Pular para o conteúdo principal

Público de 59 anos celebra avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza

 Fortaleza iniciou, neste domingo (06/06), a vacinação contra a Covid-19 da população em geral com o atendimento de pessoas com 59 anos. O prefeito José Sarto acompanhou o trabalho das equipes de saúde, nesta manhã, no Centro de Eventos do Ceará, e enfatizou o avanço da campanha por grupos prioritários, o que permite agora alcançar novos públicos. Em transmissão pelas redes sociais, ele reforçou que, nesta etapa, os agendamentos serão realizados considerando ordem decrescente de idade.

“Hoje é dia de festa. Estamos começando a atender a população em geral. Avançamos muito nas quatro fases, chegamos a um percentual muito bom de várias categorias e grupos, que foram incluídos entre as prioridades no Plano de Imunização, como pessoas idosas, trabalhadores da saúde, da educação, da segurança. Agora vamos avançar nesta nova etapa agendando em ordem decrescente de idade. Primeiro quem tem 59 anos, depois 58 anos, 57, e assim por diante”, explicou o prefeito.

Durante a visita, que contou com a presença da secretária da Saúde, Ana Estela Leite, Sarto conversou com a população em atendimento e aplicou doses da vacina. Uma das beneficiadas foi Dona Lúcia Ribeiro, de 59 anos, que ficou surpresa em receber a primeira dose, aplicada pelo próprio prefeito. “O coração está feliz, satisfeito, porque finalmente estamos tentando amenizar essa situação, e a vacina é uma forma. E ser atendida por uma autoridade é uma emoção diferente”, descreveu.

Para este domingo, foram agendadas ao todo 8.400 pessoas, entre população geral e trabalhadores da educação. Os atendimentos ocorrem no Centro de Eventos, Castelão, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Sesi Parangaba. Além da vacinação da população em geral, também é realizada hoje a repescagem para aqueles que, por algum motivo, ainda não tomaram a segunda dose da vacina CoronaVac.

Dona Mazé Marques recebeu a segunda dose no drive de Vacinação do Centro de Eventos e relatou a alegria de ser atendida pelo prefeito. “É uma felicidade imensa conhecer o prefeito de perto, que eu só conhecia pela televisão. E estar sendo vacinada por ele, aqui do lado dos meus filhos, é só felicidade agora, né?”, comemorou, defendendo a vacina como melhor caminho para superar a pandemia. “Pra mim, é uma felicidade grande demais saber que a gente vai tomar essa vacina e superar esse problema terrível. Vai dar certo”, afirmou.

Esperança

homem posa para a câmera de máscara
"Hoje, minha vez chegou. E todos vão conseguir. Todos merecem. Nós vamos vencer”, comemorou Manuel Freitas

Alegria, esperança e gratidão foram os sentimentos mais relatados pelas pessoas de 59 anos que receberam hoje a primeira dose contra a Covid-19.

Morador do Quintino Cunha, Manuel Marques Freitas, 59, trabalha em oficina e conta que perdeu um familiar para o novo coronavírus. “Na loja onde trabalhei, perdi meu patrão, que era meu primo. Ele foi internado, porque teve cansaço, sintomas fortes, mas não resistiu”, lamentou. Neste domingo, Manuel sentiu o alívio de receber a primeira dose da vacina. “Pra mim, foi demais. Eu estava esperando a toda hora essa vacina. Eu achava que ia até demorar mais. Hoje, minha vez chegou. E todos vão conseguir. Todos merecem. Nós vamos vencer”, comemorou.

A dona de casa Francisca Maria da Silva, também de 59 anos, vinha adotando todos os cuidados desde o início da pandemia, usando máscara, álcool em gel, evitando saídas desnecessárias. Ela mora no bairro São João do Tauape e aguardava a vacina com muita expectativa. “Quando vi o prefeito anunciando (a vacinação da população em geral), eu pensei: ‘graças a Deus que agora a minha vacina vai sair’. Ontem minha irmã olhou as listas no site da Prefeitura e viu meu nome. Eu me senti muito agradecida”, vibrou. Enquanto aguarda a segunda dose, ela garante que manterá todos os cuidados e reforçou a importância de todos adotarem medidas de proteção. “Eu acho que ainda não é muito seguro, porque essa doença é cruel. A gente tem que ter cuidado”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.