Pular para o conteúdo principal

Agência UFC: Nova máquina agrícola inventada na UFC pode solucionar problema na colheita mecanizada da horticultura brasileira

 Uma nova máquina agrícola para a horticultura, inventada na Universidade Federal do Ceará, acaba de receber a carta patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pode vir a solucionar o maior problema encontrado no setor: a colheita mecanizada. A indisponibilidade de mão de obra para essa operação tem feito com que grandes e médios produtores recorram a maquinários importados não adequados à realidade nacional e que geram perdas que chegam a 70% da produção. O invento da UFC se propõe desempenhar a tarefa garantindo custos significativamente menores.

A máquina é de uma colhedora multifuncional de hortícolas, termo relacionado às plantas comestíveis com cultivo em horta. O invento é apresentado em três versões: uma para a colheita de hortícolas folhosas e herbáceas (como alface, couve-flor, brócolis), outra para tubérculos, bulbos e raízes (como cebola, alho, cenoura, batata-doce) e uma terceira para colher fístulas sensíveis (para culturas delicadas, como a cebolinha).

Imagem: Maquete da colhedora multifuncional, destacando o módulo utilizado para colher cenoura
Maquete da colhedora multifuncional, destacando o módulo utilizado para colher cenoura (Imagem: Reprodução)

A etapa de colheita da horticultura, em situações de larga escala, necessita de cerca de 200 trabalhadores para a operação. “Na colheita manual, as perdas são mínimas, mas o problema é que não existe mais disponibilidade de mão de obra no campo para colheita de hortícolas em grande escala”, aponta um dos inventores do novo maquinário, o Prof. Daniel Albiero, que, na época de sua idealização, era docente do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC.

Esse fator tem feito com que os grandes e médios produtores busquem no exterior máquinas ineficientes para a realidade local. A máquina inventada na UFC, por ter sido elaborada considerando as condições de solo e clima e as variedades das culturas da produção nacional, resolveria esse problema.

A invenção, que garantiu a 25ª patente à UFC, é tema da reportagem desta semana da Agência UFC, o veículo de divulgação científica da Universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.