Pular para o conteúdo principal

Natura &Co América Latina retorna aos escritórios com formatos de trabalho que valorizam as relações



Haverá três tipos de atuação: remoto, híbrido e presencial; o importante é manter viva a cultura que valoriza o poder das relações


Ao priorizar a segurança e a saúde e trazer a voz dos colaboradores para o centro das decisões, a Natura &Co América Latina retomou o trabalho presencial em seus escritórios, de forma gradual em abril de 2022. Após conversas com equipes internas, lideranças e parceiros externos, para compreender as novas necessidades dos colaboradores e analisar a evolução da vacinação e da pandemia, o grupo está pronto para implementar uma proposta que abraça todas as transformações que estamos vivendo no mundo do trabalho, sem deixar de valorizar a força e proximidade das relações.


Para fazer essa transição e planejar o retorno aos escritórios, estimulando que todos os seus colaboradores experimentem uma melhor maneira de atuar, Natura &Co lançou na América Latina o Projeto Ressignifica, uma evolução das jornadas de trabalho, que privilegia o significado dos momentos de encontro e reencontro, o uso dos espaços físicos e as dinâmicas de atuação on-line e remota.


O resultado do trabalho desse projeto multidisciplinar foi o estabelecimento de três formatos para a vivência dos colaboradores: remoto, híbrido e presencial. Eles foram determinados de acordo com as necessidades de cada função, para que cada equipe organize a melhor forma de experimentar os momentos de encontro.


O formato presencial é adotado por aqueles que dependem de estruturas físicas para realizar seu trabalho diário, como membros de times de inovação, que usam laboratórios. O formato remoto, com idas excepcionais aos escritórios, está focado em pessoas que atuam em áreas que se adaptam muito bem à atuação 100% on-line, como profissionais de tecnologia da informação.  


O formato predominante para os times administrativos de Natura &Co será o híbrido, em que os colaboradores poderão ir até oito dias por mês aos escritórios, com flexibilidade para escolher essas datas, e atuarão remotamente no resto do período. Esses oito dias não precisam ser cumpridos sempre no mesmo local: colaboradores que adotaram o formato híbrido podem, por exemplo, frequentar escritórios em locais diferentes da cidade em que foram contratados, caso estejam em trânsito. Essa inovação aproveita o perfil global da atuação de Natura &Co, permitindo que sejam usadas as instalações de qualquer uma das empresas do grupo – Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.


De acordo com o vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização de Natura &Co América Latina, Flávio Pesiguelo, o Projeto Ressignifica é um convite a construir coletivamente o futuro do trabalho.  “Acreditamos que o momento atual demanda transformação, mas não abrimos mão de cultivar as relações e a interação presencial, sempre com os cuidados que a pandemia exige para nos mantermos seguros. Temos certeza de que nossos encontros são potentes e indispensáveis para construir essa cultura, em que cada pessoa tem a liberdade de ser quem é. Sabemos que novos tempos demandam novas formas de trabalho, e estamos a postos para construir essa jornada juntos”, diz.



Inovação no retorno ao escritório

Ainda em formato piloto, as empresas do grupo fazem controle do número de pessoas trabalhando diariamente de forma presencial, e promovem reserva de postos de trabalho, salas de reunião e horários nos refeitórios, por meio de agendamento feito pelo My Space, um aplicativo desenvolvido pela Microsoft.


Com isso, há um maior controle sobre os protocolos de segurança para frequentar os espaços, que incluem: uso de máscaras por todo o período em que se está no escritório, distanciamento físico e comprovante de esquema vacinal completo.



Cultura Organizacional

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria KPMG, 19 meses depois do início do isolamento, 52% das empresas confirmaram o interesse em ter de volta seus funcionários aos escritórios. Além de analisar o que está acontecendo no mundo, Natura &Co realizou uma pesquisa entre seus colaboradores na América Latina, que mostrou que 97% do público administrativo deseja voltar aos espaços de trabalho, mas de uma nova forma (mais de 10 mil colaboradores trabalham hoje de forma remota). A pesquisa também identificou que a maioria das pessoas apontam o modelo híbrido como o ideal.


Assim, após ouvir os colaboradores e acreditando na potência dos relacionamentos como parte essencial da cultura organizacional, a flexibilização do modelo de trabalho é um passo importante para a ressignificação de nosso modo de trabalhar – que está se consolidando após o momento de integração vivido por nossos times desde o início de 2020, com a chegada da Avon ao grupo Natura &Co.


“As novas formas de trabalhar trazem novos significados e ampliam as possibilidades de acelerar nosso impacto socioambiental positivo. O Projeto Ressignifica nos encoraja a permanecer atentos e sensíveis às mudanças no modo de trabalhar. Precisamos estar sempre preparados para contornar os desafios futuros, combinando boa estrutura com agilidade. Vamos ressignificar nossos espaços, e essa é uma jornada que se aprimora com a voz e a experiência de todos”, afirma Pesiguelo.


 


Sobre Natura &Co


Natura &Co é um grupo global guiado por propósito, composto por quatro marcas icônicas: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Operando em mais de 100 países, com mais de 3.700 lojas, 35.000 colaboradores e mais de 7,6 milhões de representantes e consultoras, acreditamos em desafiar o status quo para promover impacto econômico, social e ambiental positivos, por meio de cooperação, cocriação e colaboração. Natura &Co registrou receita líquida de R$ 40,2 bilhões em 2021, e temos orgulho em ser a maior Empresa B do mundo. Há 135 anos, a Avon tem apoiado o público feminino, oferecendo produtos de beleza inovadores e de qualidade, que são vendidos principalmente para mulheres, por mulheres. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos e higiene pessoal, líder em venda direta, reconhecida por seu modelo de negócios sustentável, que ajuda a manter a Floresta Amazônica em pé. Criada por Anita Roddick em 1976 em Brighton, na Inglaterra, The Body Shop é uma marca global de beleza que busca fazer diferença positiva no mundo. A marca australiana de beleza Aesop foi fundada em 1987 com o desafio de criar produtos superlativos para a pele, o cabelo e o corpo. Conheça mais no site https://www.naturaeco.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.