Pular para o conteúdo principal

MPCE inspeciona delegacias de Fortaleza para verificar desempenho das atividades policiais

 O Ministério Público do Estado do Ceará, através da 69ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com atuação especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, realizou visita técnica nas delegacias distritais de suas atribuições, conforme a Portaria nº 2028\2020\CAOCRIM\PGJ e utilizando de meios tecnológicos remotos para a coleta dos dados estatísticos referentes aos períodos de 2019.1 e 2020.2. O procedimento foi efetivado através do titular da 69ª Promotoria de Justiça, o promotor de Justiça Ionilton Pereira do Vale. 


Em se tratando do desempenho das atividades de Polícia Judiciária por parte de algumas delegacias, nos períodos de 2019.1 e 2020.2 não foram encontradas irregularidade que poderiam demandar a adoção de providências por parte da Promotoria de Justiça, seja por emissão de Recomendação/Requisição ao referido órgão policial, celebração de Compromisso de Ajustamento de Conduta ou outra providência. 


Entretanto, em outras distritais verificou-se a necessidade da expedição de Recomendação aos gestores das delegacias onde foram constatados atrasos e extrapolações de prazos. No decorrer dos trabalhos, não se vislumbrou a presença de indícios ou requisitos de falta disciplinar, improbidade administrativa ou abuso de autoridade a ensejar a instauração de procedimento investigativo para apuração dos fatos. 


A inspeção ocorreu conforme disposição expressa na Resolução nº 20/2007-CPMP e em consonância com o que foi orientado na Nota Técnica nº 04/2020/CSP/CNMP e no Ato Normativo Conjunto nº 11/2020/PGJ. Como resultado do trabalho, a 69ª Promotoria de Justiça de Fortaleza recebeu ofício nº 3290-2021 do Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Antônio Harley Alencar Alves Filho, que informou que a diretoria do departamento implementou, no começo de maio de 2021, uma força tarefa nomeada Celular de Ordenação de Inquéritos Policiais (COIP). 


Segundo o ofício, o trabalho tem como finalidade concluir o maior número possível de Inquéritos Policiais e determina que as equipes plantonistas do departamento responsável pelo atendimento de locais do crime, sob supervisão do COIP, também ficarão com atribuição de tramitar os inquéritos policiais. De acordo com a autoridade policial, o objetivo inicial é a movimentação de 100 a 150 inquéritos policiais por mês na DHPP, assim como movimentar os esforços cabíveis para o cumprimento da Recomendação expedida para aquela distrital. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.