sexta-feira, 23 de março de 2018

Museu da Fotografia realiza Oficina de Composição Fotográfica, com Igor Grazianno, e mais um Cine Foto

A programação é parte das atividades em alusão ao aniversário de 1 ano do Museu

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) recebe o fotógrafo Igor Grazianno para uma oficina de dois dias sobre técnicas de composição fotográfica. A partir de obras e artistas presentes no acervo do MFF, o curso abordará as mais diversas técnicas de composição visual, planejamento de imagens e de ensaios fotográficos.

Haverá exploração de conceitos não apenas da Fotografia, mas também da Pintura e do Design, tópicos como ponto, linha, razão áurea, peso visual, direção, contraste, ritmo repetição, harmonia cromática e técnicas de narrativa visual. Será traçado um panorama atualizado das tecnologias de capturas de imagens, seus equipamentos, processos, materiais de suporte e escolas, buscando a visualidade intencional do artista ou coletivo, assim como um mergulho em seus métodos e experimentos, para que os participantes possam aplicar técnicas de composição utilizadas por nomes renomados do meio.

Perfil Igor Grazianno – Publicitário e especialista em Audiovisual em Meios Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência profissional em fotojornalismo e no ensino da fotografia. Consultor para diversas instituições públicas, como o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, e também privadas. Participou de publicações como Revista Berro, Revista Olho de Peixe, Aldeota, dentre outras.

Conteúdo programático:
- Composição
- Ordem dos elementos fotografados
- Planos
- Texturas
- Equilíbrio de cores
- Enquadramentos

No domingo, outra edição do Cine Foto, projeto que exibe os filmes indicados e/ou ganhadores do Oscar de fotografia. Desta vez, Three Coins In The Fountain, o primeiro filme rodado em CinemaScope fora dos Estados Unidos. No longa, três americanas solteiras jogam moedas na Fontana de Trevi pedindo o homem de suas vidas.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.

Serviço:
Oficina de Composição Fotográfica com Igor Grazianno
Dias: 24 e 25 de março
Horários: sempre de 13h às 17h
Inscrições: pelo e-mail inscricao@museudafotografia.com.br e R$100,00 (presenciais, no Museu)

Cine Foto filme “Three Coins In The Fountain
Data: 25 de março (domingo)
Horário: 10h
* Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.

Local de realização dos encontros: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661 

0 comentários:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.