Pular para o conteúdo principal

Barceló comenta gol e vitória diante da Chapecoense: “Ganhar em casa, com essa torcida é um sonho”

  Atacante chegou ao terceiro gol nos últimos cinco jogos pelo Alvinegro Link para compartilhamento:    Copiar Foto: Stephan Eilert/cearasc.com O jeito tímido de falar dá vez à garra em cada lance e à virilidade que dão fama aos jogadores de futebol de seu país. Uma das esperanças de gol do Ceará desde que chegou, Facundo Barceló vai ganhando espaço no Time do Povo e, neste domingo, chegou ao seu quinto gol na temporada e falou sobre o momento que vive no Ceará.  O último gol veio em um momento complicado do jogo contra a Chapecoense, partida em que o Ceará saiu atrás e teve no poder de reação uma das armas para conquistar os três pontos.  Mostrando presença de área, Barceló aproveitou passe de Jean Irmer, subiu mais do que a marcação e, como bom camisa 9, cabeceou para o gol praticamente vazio. Ao fim do jogo, o atacante falou sobre a emoção de celebrar mais um gol ao lado da Nação Alvinegra, além de citar a importância de mais uma vitória na busca pelo acesso.  “Isso tudo é lindo! Ga

Nove em cada dez brasileiros se automedica: prática traz sérias consequências para a saúde





Tomar medicamentos sem prescrição médica é um hábito recorrente no Brasil, mas que também pode ser perigoso, levando a sérios problemas de saúde. Segundo uma pesquisa recente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), cerca de nove em cada dez entrevistados admitiram tomar algum tipo de remédio por conta própria, sem procurar a orientação de um profissional.

Um outro estudo, desta vez Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), lançado em setembro de 2023, estima que aproximadamente 20 mil brasileiros morrem por ano em consequência da automedicação. 

Prática que durante a pandemia da Covid-19 ganhou ainda mais espaço. Afinal, com receio de ir aos consultórios e hospitais e se infectar, grande parte da população recorria a medicamentos que já tinha em casa ou procurava dicas de familiares, amigos e na internet, sem avaliar adequadamente os riscos que estariam correndo ao negligenciar sintomas que poderiam ser indicativos de alguma condição mais grave.

De acordo com a pesquisa do ICTQ, a automedicação é mais comum em casos de dores de cabeça, gripes, resfriados, febres e dores musculares. Além disso, muitos brasileiros também adotam essa prática para problemas como ansiedade, insônia, estresse e perda de peso.

Porém, mesmo quem deseja tomar um simples remédio para dor-de-cabeça ou um antigripal deve ficar atento, principalmente se a pessoa já faz uso de outros medicamentos, especialmente os controlados.

“Muitas pessoas procuram alívio rápido para dores de cabeça, gripes, ansiedade e estresse sem entender exatamente que o uso indevido dessas medicações pode causar danos. Tomar remédios sem a orientação de um médico pode levar a interações perigosas entre diferentes medicamentos, reduzindo a eficácia ou aumentando o risco de intoxicação. Além disso, mascarar os sintomas, como por exemplo por meio de analgésicos, pode atrasar diagnósticos importantes. Por isso, é importante procurar profissionais qualificados e respeitar as orientações médicas para tratar da sua saúde”, alerta Álvaro Madeira Neto, médico sanitarista e gestor em saúde.

Doenças sazonais

Embora seja preocupante em qualquer situação, segundo Madeira Neto, tomar remédios por conta própria pede ainda mais atenção no caso das doenças sazonais, como Dengue, Zica e Chikungunya, e a população precisa se conscientizar desse perigo.

“A automedicação se torna especialmente perigosa durante os surtos de Dengue, Zica e Chikungunya, pois os sintomas são semelhantes aos de outras condições como gripes e resfriados. Assim, o uso incorreto de medicamentos pode trazer complicações graves. Por exemplo, medicamentos que contém ácido acetilsalicílico, como a aspirina, podem agravar os sintomas de Dengue, aumentando o risco de hemorragia”, justifica.

Além disso, afirma o especialista, a automedicação pode retardar ainda o diagnóstico correto e impedir o tratamento adequado, elevando a possibilidade de complicações sérias e até mesmo fatais. “Em casos de febre alta, dores musculares intensas e outros sintomas incomuns devemos procurar imediatamente um médico. Somente com um diagnóstico médico preciso é possível iniciar o tratamento correto e evitar riscos desnecessários”, orienta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.