Pular para o conteúdo principal

Abertas até esta segunda-feira (15) as inscrições de projetos de pesquisa no campo da arte e da cultura da Plataforma Arte Urgente

 

Vinte pesquisas serão selecionadas e o autor de cada uma receberá uma ajuda de custo de 4 mil reais. A inscrição é gratuita através do site da Plataforma Arte Urgente: www.arteurgente.com.br

Seguem até esta segunda-feira (15) as inscrições para a chamada pública Coleção de Saberes da Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará. Organizado pelo Instituto BR e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), o projeto vai selecionar pesquisas do campo da arte e da cultura para publicação em formato de e-book. A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente através do formulário disponível no site da Plataforma Arte Urgente (www.arteurgente.com.br).

O projeto vai selecionar 20 pesquisas originais, devidamente concluídas, ainda não publicadas, que abordem temas relevantes para a reflexão sobre arte e cultura no estado do Ceará. Eles deverão ser relacionados às áreas das artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, teatro, literatura, música, performance, produção cultural, políticas culturais e patrimônio cultural.

Além de teses de doutorado, o projeto também aceitará envio de pesquisas de Mestrado e trabalhos desvinculados do ambiente acadêmico. Das 20 propostas de pesquisas selecionadas, 17 serão de trabalhos acadêmicos e 03 não acadêmicos. Elas serão publicadas no formato e-book e terão uma versão em braile que ficará depositada na Biblioteca Menezes Pimentel, em Fortaleza, para acesso público. Cada pesquisador selecionado receberá uma ajuda no valor de R$ 4.000,00.

As propostas serão analisadas e selecionadas por uma Comissão de Avaliação e Seleção, criada exclusivamente para este edital, constituída por seis profissionais doutores em diferentes linguagens artísticas e áreas de conhecimento do campo da cultura. A Comissão de Avaliação e Seleção pautará sua análise, dentre outros aspectos, no ineditismo, relevância temática, consistência de percurso metodológico e conceitual das propostas.

A Coleção de Saberes tem como objetivo identificar, reconhecer e valorizar o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam à produção de pesquisas relevantes para o campo artístico-cultural cearense. Ela faz parte da Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará, que compreende um conjunto articulado de ações estratégicas que tem como foco os diferentes segmentos da cadeia produtiva da cultura e se sustenta em dois princípios estruturantes: apoiar e formar.

A plataforma é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar; Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

Plataforma Arte Urgente: Cultura como Farol do Ceará – Inscrições gratuitas até esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, para a Coleção de Saberes, seleção de pesquisas do campo da arte e da cultura no Ceará para publicação em formato e-book e braile. Inscrições e informações através do site: www.arteurgente.com.br. Redes sociais: Instagram: @arteurgente.labs | Fabecook: Arte Urgente. Contato: colecaodesaberes@arteurgente.com.br.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.