terça-feira, 26 de setembro de 2017

Encontro de Narrativas para a Infância acontece em Sobral e Fortaleza durante o 7º TIC

Palestras e oficinas serão realizadas com foco na arte contemporânea e brincadeiras. As inscrições são gratuitas.

Adriana Klisys, que ministrará a oficina “A imaginação que brinca". Foto: Divulgação
Desde 2013, o TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará realiza o Encontro de Narrativas para a Infância, um espaço de reflexão e discussão sobre os diferentes aspectos da Cultura Infância, perpassando por sua extensão antropológica, social, produtiva, econômica, simbólica e estética. São realizadas oficinas e palestras contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais.  A proposta é refletir sobre a relação entre cultura e infância diante da contemporaneidade e reunir diferentes referências e perspectivas em torno da criação, produção e distribuição de conteúdo cultural.

Em 2017, o Encontro de Narrativas para a Infância ofertará, em Fortaleza e Sobral, palestras e oficinas sobre as convergências entre a arte contemporânea e o brincar, destacando as semelhanças dos processos criativos do artista e da criança e o papel do educador neste contexto. As atividades serão gratuitas e destinadas a educadores e artistas.

Em Fortaleza, as palestras e oficinas visam qualificar a equipe do Programa Brincando e Pintando do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em Sobral, as palestras serão voltadas para educadores da rede de educação básica municipal. No entanto, todas as atividades também são abertas ao público mediante prévia inscrição.

Nas duas cidades serão proferidas as seguintes palestras:

“Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA) - A palestra refletirá acerca da mediação nos processos criativos e lúdicos. Partirá do princípio que a criatividade não é algo que se ensina. Será destacado papel do educador no desenvolvimento artístico da criança e também qual é o seu limite. O brincar será reforçado no processo de mediação em artes.

“Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP) – O intuito é refletir sobre a interface entre a arte contemporânea e as crianças pequenas. A palestra destacará as interseções entre a poética da criança pequena e os modos de fazer arte contemporânea, constatando similaridades de temáticas e de procedimentos.

“Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE) – O intuito é refletir sobre processos artísticos da arte contemporânea na infância. A palestra destacará as possibilidades de pensarmos a criação de brincadeiras, brinquedos e experimentações artísticas por meio de performances, pinturas de ação, fotografias e instalações contemporâneas.

Em Fortaleza Adriana Klisys (PA) e Denise Nalini (SP) ministram, respectivamente, as oficinas“A imaginação que brinca” “Brincar com Arte Contemporânea”, onde aprofundam assuntos abordados em suas palestras e trazem outras


PROGRAMAÇÃO EM SOBRAL

Palestras
Dia 02/10 (segunda-feira)
Local: a definir

13h30 - Palestra “Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA)
14h00 - Palestra “Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP)
14h30 - Palestra “Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE)
15h00 – Debate com os palestrantes.

PROGRAMAÇAO EM FORTALEZA

Palestras
Dia 03/10 (terça-feira)
Local: Porto Iracema das Artes

16h - Palestra “Mediação nos processos criativos e lúdicos” com Adriana Klisys (PA)
16h30 - Palestra “Arte Contemporânea e a Poética das crianças pequenas”, com Denise Nalini (SP)
17h - Palestra “Brinquedo, brincadeira e Arte Contemporânea”, com Simone Barreto (CE)
17h30 – Debate com os palestrantes.


Oficinas
De 4 a 7/10 (quarta a sábado)
Local: Porto Iracema das Artes

8h30 às 12h30 - Oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA) – 16h/a
Nesta oficina acontecem vivências estéticas, criativas e culturais permeadas de um toque sutil de brincadeira, onde os participantes terão a oportunidade de recordar o lado inventivo da infância. Será explorado um terreno fértil para a brincadeira e a arte se manifestarem em sua total potência. Os alunos vão apreciar e interagir com artistas que têm uma forte conexão com os aspectos lúdicos em suas obras.

14h às 18h - Oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP) – 16h/a
Oferecer aos educadores oportunidades de conhecer a Arte Contemporânea, pode contribuir para reflexões sobre sua prática cotidiana e ampliar significativamente os campos de experimentação com as crianças. Nessa oficina, será percorrido um caminho que passo por propostas sensoriais e os modos de fazer da arte contemporânea. 

CURRÍCULO DAS PALESTRANTES E PROFESSORAS
Adriana Klisys (PA) é considerada uma das mais importantes autoras brasileiras sobre o brincar na infância. Formada em psicologia pela PUC-SP, Klisys atua em diversos segmentos, como a criação de jogos, produção de materiais educativos, montagem de brinquedotecas, entre outras. Autora dos livros: Quer Jogar?, Ciência, Arte e Jogo, Brincar e Ler para Viver, Brinca Ciência volumes 1 e 2 e Bem-vindo, mundo! Sua brincadeira favorita é inventar.
Denise Nalini (SP) é Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na linha de pesquisa de Psicologia e Educação/ FEUSP(2015). Mestrado em História e Filosofia da Educação/FEUSP (1996). Estuda e pesquisa as relações entre a poética da criança pequena e a Arte Contemporânea. Realiza consultorias presenciais e a distância em Arte-Educação, Educação Infantil e Leitura e Escrita.

Simone Barreto (CE) é artista visual, com ênfase em sua formação em desenho e gravura. Criou ÕWÃ, um projeto de brinquedos, brincadeiras de pano e práticas de arte educação. Ministra diversas oficinas e cursos de desenho, pintura, gravura, bordado, bonecos de pano para adultos e crianças.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturagua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Escola Porto Iracema das Artes, Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Fecomércio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.


INSCRIÇÕES

Link para inscrição das Palestras em Sobral: https://goo.gl/forms/y9wy2vZa1jBn3Px82
Link para inscrição das Palestras em Fortaleza: https://goo.gl/forms/dhBaYccKe5tkfmgN2
Link para inscrição da oficina “A imaginação que brinca” com Adriana Klisys (PA):
Link para inscrição da oficina “Brincar com Arte Contemporânea” com Denise Nalini (SP):


SERVIÇO

7° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral.  Informações: (85) 3048 6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com.Site: www.festivaltic.com.br.

Encontro de Narrativas para a Infância – Dia 02 de outubro em Sobral e de 3 a 7 em Fortaleza. Informações e inscrições: (85) 3048 6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br.

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.