Pular para o conteúdo principal

Pesquisa aponta que 53% dos brasileiros pretendem gastar o 13º salário com compras e comemorações de fim de ano

 


Economista destaca a importância deste consumo para o comércio, mas ressalta que em caso de dívidas é melhor usar o benefício para quitá-las


A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe com ela um cenário de retração econômica e de queda na empregabilidade. Mas ainda assim, grande parte dos brasileiros pretende gastar seu 13º salário com compras e comemorações de fim de ano. É o que aponta a pesquisa da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), feita em parceria com o instituto Offer Wise Pesquisas, divulgada no fim de novembro. O estudo mostrou que, neste ano, 32% dos trabalhadores pretendem utilizar o 13º salário para comprar presentes e 21% para gastar nas comemorações de Natal e Ano Novo.


O economista e professor da Estácio, José Valmir Pedro, comenta que esta é uma excelente notícia para o comércio, já que isso movimentará toda uma cadeia. “Para consumir você precisa que o produto seja feito, para que o produto seja feito, as indústrias precisam funcionar, e com elas funcionando aumenta-se o número de empregados, o que aumenta o número de pessoas que passam a ter renda para gastar. É um ciclo extremamente positivo para a economia, mas o cuidado é na forma de gastar”.


Destacando esse cuidado, Valmir lembra que os gastos de final de ano devem estar sempre associados ao início do próximo, quando é tempo de contas como IPTU, IPVA, seguro de automóvel, matrícula e material escolar. “O primeiro trimestre é sempre o pior trimestre para todos os consumidores, independentemente da classe social, e é também para o comércio e a indústria. Não podemos nunca esquecer essas contas, ou então o novo ano começará mais difícil. Usar o 13º como reserva para estes gastos é uma opção”.


Para os endividados, em especial pelo cartão de crédito e cheque especial, o economista é enfático ao indicar o uso do 13º para quitação da dívida. “Negocie com o banco a redução de juros para o pagamento de forma integral dessa dívida. Não refinancie, pois tanto o cartão como o cheque especial correm juros sobre juros, e se você refinancia em pequenas prestações, pagará um valor muito maior do capital que realmente devia. Liquide esta dívida. Melhor passar um final de ano apertado do que 365 dias com aborrecimentos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.