Pular para o conteúdo principal

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

    A movimentação geral no Porto do Pecém foi 18% maior nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 4,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2024. No ano anterior, o total para o período foi de 3,7 milhões de toneladas. Em comparação a fevereiro deste ano, também houve um crescimento de 26%: 1.523.833 toneladas em março e 1.287.128 toneladas no mês anterior. “Esse crescimento é fruto do nosso esforço contínuo em trazer cargas para o Pecém e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado do Ceará. Destacamos a exportação de minério de ferro, movimentação de contêineres, eólicos, materiais siderúrgicos e fertilizantes como pilares do nosso crescimento nesse primeiro trimestre. É um bom começo, reforça a eficiência operacional do Porto e a nossa posição como um dos principais terminais portuários do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães. Do total movimentado em cabotagem, o maior

Museu da Fotografia Fortaleza inaugura duas novas exposições no Shopping RioMar Fortaleza

 

As mostras reúnem, no total, 35 fotografias retratando a Fortaleza Antiga e a trajetória de Martín Chambi

O Museu da Fotografia Fortaleza inaugura, neste sábado (19), às 12h, no piso L2 do Shopping RioMar Fortaleza, as exposições “Fortaleza Antiga”, com fotografias inéditas que revelam um passado pouco conhecido da cidade alencarina e “Martín Chambi” que capturou imagens impressionantes de ruínas incas. Os visitantes podem conferir as exposições gratuitamente até julho.

Com a curadoria do Museu da Fotografia Fortaleza, a exposição “Fortaleza Antiga” reúne 25 obras de seu acervo sobre um período clássico da cidade, com fotografias que datam do século XIX e XX. Já a exposição “Martín Chambi”, com 11 imagens, revela fotografias de viagens, com um olhar antropológico e terno sobre os povos de origem pré-colombiana.

Além das duas novas exposições no Shopping Riomar Fortaleza, o Museu da Fotografia Fortaleza reabrirá para visitação, a partir desta sexta-feira (18), de 12h às 17h. As exposições em destaque são O Olhar Não Vê. O Olhar Enxerga. e Não Danifique os Sinais, com curadoria de Diógenes Moura.

Exposição Fortaleza Antiga

A mostra revela um passado pouco conhecido da cidade e faz o seu visitante viajar no tempo para um lugar em desenvolvimento urbano, visitando suas conquistas e seus acontecimentos. Nessa exposição é possível conhecer um período clássico da cidade, com fotografias que datam do século XIX e XX, como as imagens do Passeio Público de Fortaleza, O Cine Teatro São Luiz na noite de sua inauguração, além de imagens que documentaram o primeiro sistema de abastecimento elétrico, de água e saneamento da cidade. Fortaleza Antiga é um passeio entre a descoberta e a história de uma cidade em constante construção e reinvenção.

 

Exposição Martín Chambi  

Martin Chambi foi um fotógrafo de origem indígena, que nasceu no final do século XIX em uma das regiões mais pobres do Peru. Chambi aprendeu sobre fotografia quando se mudou com a família para a província de Carabaya. Assumiu o ofício e se mudou, em 1908, para Arequipa, cidade onde a arte fotográfica estava em evolução. As imagens mostram as cidades de Cusco, Arequipa, La Paz e Puno com suas construções feitas pelos antepassados além de suas paisagens e regionalidades.

 

SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

 

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO FORTALEZA ANTIGA E MARTÍN CHAMBI

Abertura: 19 de junho

Horário de visitação: 12h às 22h, de segunda a sábado e 12h às 21h, no domingo.

Local: Piso L2, do shopping RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Acesso livre

Mais informações: (85) 3017-3661

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.