupê Café, Laura Barbosa, sugere a seguinte receita para ser feita em casa.

Espresso tônica de laranja
Ingredientes 
1/2 laranja cortada em rodelas
Água tônica
50ml de café filtrado
Gelo
Modo de preparo: coloque o gelo dentro do copo, junto com as rodelas de laranja, a água tônica, um pouquinho do sumo da laranja e, por último, o café filtrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça