Pular para o conteúdo principal

Primeiras spin-offs incubadas no Parque Tecnológico oficializam contratos e recebem seus espaços na Universidade

 As quatro spin-offs (empresas nascidas de atividades de pesquisa em ambiente acadêmico) pioneiras do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará foram oficializadas esta semana, com a assinatura de contrato entre a UFC e as lideranças das empresas. Também foi realizada nessa terça-feira (1º) a entrega das chaves das instalações a serem ocupadas por elas nos campi do Pici e do Porangabuçu, em Fortaleza, e de Crateús, situado a 350 quilômetros da Capital.

Imagem: Lideranças das primeiras spin-offs incubadas pelo PARTEC receberam as chaves de seus espaços na Universidade em solenidade na Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC INFORMA)
Lideranças das primeiras spin-offs incubadas pelo PARTEC receberam as chaves de seus espaços na Universidade em solenidade na Reitoria. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

A solenidade, realizada no salão nobre da Reitoria, contou com a presença do reitor, Prof. Cândido Albuquerque; do vice-reitor, Glauco Lobo; do diretor geral do Parque Tecnológico (PARTEC), Prof. Fernando Nunes; do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; da equipe administrativa do PARTEC e dos representantes das spin-offs.

O Prof. Cândido Albuquerque fez menção à importância simbólica do momento: os quatro empreendimentos estão sendo responsáveis pela concretização do PARTEC, do papel à realidade. "Universidades há muito deixaram de ser lugares onde nós entramos para conseguir um diploma. A vocação atual delas é ser centros de inovação e produção de conhecimento. E a pandemia já deixou isso bem claro: está se delineando um mundo dividido entre quem produz tecnologia e quem importa", afirmou. Confira a entrevista do reitor à UFC TV sobre o início das atividades do PARTEC:

O dirigente máximo parabenizou os esforços da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), à qual é vinculado o programa de bolsas Empreende UFC (destinado a estudantes de graduação), e do PARTEC, que abriga as iniciativas empreendedoras vinculadas à seara da pesquisa. "Hoje, estamos assistindo à culminância de esforços coletivos, que resultaram em uma oportunidade de ouro para esses pesquisadores empreendedores. Não podíamos ter um começo mais pujante, principalmente pelo fato de o Interior estar presente, através de Crateús. Essa união é que vai nos conduzir a outro patamar ainda mais além", vislumbrou.

O Prof. Fernando Nunes, diretor geral do Parque, também destacou um importante recorte de gênero: metade das spin-offs selecionadas no edital de incubação é liderada por mulheres, sendo uma docente e duas doutorandas. Ele também falou à UFCTV sobre o fomento que o PARTEC dará à criação de um ecossistema de novos negócios na UFC:

Por um período de 12 meses, a Universidade oferecerá gratuitamente instalações físicas, Internet, climatização, mobiliário, serviços de limpeza e segurança. Também disponibilizará o uso de laboratórios específicos, com equipamentos de ponta, que são fundamentais para o desenvolvimento dos produtos e o eventual ganho de escala do processo. 

CONHEÇA AS SPIN-OFFS – As pesquisas que estão virando empresas são de áreas biomédica, de tecnologia e industrial. São elas: 1) BIOMTEC, que desenvolveu um curativo tecnologicamente avançado de alta performance, será instalada no Condomínio do Empreendedorismo, no Campus do Pici, e utilizará laboratórios no Centro de Tecnologia e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM); 2) A MEDSEQ Medicina Personalizada, que trabalha com produtos para diagnóstico preventivo de câncer, funcionará no NPDM e utilizará o Laboratório de Citogenômica do Câncer, na Faculdade de Medicina; 3) A Soluções de Machine Learning para Manutenção e Inspeção Industrial, também abrigada no Condomínio, e que trabalhará com identificação de problemas em tubulações e predição de necessidades de manutenção em equipamentos industriais; ela será vinculada ao Laboratório de Metrologia Mecânica (LAMETRO); e 4) Open Banking Geeks, sediada no Campus de Crateús e que oferecerá serviços de desenvolvimento de sistemas em código aberto, gratuito, para facilitar a gestão financeira e bancária de pequenos negócios.

A UFC Informa conversou com os responsáveis pelas spin-offs, que têm perfis bem diferentes entre si. Uma das entrevistadas foi a profª Fábia Karine Andrade, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e uma das sócias da BIOMTEC, ao lado do Prof. Rodrigo Vieira e de Niedja Fittipaldi, doutora pelo mesmo programa. "Sempre tivemos a vontade de montar uma startup na área de biomateriais, e acabamos sendo contemplados tanto no edital Centelha [iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)] quanto no edital de incubação do Parque Tecnológico. Somos três empreendedores novos, e casou bem esse duplo estímulo para potencializar a nossa ideia", comemorou. A seguir, a pesquisadora detalha o ramo de atuação da empresa em entrevista à UFCTV:

Roberta Germano e Mayara Magno, doutorandas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, estão à frente da MEDSEQ e já trabalham há cerca de 10 anos com pesquisa na área de medicina personalizada de prevenção e de precisão. "Criamos a startup pensando em proporcionar exames genéticos para conseguir predizer a possibilidade de desenvolvimento de vários tipos de câncer pelos pacientes, e uma vez que o quadro se instale, podemos encaminhá-los para um tratamento específico", explicou Roberta, acrescentando que o projeto também foi contemplado no edital Centelha.

Representando o Prof. Bruno Honorato, o servidor técnico-administrativo Harry Carvalho explicou a atuação da Open Banking Geeks, spin-off do campus de Crateús, que também utilizará laboratórios no PARTEC em Fortaleza. Trata-se de uma startup de personalização e implementação de serviços bancários. "Caso uma empresa queira abrir contas para pagamento de funcionários ou implementar sistemas de pagamento digital, ela poderá contratar a Open Banking Geeks para desenvolvimento em código aberto e personalização de seus aplicativos", relatou o servidor.

De acordo com o coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva, ser pioneiro é uma grande responsabilidade. "Daqui a cerca de dois meses, será promovida uma rodada de apresentação de projetos (pitch) para investidores, na qual eles poderão atrair pessoas interessadas e potencializar os negócios", acrescentou, ressaltando que o grupo está fazendo história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.