Pular para o conteúdo principal

MPCE aciona Justiça para que Prefeitura de Morada Nova convoque aprovados em concurso público

  26 de fevereiro de 2024 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Morada Nova, entrou com Ação Civil Pública (ACP) na Justiça nesta segunda-feira (26/02), com pedido liminar, visando a imediata convocação dos candidatos aprovados em concurso público municipal. O prazo de validade do certame, homologado em 4 de fevereiro de 2022, expira no dia 7 de março de 2024.  A medida foi tomada após, passados mais de um ano da homologação, aprovados no concurso comparecerem à Promotoria de Justiça de Morada Nova relatando que temporários estão exercendo os cargos do concurso público.  Diante disso, o MPCE requere que a Prefeitura promova a rescisão contratual de todos os contratos temporários no limite do número de candidatos aprovados, inclusive em cadastro de reserva, e que nomeie os candidatos aprovados para as vagas até o dia 7 de março de 2024 ou no prazo máximo de 30 dias, caso a validade do concurso seja prorrogada.  O ente público também deverá

Livro “Preciso Saber” será lançado em tarde de autógrafos, dia 29 de outubro, às 17 horas, na Livraria Leitura do Shopping RioMar.

 


A obra, que tem autoria de Fernanda Cruz e Iana Bezerra, aborda as perdas e o luto na infância.

 

As psicólogas clínicas e artistas plásticas Fernanda Cruz e Iana Bezerra lançarão, dia 29 de outubro, às 17 horas, na Livraria Leitura do Shopping RioMar, o livro “Preciso Saber”, uma história que aborda, em sua temática principal, as perdas e o luto na infância, inspirando não só os pequenos, mas também os grandes, a transformarem a tristeza em saudade.

“Preciso Saber” é uma incursão ao campo da literatura infantil e das artes visuais. O livro, que apresenta um tema de pertinência e relevância social, é um projeto independente, autofinanciado, com design e concepção bastante conceitual. Foi escrito e ilustrado à maneira das crianças olharem o mundo: com curiosidade e livre imaginação. As idealizadoras expressam através dele a paixão pelas artes.

As ilustrações partiram de técnica mista, onde cada cenário foi criado com origamis montados em fundo de pintura em aquarela sobre papel e fotografados, conferindo um caráter de produção autoral e artesanal. Essas imagens ilustram as 40 páginas de “Preciso Saber”. Narrado em primeira pessoa, na voz de uma criança, é uma história para pequenos e grandes, inspirada nas narrativas das crianças enlutadas e suas famílias, que foram acompanhadas pelas autoras, enquanto psicanalistas, em seus consultórios, além das suas próprias vivências de perdas e recomeços.

É na construção dessa prosa intertextual que Fernanda e Iana buscam acessar a potência criadora da fantasia e da linguagem repleta de simbolismo, dando vida à narrativa deste livro-objeto, estimulando diálogos sobre o sensível tema do luto na infância. “Este é um livro sobre uma verdade grande demais para ser ignorada. Nessas páginas, há espaço de sobra para que ela se acomode criança, sem assombrar ninguém. Um livro, enfim, sobre a vida. Que não é sobre ter todas as respostas, é sobre dar espaço para todas as perguntas”, afirma a escritora e comunicadora Cris Pàz.

 

Mas afinal, o que precisa ser dito a uma criança que se depara com as perdas, num tempo tão precoce de sua existência? 

 

As dúvidas e o silêncio prevalecem; entretanto, o que as crianças “precisam saber” sobre a morte passa muito mais por legitimar o sentimento da falta do que tentar explicar o inexorável, uma vez que, desde muito cedo, elas descobrem que a vida é feita de intermitências; algumas vezes há retorno, outras não. O brinquedo preferido quebra, o peixinho morre, alguém vira estrelinha…

Na programação do lançamento do Livro “Preciso Saber”, que acontece das 17 às 20 horas, além dos autógrafos e da fala das autoras, haverá um Sarau literário: "O céu dentro de mim", com Iane Castro, que também é psicóloga e artista.

Fernanda e Iana preparam uma agenda nacional de lançamento do “Preciso Saber”. Belo Horizonte é a primeira capital, depois de Fortaleza, que vai receber o lançamento da obra, no dia 05 de novembro, às 16h30, no World Origami Days. 

 

 

SOBRE AS AUTORAS

 

Fernanda Cruz é psicóloga, psicanalista, atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais e expande sua atuação por esses territórios sem fronteiras. Artesã desde sempre, seus trabalhos buscam experimentações em diferentes linguagens e suportes como desenho, pintura, assemblage, fotografia, escrita. Tem como interesse de estudo o campo de diálogo entre o fazer artístico e a Psicanálise.

Iana Bezerra é psicóloga, psicanalista e desde 1990 faz seu percurso também como origamista. Tem modelos modulares de sua autoria e faz diagramações do passo a passo para se dobrar um origami, que culminaram em uma publicação internacional na British Origami Magazine. Atualmente investe em outros projetos utilizando a arte de dobrar como modo de expressão.

 

 

 

SERVIÇO 

 

Lançamento do livro “Preciso Saber”.

Autoria de Fernanda Cruz e Iana Bezerra.

40 páginas. Editora Expressão Gráfica.

Sábado, dia 29 de outubro de 2022, a partir das 17 horas.

Local: na livraria Leitura do Shopping Rio Mar. R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza - CE.

Valor do livro -  R$:50,00

Locais de venda: Livraria Leitura do Rio Mar e do Shopping Del Paseo (após o lançamento)

Expressão Gráfica Loja Virtual - www.expressaografica.com.br

Pelo perfil do instagram @precisosaber.olivro

Em breve, disponível na Amazon.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.