Pular para o conteúdo principal

Nota de Pesar: Daniel Levi Cardoso Gomes

  O Fortaleza Esporte Clube recebe, com o mais profundo pesar, a notícia do falecimento de  Daniel Levi Cardoso Gomes . Sua partida precoce deixa familiares e amigos enlutados. Amigo fiel do Clube da Garotada, o pequeno Daniel Levi era figura certa nos jogos do Leão e, sempre que possível, representava o Fortaleza usando o Manto Tricolor como sua segunda pele. O Fortaleza agradece imensamente todo o apoio, amor e carinho de Daniel Levi e deseja muita paz nos corações de quem ele deixa a saudade eterna. Descanse em paz!

Em live, Sarto anuncia requalificação do Parque Rio Branco e destaca que gestão já plantou mais de 139 mil árvores em Fortaleza

  

sarto fala durante a live
"O Parque Rio Branco terá seu próprio plano de manejo, que irá nortear o uso do espaço e do Riacho Rio Branco, que atravessa o local”, informou Sarto (Foto: Daniel Calvet)

Em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais nesta terça-feira (13/06), em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o prefeito José Sarto anunciou que assinará, na próxima semana, ordem de serviço para reforma do Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora.

O projeto prevê melhoria em pisos, áreas de praça, acessos ao parque, ciclorrotas e espaços para pets. “Também iremos reformar o anfiteatro e implantar uma academia ao ar livre e um parque infantil. Além disso, o Parque Rio Branco terá seu próprio plano de manejo, que irá nortear o uso do espaço e do Riacho Rio Branco, que atravessa o local”, informou Sarto.

O prefeito também reforçou que, desde 2021, a atual gestão já realizou o plantio de mais de 139 mil árvores em Fortaleza. “Nunca havíamos plantado tantas árvores na nossa cidade. Esse trabalho envolve espécies medicinais, ornamentais, arbustos e também árvores frutíferas. E, claro, priorizamos espécies nativas, o que facilita a adaptação e ajuda no equilíbrio com a nossa fauna”, celebrou.

Dentre as iniciativas de arborização estão o programa Árvore na Minha Calçada, em que a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) favorece o plantio de árvores semi-adultas a pedido da população; o projeto Sementinha, em que são plantadas mudas de árvores frutíferas em escolas municipais; e a distribuição livre de mudas realizada pela Seuma e pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

“Cada uma dessas ações vêm contribuindo para ampliarmos a cobertura vegetal de Fortaleza. E nos orgulhamos muito quando sensibilizamos e envolvemos os cidadãos. Uma Cidade com mais árvores, com mais verde, é um lugar mais agradável, com mais conforto térmico e com melhor qualidade do ar, o que traz mais bem-estar e saúde para toda a população”, relatou Sarto.

O prefeito também celebrou a ampliação do projeto de microparques urbanos, cuja ordem de serviço foi assinada no dia 5 de junho. Como relatou, os 30 novos microparques serão implantados na periferia de Fortaleza, próximos às escolas públicas municipais. A intensão é permitir com que crianças e a comunidade local possam ter lazer e vivenciar experiências ao ar livre.

“Com os parques, as crianças podem, desde cedo, aprender sobre responsabilidade cidadã e conservação do meio ambiente. Assim, estamos cultivando uma sementinha. Pois as crianças têm um potencial transformador, multiplicador, de sensibilizar as famílias e atraírem mais aliados nessa causa tão importante, do meio ambiente”.

Saneamento básico

Durante a transmissão, Sarto destacou também o programa Se Liga na Rede, que interliga residências à rede de esgotamento sanitário. O programa, que conta com investimento do Banco Mundial (Bird), já realizou 2.300 ligações, beneficiando moradores da Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor e Pirambu.

“O programa leva mais dignidade de moradia, porque acaba com improvisos nessas casas. Reduz o mau cheiro e diminui os mosquitos. É um trabalho que proporciona mais saúde e qualidade de vida para as famílias, mas o impacto é muito maior, pois evita que os resíduos das casas sejam despejados incorretamente em galerias de drenagem e, até mesmo, nas ruas”, afirmou o prefeito.

Ainda na área de saneamento, Sarto comentou sobre o programa de videoinspeção do sistema urbano de drenagem, realizado pelo robô Pluvi. O Pluvi já inspecionou 96 Km de galerias pluviais e a meta é que ele percorra, até o próximo ano, 180 Km. Até o último mês, o robô auxiliou na retirada de 432 toneladas de resíduos que estavam obstruindo as galerias de drenagem.

Qualidade do ar

Outra ação ambiental destacada pelo prefeito é a nova rede de monitoramento da qualidade do ar de Fortaleza. No último mês, a Prefeitura instalou 25 monitores de ar de baixo custo em pontos estratégicos da cidade, o objetivo é coletar dados atmosféricos e, a partir deles, criar políticas públicas para reduzir a poluição em Fortaleza.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fortaleza registra, pelo menos, 400 mortes por ano ocasionadas por doenças relacionadas à poluição do ar, como doenças pulmonares, cardiovasculares e até mesmo cânceres. O sistema de monitoramento é um ponto de partida, sendo uma iniciativa com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), OMS, Bloomberg Philanthropies e Vital Strategies”, informou Sarto.

Frota de ônibus

Durante a transmissão, Sarto informou ainda que está em diálogo com o Sindiônibus para que a religação dos ar-condicionados da frota de ônibus seja acelerada. Atualmente, 518 veículos já circulam com o recurso, e a Prefeitura espera chegar a 782 ônibus com ar-condicionado ligado até agosto.

“Tenho cobrado também a renovação da frota, pra oferecermos veículos mais confortáveis pros passageiros. A boa notícia é que 54 novos ônibus começaram a circular, substituindo veículos velhos, e logo teremos mais”, complementou Sarto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.