Pular para o conteúdo principal

*Prefeitura de Fortaleza entrega 1ª Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro* _O equipamento

 funcionará, por dois meses, no bairro Antônio Bezerra_   A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta segunda-feira (29/04), a primeira Unidade Móvel do Projeto Costurando o Futuro. O equipamento idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) ficará estacionado na Praça São Francisco das Chagas, no bairro Antônio Bezerra. Além de ser itinerante, a nova unidade também apresenta outra novidade, pois diferente das demais já instaladas pelo programa, ela vai disponibilizar máquinas de costura para iniciantes e cursos para quem deseja aprender a costurar. O Costurando o Futuro é uma das ações da Prefeitura de Fortaleza que têm por objetivo capacitar e fomentar o empreendedorismo na cidade. Os projetos Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro, por exemplo, realizam capacitações em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, com as próprias costureiras do ateliê, para que se tornem empreendedoras qualificadas e donas do próprio negócio.   *Serviço:* Entrega da 1ª Unidade Móvel

Em 24 horas, Corpo de Bombeiros atendeu 7 ocorrências de incêndio em vegetação em JN

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (1ªCia/5ºBBM – Quartel de Juazeiro do Norte) em 24 horas, atendeu a 7 (sete) ocorrências de incêndio em vegetação, na cidade de Juazeiro do Norte. Na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Segundo o Capitão Artur, “sete incêndios florestais foram atendidos e ocorreram tanto em áreas urbanas como nas áreas rurais de Juazeiro do Norte e Crato. Ao todo mais de 10.000 m² de área foram queimadas consumindo mais de 20.000 litros de água e muitas horas de trabalho de nossos combatentes do fogo. Nas áreas urbanas a fumaça provoca muitos problemas de saúde e é a principal reclamação dos solicitantes, já nas áreas rurais o fogo leva perigo a áreas de produção agrícola e pastoril como também aos animais silvestres”, destacou o Comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio de Juazeiro do Norte.

Ocorrências incêndio em vegetação registradas durante o serviço do dia 01 para 02 de agosto de 2020:

1 – Incêndio em Vegetação – Horário 13h50
Rua Maria Guimarães Pereira, Vila 3 Marias – Juazeiro do Norte
Área aproximada de 2.000 m² – Equipe usou aproximadamente 4 mil litros de água.

2 – Incêndio em Vegetação – Horário 15h20
Rua Geraldo Alves Sales, Bairro Aeroporto – Juazeiro do Norte
Área aproximada de 3.000 m² – Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

3 – Incêndio em Vegetação – Horário 15h30
Av. Leão Sampaio, Bairro João Cabral – Juazeiro do Norte
Equipe usou aproximadamente 6 mil litros de água, a área queimada de aproximadamente 1.000m² ficava próximo às casas mas nenhuma foi atingida.

4 – Incêndio em Vegetação – Horário 18h00
Rua Gilberto Grangeiro Pereira, Bairro São José – Juazeiro do Norte
Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

5 – Incêndio em Vegetação – Horário 18h31
Rua Neuza Maria Ferreira, Bairro Frei Damião – Juazeiro do Norte
Terreno dentro da Escola Mário Bem.
Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

6 – Incêndio em Vegetação – Horário 20h22
Rua da Imprensa com Rua das Laranjeiras, Bairro Antonio Vieira – Juazeiro do Norte
Equipe usou aproximadamente mil litros de água.

7 – Incêndio em Vegetação – Horário 21h00
Rua Dr. Mauro sampaio, Bairro Planalto próximo ao Centro de Zoonoses – Juazeiro do Norte
Área aproximada de 5.000 m²
Equipe usou aproximadamente 2 mil litros de água.

Conforme o Tenente-Coronel Agnaldo Alexandre Viana, “o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, as queimadas na vegetação são mais propícias de acontecerem, enquanto que Incêndio florestal é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural, informa o Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5ºBBM).

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Dicas de prevenção

Sobre o tema, o 1º Tenente Sócrates, Especialista em Combate a Incêndio Florestal sugere algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Em caso de acampamentos, a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça não iniciem um possível incêndio florestal;

Nunca manusear ou provocar qualquer fonte de calor, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Nunca realizar queima de limpeza do terreno no período crítico do segundo semestre, sempre programar o manejo para períodos não críticos.

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas, e por isso não os soltar é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Obedecer ao descarte correto de resíduos sólidos e as datas programadas da coleta seletiva.

Para as pessoas que viajam bastante, evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Próximo as estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

Realizar os aceiros preventivos nas propriedade e locais de criação e pastagens

A Guarnição de serviço foi composta pelo Tenente Pedro, Subtenente Peixoto, Soldado Francivan, Soldado Edicleytson, Soldado Leal, Soldado J Feitosa e Soldado Victor Caldas.

Operação Floresta Branca

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) inovou e lançou uma Campanha Preventiva intitulada OPERAÇÃO FLORESTA BRANCA com a finalidade de informar e prevenir os Incêndios florestais. O nome se dá porque Caatinga, em tupi-guarani, significa Floresta Branca. O segundo semestre se caracteriza pela ausência de chuva, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e aumento na velocidade dos ventos, fatores que contribuem com a propagação dos incêndios. O segundo semestre apresenta cerca de 93% do total de focos de calor do Estado do Ceará.

Então devemos voltar a atenção para os cuidados com esse bioma, que é o único 100% brasileiro. Eu termino com uma reflexão interessante: ‘um pequeno fogo, que se apaga com facilidade, quando tolerado, nem por rios se deixa extinguir’ Shakespeare.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.