Pular para o conteúdo principal

Primeiras spin-offs incubadas no Parque Tecnológico oficializam contratos e recebem seus espaços na Universidade

 As quatro spin-offs (empresas nascidas de atividades de pesquisa em ambiente acadêmico) pioneiras do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará foram oficializadas esta semana, com a assinatura de contrato entre a UFC e as lideranças das empresas. Também foi realizada nessa terça-feira (1º) a entrega das chaves das instalações a serem ocupadas por elas nos campi do Pici e do Porangabuçu, em Fortaleza, e de Crateús, situado a 350 quilômetros da Capital.

Imagem: Lideranças das primeiras spin-offs incubadas pelo PARTEC receberam as chaves de seus espaços na Universidade em solenidade na Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC INFORMA)
Lideranças das primeiras spin-offs incubadas pelo PARTEC receberam as chaves de seus espaços na Universidade em solenidade na Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A solenidade, realizada no salão nobre da Reitoria, contou com a presença do reitor, Prof. Cândido Albuquerque; do vice-reitor, Glauco Lobo; do diretor geral do Parque Tecnológico (PARTEC), Prof. Fernando Nunes; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; da equipe administrativa do PARTEC e dos representantes das spin-offs.

O Prof. Cândido Albuquerque fez menção à importância simbólica do momento: os quatro empreendimentos estão sendo responsáveis pela concretização do PARTEC, do papel à realidade. "Universidades há muito deixaram de ser lugares onde nós entramos para conseguir um diploma. A vocação atual delas é ser centros de inovação e produção de conhecimento. E a pandemia já deixou isso bem claro: está se delineando um mundo dividido entre quem produz tecnologia e quem importa", afirmou. Confira a entrevista do reitor à UFC TV sobre o início das atividades do PARTEC:

O dirigente máximo parabenizou os esforços da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), à qual é vinculado o programa de bolsas Empreende UFC (destinado a estudantes de graduação), e do PARTEC, que abriga as iniciativas empreendedoras vinculadas à seara da pesquisa. "Hoje, estamos assistindo à culminância de esforços coletivos, que resultaram em uma oportunidade de ouro para esses pesquisadores empreendedores. Não podíamos ter um começo mais pujante, principalmente pelo fato de o Interior estar presente, através de Crateús. Essa união é que vai nos conduzir a outro patamar ainda mais além", vislumbrou.

O Prof. Fernando Nunes, diretor geral do Parque, também destacou um importante recorte de gênero: metade das spin-offs selecionadas no edital de incubação é liderada por mulheres, sendo uma docente e duas doutorandas. Ele também falou à UFCTV sobre o fomento que o PARTEC dará à criação de um ecossistema de novos negócios na UFC:

Por um período de 12 meses, a Universidade oferecerá gratuitamente instalações físicas, Internet, climatização, mobiliário, serviços de limpeza e segurança. Também disponibilizará o uso de laboratórios específicos, com equipamentos de ponta, que são fundamentais para o desenvolvimento dos produtos e o eventual ganho de escala do processo. 

CONHEÇA AS SPIN-OFFS – As pesquisas que estão virando empresas são de áreas biomédica, de tecnologia e industrial. São elas: 1) BIOMTEC, que desenvolveu um curativo tecnologicamente avançado de alta performance, será instalada no Condomínio do Empreendedorismo, no Campus do Pici, e utilizará laboratórios no Centro de Tecnologia e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM); 2) A MEDSEQ Medicina Personalizada, que trabalha com produtos para diagnóstico preventivo de câncer, funcionará no NPDM e utilizará o Laboratório de Citogenômica do Câncer, na Faculdade de Medicina; 3) A Soluções de Machine Learning para Manutenção e Inspeção Industrial, também abrigada no Condomínio, e que trabalhará com identificação de problemas em tubulações e predição de necessidades de manutenção em equipamentos industriais; ela será vinculada ao Laboratório de Metrologia Mecânica (LAMETRO); e 4) Open Banking Geeks, sediada no Campus de Crateús e que oferecerá serviços de desenvolvimento de sistemas em código aberto, gratuito, para facilitar a gestão financeira e bancária de pequenos negócios.

A UFC Informa conversou com os responsáveis pelas spin-offs, que têm perfis bem diferentes entre si. Uma das entrevistadas foi a profª Fábia Karine Andrade, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e uma das sócias da BIOMTEC, ao lado do Prof. Rodrigo Vieira e de Niedja Fittipaldi, doutora pelo mesmo programa. "Sempre tivemos a vontade de montar uma startup na área de biomateriais, e acabamos sendo contemplados tanto no edital Centelha [iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)] quanto no edital de incubação do Parque Tecnológico. Somos três empreendedores novos, e casou bem esse duplo estímulo para potencializar a nossa ideia", comemorou. A seguir, a pesquisadora detalha o ramo de atuação da empresa em entrevista à UFCTV:

Roberta Germano e Mayara Magno, doutorandas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, estão à frente da MEDSEQ e já trabalham há cerca de 10 anos com pesquisa na área de medicina personalizada de prevenção e de precisão. "Criamos a startup pensando em proporcionar exames genéticos para conseguir predizer a possibilidade de desenvolvimento de vários tipos de câncer pelos pacientes, e uma vez que o quadro se instale, podemos encaminhá-los para um tratamento específico", explicou Roberta, acrescentando que o projeto também foi contemplado no edital Centelha.

Representando o Prof. Bruno Honorato, o servidor técnico-administrativo Harry Carvalho explicou a atuação da Open Banking Geeks, spin-off do campus de Crateús, que também utilizará laboratórios no PARTEC em Fortaleza. Trata-se de uma startup de personalização e implementação de serviços bancários. "Caso uma empresa queira abrir contas para pagamento de funcionários ou implementar sistemas de pagamento digital, ela poderá contratar a Open Banking Geeks para desenvolvimento em código aberto e personalização de seus aplicativos", relatou o servidor.

De acordo com o coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva, ser pioneiro é uma grande responsabilidade. "Daqui a cerca de dois meses, será promovida uma rodada de apresentação de projetos (pitch) para investidores, na qual eles poderão atrair pessoas interessadas e potencializar os negócios", acrescentou, ressaltando que o grupo está fazendo história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!