Pular para o conteúdo principal

Fortaleza recebe uma das etapas do programa Oficinas do Mundo, residência de criação coreográfica para a infância

 


As inscrições para a residência em Fortaleza acontecem até o dia 15 de abril. O programa traz a equipe do diretor do Centre Coréographique National de Tours - CCNT, Thomas Lebrun.

 

A partir desta sexta-feira (01), coreógrafos, dançarinos e intérpretes que desenvolvam trabalhos e atuam em espetáculos para a infância e profissionais da Dança com interesse na criação de espetáculos para esse público podem se inscrever no programa Oficinas do Mundo, um intercâmbio entre Brasil e França. As inscrições para a residência de criações coreográficas com foco na infância ficarão abertas até o dia 15 de abril. Os selecionados terão oficinas com a equipe do diretor coreográfico do Centre Coréographique National de Tours - CCNT (França), Thomas Lebrun, em Fortaleza, no dia 19 de abril, no Centro Cultural Porto Dragão.


Com ampla experiência em criações artísticas voltadas para esse público-alvo, o diretor do Centre Coréographique National de Tours - CCNT (França) traz sua equipe para ministrar residências artísticas durante o mês de abril em cinco cidades brasileiras. As inscrições para a residência em Fortaleza acontecem de 01 a 15 de abril de 2022. Os interessados devem preencher o formulário no link a seguir: 


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvsSlg34_EB4BkGVR-zJARo8L5w6Mb71qEA3yYsqad9saexg/viewform


https://bit.ly/InscriçõesOficinasDoMundo


Intercâmbio de experimentações


OFICINAS DO MUNDO é um conjunto de ações de qualificação e capacitação profissional em várias etapas. A primeira etapa do projeto prevê oficinas presenciais em cinco cidades do Brasil: Brasília (DF); Campo Grande (MS);  Fortaleza (CE);  Porto Alegre (RS) e  Salvador (BA), de 19 a 28 de abril de 2022 com a equipe do coreógrafo francês Thomas Lebrun.  


Na segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade, que participarão de uma imersão com o próprio Lebrun, durante 12 dias, no Distrito Federal. Na terceira etapa, os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID (BSB) e/ou VIVADANÇA (BA) a apresentar o resultado de seus trabalhos como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023. Os trabalhos também poderão ser convidados a compor a programação do CCNT, na França, em 2024.


As atividades formativas, supervisionadas por Thomas Lebrun, constituem o núcleo criativo deste projeto artistas da dança contemporânea francesa e brasileira que oferecem diferentes propostas de acesso à dança, a partir das vivências estéticas destas duas culturas, acreditando que a observação e o contato com outras culturas venham a dinamizar e alimentar criações artísticas locais.


Um dos principais objetivos do projeto é oferecer uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. Esta ação proporcionará atividades que servirão como fontes complementares de qualificação e renovação de conhecimentos para jovens coreógrafos e dançarinos, estimulando e fortalecendo a cadeia produtiva. Assim como  colaborar para a formação de um novo público através de espetáculos para a infância. 


         A residência visa o aproveitamento e amadurecimento artístico dos criadores que têm a arte para a infância e juventude como tema. Durante o projeto, eles terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de criação artística e intercâmbio cultural com o coreógrafo Thomas Lebrun, possibilitando trocas valiosas e estimulando a inserção profissional destes artistas no mercado de trabalho local, nacional e internacional. 


Sobre as ações


A realização do programa Oficinas do Mundo é uma parceria entre o CCNT, a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês,  o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC),  VIVADANÇA e o Movimento Internacional de Dança - MID. No Ceará, o programa é realizado pela Quitanda Soluções Criativas, pela Rede de Dança do Ceará e tem apoio do Centro Cultural Porto Dragão. 


Sobre Thomas Lebrun


Francês, bailarino, coreógrafo e professor.  É membro titular do Centro Nacional de Dança de Pantin e Lyon e do Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris. Em 2000 fundou a companhia Illico; é o  primeiro artista associado da Vivat d'Armentières (2002-2004) e participou da  Danse à Lille / Centre de Développement Chorégraphique (2005-2011). Atuou como coreógrafo para companhias no exterior, como o Ballet Nacional de Liaoning na China (2001), o Grupo Tápias no Brasil (Ano da França no Brasil em 2009), Seul (Francês Danse Korea 2012), Dançarinos da Companhia Panthera em Kazan, Rússia (France Danse Russia 2015) e da companhia Singapurense Frontier Danceland (em 2017). Desde sua nomeação como diretor do National Choreographic Centre of Tours em janeiro de 2012, Thomas Lebrun criou 11 peças coreográficas e efetuou mais de 720 apresentações compartilhadas com mais de 183.000 espectadores na França, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Finlândia, Itália, Japão, Hong Kong, Macau, Holanda, Peru, Rússia, Suíça, Taiwan e outros países.



SERVIÇO

Etapa 1         

Período: de 19 a 28 de abril de 2022.


Fortaleza (CE) ………. 19.04

Porto Alegre (RS) …… 21.04

Brasília (DF)................. 23.04

Campo Grande (MS) …24.04

Salvador (BA)............... 28.04 

 


Público-alvo:

Preferencialmente coreógrafas e coreógrafos que desenvolvam trabalhos para a infância; dançarinos e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância; profissionais da Dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância.

 

Horários dos encontros: das 10h às 13h e das 14h às 17h.   

Local: Centro Cultural Porto Dragão (R. Bóris, 90 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE)

Carga horária: 6h divididas em 2 turnos



Etapa 2  

Período: de 5 a 17 de setembro de 2022.

Local: Brasília (DF)

 

Horários dos encontros – das 10h às 13h e das 14h às 17h.  

 

Para a segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade (exceção de Brasília que escolherá até 10 (dez) participantes), totalizando no máximo 18 (dezoito)  pessoas, que participarão de uma imersão com Thomas Lebrun, durante doze dias, no Distrito Federal. O projeto contempla os selecionados com hospedagem e alimentação. Entre a segunda e terceira etapas os participantes terão encontros virtuais com Thomas Lebrun.



Etapa 3

Período: abril e maio de 2023.

Locais: Brasília (DF) e Salvador (BA) 


Os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID e/ou VIVADANÇA a apresentar o resultado de seus trabalhos, sejam eles espetáculos ou cenas curtas ou mesmo o processo de criação, como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.