Pular para o conteúdo principal

O ESPETÁCULO TEATRAL "O VENDEDOR DE SONHOS" ESTARÁ EM CARTAZ NO DIA 14 DE MAIO NO CINETEATRO SÃO LUIZ

 



Sucesso de crítica e público, a primeira montagem teatral baseada no best-seller de Augusto Cury já emocionou mais de 120 mil pessoas pelo Brasil em mais de 180 apresentações

Emoção, reflexão, questionamentos, relações humanas, conflitos, risos e transformação são alguns dos elementos que estão emocionando o público no espetáculo "O Vendedor de Sonhos" que está em turnê há mais de 4 anos pelos palcos do Brasil. A peça, baseada no best-seller homônimo do escritor Augusto Cury, traz em sua bagagem excelentes críticas recebidas em mais de 180 apresentações espalhadas por cerca de 100 cidades, com uma plateia superior a 120 mil pessoas, até o momento. "A peça teatral 'O Vendedor de Sonhos' não apenas vai levar ao riso intenso, mas também às lágrimas (ainda que elas não sejam encenadas no teatro do rosto, serão vivenciadas certamente no território da emoção). É uma peça teatral que vai impactar profundamente quem a assistir", promete Cury, que, ao lado de Cristiane Natale e Erikah Barbin, adaptou o texto para a linguagem do teatro. Em cena, os atores Luiz Amorim e Mateus Carrieri protagonizam essa comovente história, com um elenco de primeira, sob a direção de Cristiane Natale.


O livro "O Vendedor de Sonhos" é o romance mais vendido do escritor - traduzido em mais de 60 idiomas e que também virou filme - e é sua primeira obra a receber uma versão teatral. O que traz enorme satisfação ao autor. "Ver os atores participando, vivenciando os personagens que eu construí nas mais diversas situações estressantes em que eles passaram, e levando o espectador a fazer uma viagem para dentro de si mesmo para encontrar o mais importante endereço que poucos encontram, o endereço em sua própria mente, é de fato um grande prazer. Eu acredito que várias pessoas que assistirem perceberão que vale a pena viver a vida mesmo quando o mundo desaba sobre nós. Vale a pena conferir", convida Cury, médico psiquiatra e considerado o autor mais lido da década.


A trama conta a história do personagem Júlio César (Mateus Carrieri), que tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o Mestre (Luiz Amorim), que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história. Juntos encontram Bartolomeu (Adriano Merlini), um bêbado boa-praça que decide unir-se a eles na missão de vender sonhos e de despertar a sociedade doente. Mas a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.


Emoção à flor da pele

Essa trama vem atingindo em cheio os espectadores, que se identificam com os temas tratados e, muitas vezes, emocionam-se, como conta a diretora Cristiane Natale. "Creio que o papel da arte seja além da diversão e de alguma forma plantar pelo menos uma semente, e quando assistimos uma cena ou outra que entra em concordância com o que sentimos nos emocionamos, porque é exatamente o que gostaríamos de fazer ou falar. Durante o espetáculo vemos muitas pessoas às lágrimas. Elas saem gratas. Porque percebem que muitos compartilham das mesmas dores".


Para ela, a correria no dia a dia acaba reprimindo a demonstração dos sentimentos, principalmente os medos. "Muitas pessoas não conseguem lidar com desafios e fracassos e acabam por viver um caos emocional", enfatiza ela, que, entre os seus trabalhos de destaque, estão: os infantis "A Bailarina Azul", de Cecília Meireles, como autora e figurinista; e "Arca de Noé", de Vinicius de Moraes, como produtora; atualmente, ela está em pré-produção do espetáculo "O Nome da Rosa ", de Umberto Eco, como autora e diretora; e recentemente estreou "O Homem mais Inteligente da História", mais uma parceria com Augusto Cury.


Sobre os atores

Para Luiz Amorim, que interpreta o Mestre, o texto tem uma função além da literatura. "É uma história muito humana, bonita, que nos traz identificação. Propõe uma reflexão, instiga pensamentos. As pessoas riem, se emocionam e saem com um ponto de interrogação na cabeça. Tudo isso me atrai bastante no texto", diz ele, que esmiúça o seu personagem, o Vendedor de Sonhos: "Ele é riquíssimo, um homem que passou por muitas experiências, traumas na vida e desafios. Ele propõe caminhos que transformam a vida das pessoas. Você pode mudar o mundo através de sua própria mudança".


