Pular para o conteúdo principal

EAD democratiza acesso à educação durante isolamento social



A necessidade de se manter em casa durante a pandemia causada pelo novo coronavírus vem mudando os hábitos de muita gente. Enquanto a impossibilidade de sair impede muitas atividades cotidianas, o tempo ganho em casa gera novas oportunidades, especialmente de expandir conhecimentos. Essa possibilidade vem sendo potencializada com a oferta de cursos gratuitos durante esse período. 

Através de sua plataforma online, o Senac EaD vem disponibilizando diversos cursos totalmente gratuitos e com certificação nacional. No catálogo, estão cursos de extensão universitária nas áreas de Educação, Gestão e Saúde, além de cursos livres de Finanças, Gastronomia, Moda e muitos outros conteúdos. As inscrições e aulas acontecem pelo site https://www.ead.senac.br/. Entre os cursos ofertados, estão Administração do Tempo, Aproveitamento Integral de Alimentos, Desenvolvimento de Equipe, Estilo e Imagem Pessoal, Finanças Pessoais – planejamento e controle e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Além disso, a instituição está realizando atividades com os instrutores e convidados nas redes sociais do Senac Ceará, abordando temas como saúde, beleza, moda, artes, gastronomia e gestão.

Além de dar acesso ao conhecimento a pessoas de diversas condições financeiras, as aulas online vêm sendo uma forma de levar os cursos para muitas localidades diferentes. No período de 22 a 27 de março, 340 pessoas de 47 cidades das mais diversas regiões do Ceará se inscreveram nos cursos disponibilizados pelo Senac EAD especialmente para esse período. Entre as cidades com alunos matriculados estão Barbalha, Assaré, Brejo Santo, Iguatu, Jaguaruana, Milagres, Canindé, Mombaça, Jijoca de Jericoacoara e Tauá. Fortaleza e as cidades vizinhas tiveram os maiores números de matrículas no período, com a capital registrando 169 inscritos.

Dentre o público que vem procurando os cursos, estão desde pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho até aquelas que já exercem suas profissões e resolveram aproveitar a oportunidade para ampliar conhecimentos. Entre essas, está a professora Camila Ciríaco. Ela aproveitou o período em casa para fazer os cursos As 5 dimensões para o autocontrole  e A autoliderança na construção da imagem profissional, e conta que as aulas trouxeram aprendizados que serão importantes em diversas esferas da vida: “o curso me fez perceber habilidades que estavam ocultas, me fez refletir muito sobre quem eu sou e no que posso melhorar tanto no profissional quanto no pessoal”.

Camila relata que as aulas vêm sendo uma forma de aliviar as tensões acumuladas durante a pandemia: “É um momento muito delicado e ocupar a mente estudando coisas novas ou aperfeiçoar o que já sabemos nos ajuda a encarar os dias com mais leveza”, explica. Ela também diz que já tem planos para os próximos cursos na plataforma, em que pretende aprender mais sobre o próprio Ensino à Distância.

Para a coordenadora da área de educação a distância (EaD) do Senac Ceará, Rhyvera Fontenele, se dedicar aos cursos é uma oportunidade de exercitar o foco nesse momento atípico, em que muitas pessoas estão afastadas do trabalho e da rotina. Além disso, ela destaca que “a EAD vem como uma possibilidade de crescimento pessoal e profissional, pois favorece você estar em constante desenvolvimento, dentro das suas possibilidades e rotina”. Nesse contexto, Rhyvera dá algumas dicas para quem quer tirar melhor proveito das aulas: “a principal ação a fazer é colocar um tempo para você, sem cobranças, mas analisar as formas de aprender que você tem, observar o ambiente de estudo, para que esteja a seu favor. O importante é que você esteja bem e preparado para curtir seu aprendizado a distância”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas