Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Governo do Estado atuam para coibir a realização irregular de feiras livres em Fortaleza

 


Em decorrência do isolamento social rígido previsto em decreto, as atividades estão proibidas em toda a Cidade para conter a disseminação viral.

fiscal da agefis olha um carrinho de feira livre
Nesta sexta-feira (19/03), equipes da Prefeitura e do Governo do Estado encerraram movimentação irregular nos bairros Serrinha, Jardim União e Quintino Cunha (Forto:Thiago Gaspar)

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) vem realizando ações preventivas e integradas para o enfrentamento à Covid-19 na Capital. Em decorrência do isolamento social rígido previsto em decreto, feiras livres estão proibidas em toda a Cidade para conter a disseminação viral. Nesta sexta-feira (19/03), equipes da Prefeitura e do Governo do Estado visitaram espaços onde tradicionalmente ocorrem atividades similares e, no início da manhã, encerraram movimentação irregular nos bairros Serrinha, Jardim União e Quintino Cunha.

Assista à matéria da TV Terra do Sol

As medidas educativas acontecem ao longo do dia em diversas Regionais do Município. “Por meio de mapeamentos prévios, estamos percorrendo áreas estratégicas de Fortaleza. O intuito das equipes volantes é promover conscientização diante deste momento crítico da pandemia. Além de ações preventivas, nós distribuímos máscaras e alertamos sobre a importância do cumprimento do decreto”, esclareceu o diretor de operações da Agefis, Reginaldo Araujo.

Balanço parcial

De acordo com balanço parcial divulgado na última quinta-feira (18/03), durante o exercício da legislação vigente, 34 ações preventivas coibiram a montagem irregular de feiras em diversas regiões da Capital.

As ações resultaram em 24 encerramentos por descumprimento às determinações impostas, incluindo 23 bairros da Cidade, a exemplo de Messejana, São Cristóvão, Parangaba, Gentilândia, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Canindezinho, Demócrito Rocha, Álvaro Weyne, Santa Maria, Cidade 2000, Serrinha, Passaré, Planalto Ayrton Senna e Mucuripe.

“A cada dia, temos sentido uma maior compreensão popular. Em relação a 2020, os nossos direcionamentos estão bem mais acatados”, avaliou Reginaldo.

Esforços intersetoriais

As práticas fiscalizatórias reúnem esforços da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

“A distribuição das equipes e dos efetivos acontece de forma estratégica e pré-definida para proteger a vida das pessoas. Nós atuamos por meio de mapeamentos prévios e de denúncias. Nossas equipes estão a postos, dia e noite, para conscientizar a população e fazer valer as determinações do decreto em vigor“, informou Mariana Custódio, sub-inspetora de Segurança Viária da Guarda Municipal.

Denúncias

Em virtude dos dados epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo aumento do número de casos e de internações em decorrência da Covid-19, a Prefeitura reitera a necessidade do cumprimento do isolamento social e das medidas sanitárias previstas em decreto.

Diante de quaisquer irregularidades, a população deve acionar a Agefis por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.

Denúncias relacionadas a aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :