Pular para o conteúdo principal

MPCE recomenda prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Iguatu

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu, expediu cinco recomendações, no dia 7 de janeiro de 2021, para prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Os documentos foram destinados ao Município de Iguatu, à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 16), ao Conselho Tutelar, ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e aos colégios particulares.  

O MPCE recomendou à Prefeitura de Iguatu, à Secretaria Municipal de Educação, à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação e às escolas privadas a adoção das medidas administrativas necessárias à implantação das comissões de proteção e prevenção à violência contra crianças e adolescentes, previstas na Lei Estadual nº 17.253/2020. Caso a estrutura escolar já conte com comissão, deve haver comprovação de resultados. Além disso, o tema de prevenção à violência sexual contra criança e adolescente deve ser incluído no calendário escolar permanente. Também deve ser realizada ampla divulgação e distribuição de materiais impressos e digitais sobre o assunto.  

À Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iguatu e ao Conselho Tutelar de Iguatu, orienta-se o desenvolvimento de trabalho preventivo sobre o tema, por meio de palestras, encontros e grupos de discussão junto à comunidade escolar e à sociedade civil. Outra recomendação é a de ampla divulgação e distribuição de materiais impressos e digitais sobre o assunto. Para isso, a Secretaria poderá promover a discussão através dos órgãos de atuação social do município. 

Por fim, a Promotoria requereu ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu o acompanhamento da execução das ações relacionadas à prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvidas por agentes públicos do município de Iguatu. O Conselho deve analisar e avaliar criticamente os resultados e os métodos empregados pelos agentes públicos, com sugestões para eficiência das políticas públicas em questão. 

Todas as instituições que receberam as recomendações devem, no prazo de 10 dias, apresentar resposta fundamentada à Promotoria. Em caso de não cumprimento, caberá ao MPCE a adoção das providências cabíveis. 

Acesse as Recomendações 001/2021002/2021003/2021004/2021 e 005/2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :