Pular para o conteúdo principal

Correio do Bebê: equipe do Hias lê mensagens de familiares para recém-nascidos internados

 


Para reduzir as distâncias entre familiares e bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o Serviço Social da unidade, juntamente com a equipe de Psicologia, desenvolveu um projeto para atenuar a espera pela recuperação dos pequenos. Com o “Correio do Bebê”, recadinhos dos parentes são lidos para os recém-nascidos e posteriormente colados nas incubadoras do Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTIN) do Hias, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“Mamãe e Papai estão aqui orando por você. Vontade grande de te pegar”, “Peço todos os dias, todas as horas, que Papai do Céu restaure logo sua saúde”, “Meu neto da vovó, eu creio que Deus já deu sua saúde e do seus amiguinhos que se encontram com você” são algumas das mensagens enviadas por mães, pais, tias e avós.

Regina Santiago, mãe da pequena Ruth Emanuelle, que recebeu alta da CTI, conta da alegria que foi poder se comunicar com a filha, mesmo que à distância. “No dia da chamada, eu senti uma sensação muito feliz e minha família também. Nós ficamos muito felizes e nos emocionamos bastante. Foi um alívio no meu coração porque, desde o dia que saiu de perto de mim, passavam mil e uma coisas pela minha cabeça”, relata Regina, que já está ao lado da filha em outra ala de internamento do hospital.

De acordo com Suziane Fabrício, assistente social do Hias e idealizadora da iniciativa, a ideia do Correio do Bebê surgiu a partir do grupo de mães no WhatsApp. “Eu observava bastante a troca de mensagens entre elas, mensagem de apoio, recados para os bebês e, quando vi o grupo, pensei que seria muito interessante pegar essas mensagens, imprimi-las e colocá-las nos bercinhos dos bebês”, afirma.

Correio do Bebê e Projeto Acalentar
A ação ocorre em conjunto com o Projeto Acalentar, que realiza videochamadas com os familiares dos pequenos internados. Durante as ligações, as mães veem os recadinhos nas incubadoras e acompanham a leitura para os bebês. “A mãe fica feliz, a família fica. Poder proporcionar isso aos familiares é muito gratificante”, comemora a assistente social.

Para a psicóloga Clara Arruda, também integrante do projeto, apesar de simples, a iniciativa tem efeito sob vários aspectos. “É uma ação que começa antes de a mensagem ser colocada no bercinho. Ela vai começar no momento em que as famílias se colocam disponíveis para pensar no que elas desejam para eles. É um momento em que já estão pensando e fortalecendo a relação deles com aquele bebê”, pontua.

Para ela, além de reforçar vínculos familiares, também fortalece o vínculo com a equipe multidisciplinar que participa do cuidado daquelas crianças. “A equipe tem a oportunidade de conhecer quem é aquela família, quem é aquele bebê dentro daquela família. Essa é uma forma de fortalecer essa relação que existe entre a equipe, a família e o bebê”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.