Mais que entreter, "O Vendedor de Sonhos" propõe um papel do teatro transformador, e essa mistura de diversão com reflexão vem provocando mudanças, de fato, na vida de quem assiste, segundo relatos do elenco e de sua equipe. "A recepção do público é maravilhosa porque sentimentos que foi estabelecida a comunicação. E essa relação o público demonstra na reação, quando as pessoas contam suas experiências e como a peça, de alguma forma, modificou a vida delas", conta Amorim, que coleciona em sua carreira grandes trabalhos, como as peças “Deus lhe pague" e "Sete minutos", com Bibi Ferreira; o musical "Di repente", com o Grupo Luz e Ribalta; entre outros. Além de passagens pela TV, como nas novelas "Chiquititas" e "Maria do Bairro" (SBT); e no cinema, em “Corda bamba" e "Sábado". E é jurado dos Prêmios Shell e Bibi Ferreira de Teatro.


Na pele de Julio César, Mateus Carrieri vem encarando um desafio. "Fazer esse texto, carro-chefe do Augusto Cury, me encanta. E é um desafio porque muitos espectadores vão assistir à peça já tendo lido o livro. É uma responsabilidade", acredita ele, que interpreta o personagem que tenta se matar. "A peça começa com ele tentando o suicídio e a sua jornada com o Vendedor de Sonhos, como ele desiste dessa ideia e por que ele chegou nesse auge do desespero de tentar colocar um ponto final em sua existência. É um personagem que tem muitos problemas que afligem o homem moderno: a ansiedade, depressão, tristeza profunda e a tentativa de suicídio, que são males que assolam o nosso tempo. São temas que o Augusto Cury trata com maestria e eu estou muito feliz", pontua.


Carrieri confessa que o texto mexeu com sua vida. "É claro que a gente leva para a nossa vida, refletindo sobre o que está dizendo no palco. Acho que é o pulo do gato da obra do Augusto Cury: fazer a gente refletir e tentar melhorar", frisa ele, que na telinha fez "Amor com amor se paga", "De quina pra lua" e "Salomé" (Globo); "Chiquititas" (SBT); e "Louca paixão" e "Estrela de fogo" (Record); e no teatro, por quatro anos atuou no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), com Antunes Filho, em "Nossa cidade", que ganhou o Prêmio APCA, em 2013, como melhor espetáculo.


Como nasceu a adaptação do livro para o teatro

A ideia de transformar o livro "O Vendedor de Sonhos" para o teatro nasceu durante a realização das palestras do Dr. Augusto Cury, pela Applaus, com direção de Luciano Cardoso, com mais de 25 anos de expertise nos cenários musical e das artes. "Eu vinha percebendo que estava em franca expansão a questão de as pessoas discutirem as suas emoções, em especial um tema muito delicado, que é a prevenção ao suicídio. E sabedores da relação muito próxima de atores e plateia, o que poderia ser positivo para que tocasse as pessoas, como vem tocando pelo Brasil afora, apostamos. Para nós, é muito gratificante“. A peça foi eleita pelo Blog do Arcanjo no UOL como uma das 5 melhores turnês de peças teatrais do Brasil em 2018 e se transformou em uma das maiores turnês nacionais em 2019.


Ficha Técnica

Adaptação: Augusto Cury, Cristiane Natale e Erikah Barbin

Direção: Cristiane Natale

Elenco: Luiz Amorim, Mateus Carrieri, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Pedro Casali e Guilherme Carrasco

Direção Geral de Produção: Luciano Cardoso

Produção Executiva: Guilherme Carrasco

Design de Luz: Bruno Henrique França

Técnico: Pitty Santana

Trilha Sonora: Lino Colantoni

Figurino: Valentina Oliveira

Cenário: Cristiane Natale e Applaus

Coordenação de Operações: Andressa Pagnussat

Social Media: Jessica Branco

Design Gráfico: Lucas Peixoto

Gestão Tráfego Digital: AT Marketing Digital

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Assessoria Jurídica: Ranzolin – Propriedade Intelectual

Promoção: Dreamsellers

Realização: Applaus

Produção Local: Free Lancer Producções

Assessoria de imprensa local: Divulga Ação





SERVIÇO:

"O Vendedor de Sonhos"

Local: Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 - Centro)

Data: 14 de maio de 2022 (sábado)

Horário: 19h

Gênero: Comédia Dramática

Classificação: 10 anos

Duração: 70 min.

Ingressos: R$80,00 (inteira) e R$40,00 (meia) - Plateias Superior e Inferior*

Vendas: SYMPLA - www.sympla.com.br


*Sem lugares marcados


  • Não é obrigatório o uso de máscaras

  • É obrigatório o comprovante do passaporte sanitário, digital ou em meio físico, que ateste que seu portador completou o esquema vacinal contra a Covid-19, sendo exigidas 2 (duas) doses aplicadas ou dose única, a depender do imunizante, acompanhado de documento oficial com foto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.