Pular para o conteúdo principal

Incêndio em vegetação ameaça galpões e residências em Maracanaú

  2º Batalhão de Bombeiros Militar A princípio, nesta terça-feira, 23 de julho, um incêndio em vegetação alarmou Maracanaú, na Grande Fortaleza. Por volta das 13h10, a guarnição de combate a incêndio foi acionada. O foco do incêndio estava às margens do 4º Anel Viário, perto de uma empresa de rações, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Assim, o informe preliminar destacou a proximidade do incêndio a um galpão de madeira e residências. O combate ao incêndio apresentou desafios como: ventos fortes, vegetação seca e baixa umidade. Além da proximidade de estruturas inflamáveis, aumentava o risco. Também houve a necessidade de evacuar moradores próximos, por prevenção. O tenente-coronel QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militares, comentou sobre o incidente. “Nosso foco foi proteger vidas e propriedades. A rápida resposta e a estratégia de contenção foram fundamentais”, afirmou. “Este incidente ressalta a importância da prevenção e conscientizaç

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão de atendimentos para pacientes com hanseníase

  

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado em 26 de janeiro, a Prefeitura de Fortaleza promove programação especial nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), com a realização de testes rápidos, em caso de suspeita da doença, além de ações educativas sobre os sinais e sintomas da hanseníase, nos postos de saúde e nos territórios.

Nos dias 31 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro, serão realizados mutirões para a conscientização e prevenção da hanseníase. Nestas datas, os postos das regionais de saúde IV, V e VI realizarão avaliações neurológicas simplificadas e exames físicos com palpação de nervos periféricos para identificação prévia da doença em pacientes sintomáticos.

Também no fim de janeiro, nos dias 29 e 30, ocorrerá o seminário sobre “diagnóstico e acompanhamento da pessoa acometida por hanseníase: um olhar atento e cuidadoso”, em parceria com a NHR Brasil e a Universidade Federal do Ceará (UFC). O público-alvo serão médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza.

Onde procurar atendimento

Em casos de suspeita da hanseníase, basta procurar um dos 118 postos de saúde da Capital para a realização de consulta e exames que detectam a existência da doença. O diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento satisfatório e, quanto mais cedo for identificada a presença da hanseníase, maiores as chances de reduzir a ocorrência de incapacidades físicas.

Em Fortaleza, os agentes comunitários de saúde (ACS) realizam o trabalho de orientação junto às comunidades para identificação de sintomáticos dermatológicos, com o objetivo de identificar precocemente as pessoas que apresentam sinais da hanseníase e necessitem de avaliação.

A doença

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann e a pele. Por isso, possui como principais sinais a alteração de sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e/ou espessamento de nervo periférico, com ou sem a presença do M. Leprae, com possibilidade de desenvolvimento de neuropatias, podendo causar incapacidades físicas e perdas funcionais, muitas vezes irreversíveis se o diagnóstico for tardio.

A transmissão ocorre de uma pessoa para outra por meio próximo e prolongado, através de tosse e espirro. Uma pessoa que está infectada, mas não está recebendo o tratamento, é a principal fonte de contaminação. Assim que o tratamento é iniciado, ela deixa de transmitir a doença, não havendo necessidade de afastamento do convívio social.

A hanseníase tem um quadro preocupante no Brasil. Em 2019, antes da pandemia da covid-19, foram notificados quase 30 mil novos casos da doença no país, de acordo com o Boletim Epidemiológico sobre a Hanseníase do Ministério da Saúde. Em 2020, 127.396 casos novos da doença no mundo foram informados à Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo 19.195 (15,1%) na região das Américas, e destes 17.979 notificados no Brasil, correspondendo a cerca de 93,6% do número de casos novos.

Balanço

Fortaleza diagnosticou cerca de 270 novos casos de hanseníase no ano de 2023, sendo estes acompanhados nas unidades de saúde do Município, através de consultas e medicamentos específicos. Já em 2022, foram identificados 339 novos casos da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.