Pular para o conteúdo principal

Suspeito de extorsão é preso pela PCCE em Quixeramobim

  Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na localização e captura de um homem, de 31 anos, preso em flagrante por um crime de extorsão. A prisão aconteceu na tarde dessa sexta-feira (01), no município de Quixeramobim – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Delegacia Municipal de Quixeramobim e, imediatamente, equipes diligenciaram para elucidar os fatos e localizar o suspeito. Com base nas investigações, o suspeito, que é professor de informática em uma unidade de ensino, se aproveitou da proximidade com a vítima para cometer o crime. Apurações apontam que ele criou um curso falso de informática e ajudou a vítima a se cadastrar. Dessa forma, o suspeito gerava boletos e multas falsos para a vítima realizar o pagamento. O valor extorquido pelo suspeito foi utilizado em apostas de jogos de azar. O homem foi localizado e preso em flagrante. Ele foi autuado pelo crime de extorsão em razão de vício em

Prática criminosa, trotes para Samu 192 Ceará caem 43% em cinco anos

 




As ligações falsas, os chamados trotes, feitas às Centrais de Regulação das Urgências (CRUs) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará caíram 43% em cinco anos. Das 270.807 chamadas recebidas em 2018, 36.812 foram trotes. Já em 2022, das 385.213 ligações, 20.910 foram falsas.


Os profissionais do Samu 192 Ceará responsáveis pelo atendimento são treinados para identificar essas chamadas. Os trabalhadores recebem instruções para formular perguntas específicas que os ajudam a reconhecer a zombaria.


Para o coordenador médico do Serviço, Breno Novais, a conscientização da sociedade quanto à prática criminosa ajudou a reduzir o número desse tipo de ligação. “Quando uma ambulância vai para uma ocorrência que não é verdadeira, atrasa o atendimento de quem, naquele momento, realmente precisa da assistência”, afirma Novais.




O médico ressalta, ainda, a diminuição de ligações falsas mesmo diante do aumento das chamadas totais – crescimento de 42% em cinco anos. “Isso é fruto de um trabalho intenso do Samu 192 Ceará de divulgação do impacto gerado pelos trotes. A mídia tem nos ajudado bastante nesta divulgação”.


Em 2021, em meio à pandemia de covid-19, o então governador Camilo Santana sancionou lei que responsabiliza quem fizer trote contra serviços públicos estaduais. O delito está previsto no artigo 340 do Código Penal. A punição pode variar de seis meses a um ano.


Samu Ceará

O Samu Ceará cobre 100% dos municípios do Estado, exceto Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Desde abril de 2022, o órgão é gerido pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), integrante da administração pública indireta e vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).


Quando o Samu Ceará recebe a ligação pelo 192, um médico regulador faz o diagnóstico da ocorrência e inicia o atendimento, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações a serem tomadas – como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, a depender da gravidade do caso.


O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem e condutores socorristas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.