Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil do Ceará prende em Rondônia suspeito apontado por trazer drogas para o Ceará

 A distância de quase 3.700 quilômetros que separa as cidades de Porto Velho, em Rondônia, e Fortaleza, no Ceará, era a rota escolhida por Francisco Rodrigues dos Santos (38) para abastecer o narcotráfico para uma organização criminosa local. “Bodim” ou “Bode Branco”, como era conhecido no mundo do crime o principal distribuidor de drogas do exterior para o Ceará, vai retornar para uma unidade do sistema penitenciário cearense. Isso porque o foragido da Justiça dos estados do Ceará, Piauí e Amazonas foi capturado nessa terça-feira (1º), em Porto Velho (RO), após uma troca de informações entre as Polícias Civil do Ceará e Rondônia. O suspeito desembarcou ontem (2), no Ceará, conduzido por equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) do Ceará. Detalhes do trabalho policial foram divulgados em coletiva de imprensa, na manhã de hoje (3), na Denarc, no bairro de Fátima.

Três procedimentos por tráfico de drogas, dois por homicídios e um roubo a banco, além de ser alvo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) por integrar organização criminosa, cujo mandado de prisão preventiva foi expedido no início do mês passado pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, e investigado também por tráfico de drogas. Esse é o histórico de registros criminais de “Bodim” somente no Ceará. De acordo com as informações da Polícia cearense, o suspeito tem uma longa trajetória de participação ativa em ações criminosas, com foco no narcotráfico. Há pelo menos três anos, ele vivia escondido após fugir de uma unidade prisional no Ceará. Mesmo usando documentos falsos para se manter longe do radar das autoridades cearenses, o homem foi localizado e preso na capital de Rondônia, depois do tratamento de informações de inteligência da Denarc e da Draco, com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Ceará.

Captura

Com dados sobre a localização de “Bodim”, a Polícia Civil do Ceará compartilhou informações com policiais civis de Rondônia para realizar a prisão do suspeito. Enquanto isso, agentes da Denarc Ceará se deslocavam de Fortaleza para Porto Velho com a finalidade de tratar sobre o recambiamento do investigado de volta para uma prisão no Ceará. O alvo da Polícia cearense foi encontrado em uma residência do bairro Rio Madeira, onde foram encontrados documentos falsos com nome de terceiros. O suspeito não esboçou reação ao ser abordado pelos agentes.

O indivíduo é suspeito de ser o responsável por remessas de entorpecentes para abastecer e financiar o mercado consumidor de drogas comandado por integrantes de uma organização criminosa (Orcrim) local, como apontam os levantamentos policiais. O negócio entre “Bodim” e a Orcrim envolvia vultuosas quantias em dinheiro e era feito de forma direta com os chefes da cúpula cearense, conforme apontam as apurações. Agora a Polícia Civil trabalha para traçar as relações entre o distribuidor dos ilícitos e outros alvos responsáveis pelo recebimento e logística do narcotráfico em território cearense.

Prisão do irmão

O que a Polícia Civil do Ceará já sabe é que as negociações entre “Bodim” e um segundo grupo criminoso com atuação no Ceará era intermediado pelo irmão dele, identificado por Reginaldo Rodrigues dos Santos (33), com passagens por tráfico de drogas, posse de drogas e homicídio. Assim como o irmão, “Vassoura” ou “Ratinho” foi preso portando documentos falsos, na terça-feira da semana passada (24), em uma abordagem realizada por equipes da Dissuasão Focada do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Além do flagrante pelo uso de documento falso, o suspeito foi autuado também por tráfico de drogas, na posse de dois quilos de cocaína, por corrupção ativa, após ter oferecido a quantia de 100 mil reais para que os agentes da segurança pública não cumprissem com o dever legal. Rodrigo também teve um mandado de prisão preventiva cumprido pelos crimes de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico. No imóvel onde ele estava residindo, em um flat na orla de Fortaleza, foram localizados vários documentos de imóveis avaliados em mais de 1 milhão de reais em propriedades. Um veículo avaliado em R$ 70 mil que estava com o suspeito foi apreendido.

A aliança entre os irmãos e o arranjo feito com integrantes de grupos criminosos em atividades ilícitas é objeto de investigação policial. Com a dupla sob custódia do Estado, os investigadores cearenses irão aprofundar o trabalho no intuito de produzir mais provas que liguem os alvos a outros crimes já em apuração, assim como identificar desdobramentos para outras práticas criminosas cometidas pelos irmãos.

Denúncias

A população pode colaborar com os trabalhos investigativos repassando informações que tenha conhecimento sobre o tráfico de drogas e de suspeitos com envolvimento na atividade ilícita. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o WhatsApp da Denarc Ceará pro número (85) 3472-1560, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.