Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

Grupo J. Macedo apresenta plano de cumprimento de cotas para pessoas com deficiência

 Centro de Conciliação (Cejusc-JT) do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) tem realizado reuniões frequentes com empresas que não conseguem cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência (PCD’s). O objetivo é auxiliar no cumprimento da norma que regula a obrigatoriedade das empresas com 100 ou mais empregados preencherem seus quadros com 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. O último encontro aconteceu com a empresa J. Macedo no dia 22 de outubro. O grupo econômico foi condenado pela Terceira Turma do TRT/CE por dano moral coletivo por não cumprir a meta de contratação de PCD’s.

Segundo o coordenador do Cejusc-JT no segundo grau, desembargador José Antonio Parente, a iniciativa não visa promover acordos, mas cobrar um plano de ação e acompanhar seu cumprimento. “Devido a dificuldades de cumprimento dessas cotas, por diversos motivos, estamos pedindo um plano da empresa de como ela pretende inserir esses trabalhadores. Não é uma visão de punição, mas para tentar cumprir a cota, por meio de um plano realista, factível”, esclarece o magistrado.

Por possuir mais de mil empregados, a empresa J. Macedo está obrigada, segundo a legislação, a preencher 5% dos seus cargos com beneficiários habilitados e/ou PCD’s. Como não conseguiu cumprir a cota, o Ministério Público do Trabalho ingressou com uma ação civil pública com base em relatório encaminhado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que autuou o grupo empresarial pelo descumprimento.

A empresa já foi condenada tanto na primeira quanto na segunda instâncias da Justiça do Trabalho do Ceará. “O conjunto fático-probatório demonstrou fartamente que a empresa ré agiu, reiteradamente, com desídia no cumprimento da cota prevista no art. 93 da Lei nº 8.213/91, revelando-se uma afronta direta aos princípios e regras constitucionais, sendo mais que suficiente para caracterizar o dano moral coletivo”, sentenciou o então juiz titular da 18ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Paulo Régis Machado Botelho. 

A Terceira Turma do TRT/CE confirmou a sentença do magistrado e fixou o dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, dando prazo de 365 dias, a partir da publicação do acórdão, para a empresa cumprir a reserva estabelecida pela legislação. Caso não cumpra o prazo estipulado, será cobrada multa diária no valor R$ 5 mil, a ser revertida em favor de três entidades sociais, de projetos sociais ou de órgãos públicos que atuam no Ceará, a serem indicadas pelo Ministério Público do Trabalho.

Segundo a J. Macedo, a empresa não deu causa para o não alcance da cota. Afirmou em sua defesa que as vagas não foram completamente preenchidas em decorrência das dificuldades de contratação dessa classe de empregados no mercado, e não em razão de culpa ou negligência. "A busca interminável por parte da empresa, no sentido de preencher as vagas destinadas aos deficientes, está documentalmente comprovada”, alega.

Plano

O planejamento de como a J. Macedo pretende cumprir a cota de PCD’s foi apresentado pelo gerente de Recursos Humanos, Ricardo Andrade. Segundo o profissional, foi criada uma uma força tarefa para implementar o plano de ação que vai preencher as 119 vagas que faltam para o cumprimento da cota, até outubro de 2022. Para isso, será intensificada a divulgação das vagas existentes em diversos canais de comunicação da empresa e de outros órgãos, como o SINE/IDT e associações de portadores de deficiências.

Processo relacionado: 000713-71.2018.5.07.0018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.