Pular para o conteúdo principal

Museu da Fotografia Fortaleza inaugura duas novas exposições no Shopping RioMar Fortaleza

 

As mostras reúnem, no total, 35 fotografias retratando a Fortaleza Antiga e a trajetória de Martín Chambi

O Museu da Fotografia Fortaleza inaugura, neste sábado (19), às 12h, no piso L2 do Shopping RioMar Fortaleza, as exposições “Fortaleza Antiga”, com fotografias inéditas que revelam um passado pouco conhecido da cidade alencarina e “Martín Chambi” que capturou imagens impressionantes de ruínas incas. Os visitantes podem conferir as exposições gratuitamente até julho.

Com a curadoria do Museu da Fotografia Fortaleza, a exposição “Fortaleza Antiga” reúne 25 obras de seu acervo sobre um período clássico da cidade, com fotografias que datam do século XIX e XX. Já a exposição “Martín Chambi”, com 11 imagens, revela fotografias de viagens, com um olhar antropológico e terno sobre os povos de origem pré-colombiana.

Além das duas novas exposições no Shopping Riomar Fortaleza, o Museu da Fotografia Fortaleza reabrirá para visitação, a partir desta sexta-feira (18), de 12h às 17h. As exposições em destaque são O Olhar Não Vê. O Olhar Enxerga. e Não Danifique os Sinais, com curadoria de Diógenes Moura.

Exposição Fortaleza Antiga

A mostra revela um passado pouco conhecido da cidade e faz o seu visitante viajar no tempo para um lugar em desenvolvimento urbano, visitando suas conquistas e seus acontecimentos. Nessa exposição é possível conhecer um período clássico da cidade, com fotografias que datam do século XIX e XX, como as imagens do Passeio Público de Fortaleza, O Cine Teatro São Luiz na noite de sua inauguração, além de imagens que documentaram o primeiro sistema de abastecimento elétrico, de água e saneamento da cidade. Fortaleza Antiga é um passeio entre a descoberta e a história de uma cidade em constante construção e reinvenção.

 

Exposição Martín Chambi  

Martin Chambi foi um fotógrafo de origem indígena, que nasceu no final do século XIX em uma das regiões mais pobres do Peru. Chambi aprendeu sobre fotografia quando se mudou com a família para a província de Carabaya. Assumiu o ofício e se mudou, em 1908, para Arequipa, cidade onde a arte fotográfica estava em evolução. As imagens mostram as cidades de Cusco, Arequipa, La Paz e Puno com suas construções feitas pelos antepassados além de suas paisagens e regionalidades.

 

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

 

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO FORTALEZA ANTIGA E MARTÍN CHAMBI

Abertura: 19 de junho

Horário de visitação: 12h às 22h, de segunda a sábado e 12h às 21h, no domingo.

Local: Piso L2, do shopping RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Acesso livre

Mais informações: (85) 3017-3661

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!