Pular para o conteúdo principal

MPCE promove ação de sensibilização de pais e vacinação infantil nas escolas, em parceria com secretarias de Fortaleza

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio dos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAOEDUC); da Infância e Juventude (CAOPIJ); e da Saúde (CAOSAÚDE), promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), o início do projeto-piloto de sensibilização dos pais e vacinação de crianças, com idade entre cinco e nove anos, diretamente nas escolas municipais de Fortaleza. A campanha, em parceria com as secretarias de Saúde (SMS) e de Educação (SME), foi iniciada aproveitando o retorno das aulas presenciais na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Reitor Martins Filho, na rua Teodoro de Castro, 1175 – no bairro Granja Portugal. 

Esta é uma ação, cuja finalidade é proteger vidas através do diálogo e do esclarecimento aos pais dos alunos que ainda estavam inseguros quanto à eficácia comprovada da imunização de crianças contra a Covid-19. O propósito da ação é de divulgar a campanha institucional do Ministério Público a respeito da vacinação da Covid-19 e também de externar à população o posicionamento institucional do Ministério Público acerca desse tema de que a vacina é obrigatória juridicamente, de que ela salva vidas e de que é importante a sensibilização da população para que todos possam contribuir no enfrentamento à doença. 

A procuradora de Justiça e coordenadora do CAOEDUC, Elizabeth Oliveira, afirmou que união dos setores da Saúde e da Educação tem sido um momento muito importante na garantia dos direitos fundamentais da criança. “A nossa presença se deve para esclarecer aos pais que o direito que os filhos têm de virem à escola, de se matricularem e permanecerem na escola não pode ser impedido pelo fato de ainda não terem se vacinado. A questão da não vacinação vai ser levada para a instância do Conselho Tutelar e estamos aqui para esclarecer que não chegue a esse ponto”, ponderou. 

A divulgação da campanha institucional do Ministério Público e a abordagem do posicionamento nacional do Ministério Público em prol da vacina, como ferramenta eficaz e segura para evitar a propagação da Covid-19 foi a tônica do bate-papo com os pais dos alunos. O promotor de Justiça e coordenador do CAOPIJ, Lucas Azevedo, frisou que a ação vem para proteger vidas, ressaltando o diálogo amistoso e profícuo com os pais e mães de alunos. “Nosso diálogo busca sensibilizá-los, no sentido de que a vacina é importante, de que devemos vacinar os nossos filhos, porque a vacina é o meio mais eficiente e seguro para evitarmos a propagação dessa doença e para manter as nossas crianças saudáveis”, destacou. 

A promotora de Justiça e coordenadora do CAOSAÚDE, Ana Karine Leopércio, ressaltou a importância daquele momento em que a Secretaria de Saúde se articulou com a Secretaria de Educação para realizar a vacinação dentro da escola como uma estratégia para encurtar o caminho da vacina até as crianças. “Então foi muito importante trazer os pais, principalmente aqueles que estavam receosos em vacinar os seus filhos, para que – nessa roda de conversa – eles pudessem tirar suas dúvidas e esclarecer todas as resistências com relação à vacina”, disse. 

Para Ana Karine, a vacinação deve ser acolhida pelos pais como um ato de consciência, “sabendo que é o melhor para os filhos deles, que a vacina não é um ato experimental, que já foi testada em outros países, que ela tem sido aplicada em outras crianças e que os benefícios que a vacina tem trazido, refletem-se tanto com relação à menor gravidade da Covid-19, como numa queda grande na taxa de mortalidade. A sociedade, mais do que nunca, tem buscado informações e a gente sabe que ainda há muitas “fake news”. Então, momentos como este são importantíssimos para que a população se informe. A gente veio para ajudar nessa campanha de informação da sociedade, dos pais principalmente, do quanto os benefícios da vacina contra a Covid-19 tem trazido”, observou. 

Também participaram das palestras voltadas para os pais a coordenadora de Saúde e técnica de imunização da Regional V, Shirley Ramalho; a representante da escola, Gerliane; a representante do Conselho Tutelar, Renata Feitosa; e o representante da SME, Eduardo Azevedo. A servidora da SMS, Acsa Isabel Pinheiro tirou dúvidas dos pais dos alunos presentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.