Pular para o conteúdo principal

Lipedema: acúmulo de gordura em pernas e braços afeta 11% das mulheres

 



O lipedema, também chamado de síndrome da gordura dolorosa, é caracterizado pelo acúmulo anormal de gordura nos braços e nas pernas que acontece de forma simétrica. Afeta principalmente as mulheres e é frequentemente não identificado por ser confundido com varizes, linfedema, retenção de líquidos e obesidade.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a condição acomete 11% das mulheres e se desenvolve em alguns estágios da vida como na puberdade, gravidez e menopausa. É uma doença crônica de causas genética, hormonal e vascular.

“As principais queixas de quem apresenta o lipedema são dor ao toque nas áreas afetadas, inchaço nas pernas que poupa os pés, tendência ao aparecimento de hematomas, sensação de peso nas pernas ao final do dia e também associação com varizes e vasinhos” explica a cirurgiã vascular, Jovita Veras.


A estimativa é que uma em cada dez mulheres no mundo tenham a doença. No Brasil, são aproximadamente 5 milhões que provavelmente convivem com o lipedema e não sabem. O não reconhecimento ou o diagnóstico errado podem atrasar a identificação do problema por décadas, fazendo com que o problema se agrave.

“O diagnóstico é essencialmente clínico, feito pelo especialista cirurgião vascular através dos sintomas que a paciente apresenta, além do exame físico realizado durante a consulta. É importante também realizar exames complementares para excluir outras doenças e confirmar o lipedema”, ressalta a médica.


A dra Jovita explica que o tratamento inclui mudanças nos hábitos de vida, como a realização de atividade física, ingestão de alimentos anti-inflamatórios, drenagem linfática, uso de meias de compressão e, em casos mais avançados, cirurgias de lipoaspiração para retirada da gordura inflamada.

Conhecer e entender sobre essa doença é de fundamental importância para as pessoas que apresentam o problema, pois dessa forma é possível buscar ajuda e evitar as complicações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.