Oito Postos de Saúde funcionam neste final de semana em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza mantém o funcionamento de oito Postos de Saúde, neste final de semana (13 e 14/06) para reforçar as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A ação abrange todas as Regionais da Cidade que terão Unidades com horário de funcionamento das 8h às 17h.

“Esses postos vão funcionar com duas equipes para atender a demanda da população com síndromes respiratórias agudas ou resfriados, e também atenderá algumas demandas diárias. Se for necessário, o paciente sairá com seu medicamento, pois a farmácia estará funcionando, teremos laboratório de análise clínica para exames, tudo para melhor atender e ampliar esse serviço à população”, declarou o gerente da Célula de Atenção Primária Municipal, Erlemus Soares.

Clique e confira a lista dos Postos de Saúde abertos neste sábado (13/06) e domingo (14/06).

A medida expande, nesse período, o acesso ao sistema público de saúde para além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de emergência, possibilitando mais diagnósticos adequados aos pacientes com síndromes gripais e transferências precoces para casos em situação de agravamento.

Serviços disponíveis

No fim de semana, esses equipamentos contam com duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), com médicos, enfermeiro e técnico de enfermagem. Os profissionais realizam o acompanhamento e a triagem de pacientes com sintomas suspeitos da Covid-19.

Nos oito equipamentos, serão realizados, além de atendimento, testes rápidos, atividades laboratoriais e transporte sanitário, quando necessário.

Para auxiliar no diagnóstico precoce de comprometimento pulmonar, os Postos também possuem oxímetros, aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue e indicam quando esses níveis de oxigenação estão em baixa. Também são disponibilizados suportes de oxigênio.

Durante o período, farmácias, serviços de cadastro e atendimento ao cliente também estarão funcionando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça