Pular para o conteúdo principal

Bombeiros debelam incêndio em apartamento na Aldeota

 


Bombeiros debelam incêndio em apartamento na Aldeota

Bombeiros (1ªCia/1ºBBM) e (2ªCia/1ºBBM) debelam incêndio em apartamento na Aldeota

Introdução

Bombeiros debelam incêndio em apartamento. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Primeiramente, os Bombeiros Militares do Quartel Central (1ªCia/1ºBBM) e do Quartel do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM) foram acionados, no final da manhã desta quinta-feira (25), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de incêndio em edificação multifamiliar. Imediatamente as guarnições se deslocaram a Rua General Tertuliano Potiguara com Professor Dias da Rocha, Bairro: Aldeota, em Fortaleza.

Estabelecimento e ataque

Logo depois as guarnição chegaram no local, se depararam com incêndio no 5º andar de um apartamento. De acordo com o 1º Tenente Júnior, “o sistema preventivo do condomínio funcionou, conectamos a viatura no hidrante de passeio e pressurizamos a tubulação, o que permitiu um ataque direto a partir do hidrante de pavimento do 5º andar da edificação”. destacou o comandante do socorro do Mucuripe, primeira guarnição a chegar no local da ocorrência. Foi utilizada cerca de 5 mil litros de água da Reserva Técnica de Incêndio (RTI) para debelar o incêndio e concluir o rescaldo.

Conforme o Major Mário, “20 bombeiros militares atuaram no incêndio, por meio de cinco guarnições em oito viaturas”, detalhou o Coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros. “o fogo demorou cerca de trinta minutos para ser controlado, o que colaborou para evitar mais danos durante o incidente”, frisou o Major.

Tocador de vídeo
00:00
00:06

Os danos

“A situação toda acabou gerando danos materiais e, infelizmente, houve a morte de um cachorro que vivia no apartamento afetado, possivelmente pela inalação da fumaça. O que lamentamos profundamente. Não há como afirmar em que local o fogo iniciou e nem a causa. Mas acreditamos que o fogo tenha iniciado em um dos quartos, onde tinha o maior foco. Na verdade, o apartamento teve prejuízo apenas de móveis nesse cômodo”, explica.

Incêndio em apartamento na Aldeota

local onde possivelmente tenha iniciado o incêndio

Segundo o Major Mário, “os demais espaços da unidade ficaram apenas sujos com a fuligem do incêndio”, e “os outros móveis, dos outros cômodos, como sofá e mesa, ficaram sujos pela fumaça. Agora, um dos quartos pegou fogo em tudo que tinha dentro. Não sei se tinha alguém no apartamento, mas quando chegamos boa parte dos moradores já tinham saído para o térreo, e outra parte foi para a cobertura”.

O início da operação.

“Controlamos o fogo no apartamento, só queimou parte desse imóvel no quinto andar. Também desloquei a guarnição de salvamento para a cobertura, onde estavam algumas pessoas, com intuito de acalmá-las enquanto a outra equipe apagava o fogo, Quando o incêndio foi debelado, eu providenciei a descida desse pessoal pelas escadas do prédio”, diz.

Para o major, em casos como esse, a melhor opção é sempre utilizar as escadas de segurança dos apartamentos para descer e não para subir. A Defesa Civil de Fortaleza foi acionada após a operação para analisar os impactos sofridos no prédio após o ocorrido.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Ao mesmo tempo, se realizou uma inspeção visual que não identificou nenhum foco de reignição. Na oportunidade foi desligado uma fonte de energia, bem como o abastecimento de gás para o apartamento, bem como foi implementado o isolamento do local. Em suma, após a conclusão do combate ao incêndio, o local ficou sob a responsabilidade do seu proprietário.

Conforme o Major Mário, “rescaldo é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”, ressaltou o Coordenador de Operações.

Guarnição

Em síntese, os Bombeiros debelam incêndio em apartamento. Atuaram cinco guarnições, sendo: duas de combate a incêndio, uma de busca e salvamento, uma ambulância (alfa 2) e a Escada Magirus (AEM 05) com o apoio de um tanque (caminhão pipa) sob o comando do Coordenador de Operações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :