Pular para o conteúdo principal

IDOMED inaugura primeira faculdade de Medicina em Iguatu, no sertão cearense



Ao todo, o curso do Instituto de Educação Médica (IDOMED) terá uma carga horária de 8.182 horas/aula e duração de seis anos com aulas teóricas e práticas


  


O município de Iguatu (CE), distante mais de 400 quilômetros de Fortaleza, recebe em sua cidade o curso de medicina do Instituto de Educação Médica (IDOMED), vinculado ao Centro Universitário Estácio do Ceará. A cerimônia de inauguração da nova unidade acontecerá na noite do dia 11 de maio e contará com a presença de autoridades, alunos, coordenadores, entre outros.  


Para o diretor executivo nacional do IDOMED, dr. Silvio Pessanha Neto, os recursos tecnológicos de última geração para a formação médica do corpo docente são diferenciais na instituição “No IDOMED, por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios de realidade virtual, equipamentos de última geração e professores titulados e especializados, os alunos que ingressarão no curso de Medicina se formarão em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico”, destaca Silvio. 


O professor dr. Danilo Giarola, diretor da unidade, enfatiza que a inauguração do Campus Iguatu é o começo de uma grande história. “O IDOMED Iguatú possibilita a realização do sonho de quem reside na região e tem vocação para a medicina. O novo campus nos orgulha, pois em breve teremos médicos e médicas qualificados formados em Iguatu para atender à demanda da sociedade”, destaca Danilo.  


Aulas e estrutura  


A primeira turma, com 30 alunos aprovados no último vestibular unificado IDOMED, já iniciou as aulas no mês passado. Ao todo, o curso terá uma carga horária de 8.182 horas/aula e duração de seis anos com aulas teóricas e práticas. Durante a graduação, serão promovidas atividades de campo em cenários externos (unidades de Saúde, Policlínicas e Hospitais), laboratório de habilidades clínicas, atividades integradas e metodologias ativas.   


Ainda segundo o diretor, os alunos também terão acesso a uma biblioteca completa e tecnológica e a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo de anatomia em realidade virtual. A instituição de ensino vai disponibilizar, também, laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia com peças cadavéricas formolizadas e de técnicas cirúrgicas simuladas.   


Programa Mais Médicos  


O curso de medicina recebeu, em março, a autorização oficial do Ministério da Educação (MEC) para entrar em operação com conceito máximo em todos os pilares de avaliação. “A autorização oficial do MEC chancela a qualidade do ensino e da infraestrutura que ofereceremos em prol de uma formação humanizada e global, contribuindo também para um sistema de saúde regional cada vez melhor e mais eficiente para atender a população”, afirma Edemilson Marques, diretor Regional das unidades Norte e Nordeste do Idomed.  


Segundo o coordenador do curso, o professor e doutor Joab de Lima, a unidade de Iguatu foi uma das escolhidas pelo MEC para iniciar o curso no âmbito do Programa Mais Médicos, implantado pelo Governo Federal, e expandir sua atuação no estado do Ceará, juntamente com os outros três cursos de medicina do Idomed, já em operação nos municípios de Juazeiro do Norte, Canindé e Quixadá. “Juntos os cursos ofertam 250 vagas anuais de Medicina no Estado”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.