Pular para o conteúdo principal

Às vésperas de possível extradição, Lula pede liberdade de Assange Nesta segunda-feira, tribunal britânico decide futuro do jornalista

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir neste domingo (19) a libertação do jornalista Julian Assange, preso no Reino Unido e acusado de espionagem pelos Estados Unidos da América (EUA). O fundador do  site  WikiLeaks aguarda a decisão do Supremo Tribunal de Londres nesta segunda-feira (20) que pode extraditá-lo para os EUA. Lula afirmou que o jornalista deveria ter sido premiado por revelar "segredos dos poderosos" ao invés de estar preso: "espero que a perseguição contra Assange termine e ele volte a ter a liberdade que merece o mais rápido possível." Acusação Assange enfrenta 18 acusações baseadas na Lei de Espionagem dos EUA. Se condenado, pode pegar até 175 anos de prisão. Ele é acusado por ter revelado 250 mil documentos militares e diplomáticos confidenciais que revelaram crimes de guerra e abusos de direitos humanos ocorridos nas guerras do Afeganistão e do Iraque. As autoridades estadunidenses querem condenar Assange argumentando que suas açõ

Governo do Ceará lança primeira fase do Programa VaiVem

 

Serão atendidos pela ação municípios da Região Metropolitana de Fortaleza por meio de serviços de transporte rodoviário e metroviário

“Saímos de casa todos os dias em busca dos nossos sonhos. Enfrentamos algumas barreiras e o custo com as passagens é uma delas. Mas hoje isso muda. Só tenho a agradecer”. O relato da estudante Cléo Barbosa Ferreira, aluna do 2º ano da Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, deu o tom do lançamento oficial do Programa VaiVem do Governo do Ceará. O evento, comandado pelo governador Elmano de Freitas, aconteceu no município de Maranguape, nesta quarta-feira (20).

O VaiVem vai garantir passagens gratuitas – uma de ida e uma de volta – nos deslocamentos entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, desde que os municípios sejam assistidos pelo serviço metropolitano nos modos rodoviários ou metroviário.

Elmano de Freitas explicou que o VaiVem funcionará por fases e que futuramente a ideia é expandir a ação para todo o estado. “O primeiro público beneficiado é a juventude. Estamos garantindo esse direito para eles. É importante dizer que o VaiVem não é apenas estudantil, a passagem é para ir para a escola, mas também para curtir um feriado, um espaço cultural”, disse.

Serão atendidos pelo VaiVem os municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Leitão, destacou o pioneirismo do estado em relação ao país. “O Ceará é o primeiro estado que implanta o sistema de VaiVem em uma região metropolitana. Nós temos 15 municípios envolvidos nesta ação, seis empresas de ônibus, oito empresas de cooperativas de vans, o metrô. O VaiVem é tanto para dia útil como para os outros dias, tanto para o período letivo como não”, ressaltou o titular do órgão que irá gerenciar o VaiVem.

Átila Câmara, prefeito de Maranguape, lembrou o grande número de estudantes que serão beneficiados com a ação. “Para realizar meu sonho de estudar em Fortaleza, eu tinha que ir e vir todos os dias. Esse evento é também uma homenagem para tantos jovens que não puderam ter a oportunidade por não conseguirem pagar as passagens. O que nós estamos fazendo hoje é história. Por quem não conseguiu no passado e também por quem irá ser ajudado no futuro”, comentou.

Também estiveram presentes a secretária da Educação, Eliana Estrela; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; a secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Sandra Monteiro; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando Soares; entre outras autoridades.

Auxílio fundamental

Morador de Maranguape e estudante do curso de história da Uece, Carlos Antônio da Silva precisa se deslocar para Fortaleza todos os dias. Para ele, o benefício é também um alívio. “Esse programa vai beneficiar não só a mim, mas outros estudantes e até meus alunos atualmente, já que também atuo como professor no dia a dia. Eu, como estudante, terei um alívio financeiro importantíssimo”, contou.

“Hoje também posso dizer aos meus alunos que eles terão acesso a uma política publica incrível, que vai nos ajudar a permanecer na faculdade e abrir uma porta a mais para que possamos entrar no ensino superior, como permanecer nesta condição e conseguir melhores oportunidades”, completou.

Eliana Estrela salientou que o VaiVem foi um compromisso de campanha, hoje concretizado. “O nosso governador está honrando mais um compromisso, tendo um olhar justo, solidário, de quem abraça de coração essas causas. Nós sabemos o quanto é importante para os estudantes essa ação”, pontuou.

Implementação

Na primeira fase, o VaiVem abrangerá o público estudantil de Fortaleza e Região Metropolitana, de instituições públicas e privadas, que estejam regularmente matriculados em um município diferente do de moradia e possuam carteira de estudante válida para a macrorregião.

De acordo com a Lei sancionada na última segunda-feira (18), os beneficiários receberão gratuitamente cartão eletrônico para utilização em sistema de bilhetagem, que deverá ser implantado pelos operadores de transporte metropolitano. O cartão permitirá o armazenamento de créditos eletrônicos e deverá ser personalizado, pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(a) beneficiário(a), possibilitando o controle do seu uso através de biometria ou outra tecnologia de identificação pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.