Pular para o conteúdo principal

Ceará ultrapassa 20 mil focos de queimadas neste ano segundo dados da Enel

 


•           As macrorregiões mais atingidas até então são Cariri, Sertão de Crateús e Centro Sul.
•           Somente na primeira quinzena de novembro foram mais de 4.900 focos em todo o Ceará

Com condições propícias, como ventos fortes, altas temperaturas e baixa umidade, o Ceará atingiu o número alarmante de 20.203 focos de queimadas. Se comparado ao mesmo período de outubro, o aumento foi de 54%. De acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará, que também monitora outras ocorrências, as macrorregiões mais afetadas são Cariri (3.939), Sertão de Crateús (3.697) e Centro Sul (3.223).

Outras regiões do Ceará, como os sertões Central (2.230), de Sobral (1.674) e de Canindé (1.053) também apresentam registros expressivos, acima de mil focos.  Após o fim do período chuvoso e início do período mais seco no Ceará, o número de incêndios tem aumentado mensalmente conforme expectativa. Litoral Leste (169), Maciço de Baturité (237) e Vale do Curu (518) aparecem com os menores registros de queimadas.

Queimadas em 2019

Durante todo o ano de 2019, a distribuidora registrou um total de 53.671 focos de incêndios em todo o Ceará, sendo novembro o mês com maior incidência com 21.462 casos. A Região Sul também foi a mais afetada, somando 59% dos casos de todo o ano de 2019. Já os municípios com maiores registros foram Acopiara (2.637), Mombaça (2.187), Icó (1.640), Crateús (1.542) e Cedro (1.279).

Os três dias em que houve um maior número de focos contabilizados em 2019 foram 25 de outubro, com 1.773, seguido de 8 de novembro, com 1.581 e, em terceiro lugar, 15 de novembro, com 1.338.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :