Pular para o conteúdo principal

Orquestra Contemporânea Brasileira realiza concerto em Cascavel neste sábado (07) e faz homenagem às mães


A música “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento, diz que todo artista tem de ir aonde o povo está. Assim será no próximo sábado, dia 7 de maio, quando a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realizará um concerto na Praça Nossa Senhora do Ó, às 20 horas, no município de Cascavel, localizado na região metropolitana de Fortaleza. Com 30 instrumentistas no palco, serão interpretadas composições de grandes artistas da música erudita mundial, como Corelli, Vivaldi, Haydn, Bach e Mozart.

Este será o quarto concerto desta temporada e o primeiro fora da capital cearense desde 2019. Na temporada daquele ano, a orquestra tocou na Igreja Matriz do município de São Gonçalo do Amarante. “Levar a orquestra para outras cidades contribui não somente com a popularização da OCB no Ceará, como também promove a inclusão cultural. Se já é difícil realizar concertos nas capitais, no interior é mais difícil ainda”, revela o regente da orquestra, Arley França.

Uma das características da Orquestra Contemporânea Brasileira é aproximar o público da música clássica, considerada muitas vezes restrita a ambientes mais elitizados. Por isso, a escolha de um espaço como a praça central de uma cidade do interior do Ceará vem se somar à postura descontraída do maestro, que costuma interagir com o público e contar histórias sobre as composições, como também ao repertório, que mistura o erudito e o popular.

“Levar a OCB para o interior é fazer com que a música erudita fique mais perto das pessoas, para que possam ver esse tipo de repertório com mais naturalidade, aumentando o número de apreciadores”, comenta o regente. Na ocasião do concerto, que promete uma homenagem especial às mães, haverá a participação do tenor cearense, Franklin Dantas.

A escolha de Cascavel se deve à parceria com a Orquestra Contemporânea Brasileira, como também ao momento atual, em que o município dá os primeiros passos para a implantação da sua Orquestra Infantojuvenil com o apoio de professores que são também músicos da OCB. A realização do concerto em uma praça pública requer a superação de alguns desafios como a criação de um ambiente sonoro favorável, através de um sistema de som mais complexo do que o dos teatros, por exemplo, que geralmente têm um espaço acústico preparado. “Por outro lado, realizar um concerto em local aberto possibilita a democratização do acesso de todas as pessoas, independente de classe social. A cidade inteira está convidada a participar”, ressalta o maestro.

O evento tem o patrocínio da EDP, através do Ministério da Cultura, apoio cultural do Instituto EDP e apoio institucional da prefeitura de Cascavel.

Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Praça Nossa Senhora do Ó em Cascavel

Data: 7 de maio

Horário: 20 horas

Realização: AAMARTE e Ministério do Turismo

Apoio institucional: Prefeitura de Cascavel

Patrocínio: EDP

Apoio Cultural: Instituto EDP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.