Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Hábitos saudáveis reduzem risco de sobrepeso infantil durante o isolamento

 


A necessidade do isolamento durante a pandemia da Covid-19 e a suspensão preventiva das aulas impactaram bastante a rotina das crianças. Além da redução de atividades físicas e de lazer, a permanência em casa neste período também trouxe uma série de repercussões para o dia a dia dos pequenos, principalmente com relação à alimentação.

De acordo com Virna Costa, médica pediatra e nutróloga do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), as mudanças na rotina reverberam no cotidiano das crianças. “Ficar em casa sem atividade física, na frente da tv, na tela do tablet ou do celular, até mesmo por causa das aulas online, sem contato com a natureza, tudo isso interfere. O relacionamento com a alimentação mudou por causa da permissividade, da recompensa alimentar que foi muito utilizada diante das ansiedades e incertezas. Isso acabou gerando excessos alimentares, comer por ociosidade associado ao alto grau de sedentarismo das crianças”, explica Virna, que também é coordenadora da Residência Médica do hospital.

Patrícia Alexandre, de 37 anos, conta que houve impacto na rotina familiar. Mãe do pequeno João Pedro, de 9, ela explica que sempre tenta manter os cuidados com a alimentação e o acompanhamento pediátrico. “Ele costuma comer muito bem, mas gosta muito de guloseimas, então o que eu faço é oferecer frutas, suco. O médico disse que ele está um pouquinho acima do peso, então vou reforçar ainda mais esse cuidado”, pontua. A criança faz acompanhamento pediátrico no Hias.

A pandemia fez modificações profundas na vida de muitas famílias e é importante que cada uma observe a melhor maneira de se adaptar a um cotidiano mais saudável. E não há um único caminho para isso. “A gente entende que é um momento, e isso não precisa gerar uma culpa ou autocobrança exagerada, mas a gente pode se adaptar ao que é preciso fazer. É necessário cuidar dessa família com harmonia e equilíbrio”, orienta a nutróloga.

Algumas ações podem ajudar na manutenção de bons hábitos alimentares, segundo a médica. Não ter disponíveis alimentos com alto teor de açúcar ou sal e ultraprocessados em casa é uma delas. Oferecer frutas e verduras às crianças e sentar à mesa durante as refeições são outras dicas importantes. Além disso, tentar reduzir as distrações de tela durante a alimentação e não oferecer snacks nos intervalos das refeições é essencial.

Outro ponto que exige cuidados é a continuidade de práticas diárias. Otanilce Valente, terapeuta ocupacional do Hias, reforça a importância de uma organização do cotidiano das crianças para o desenvolvimento dos pequenos. “A pandemia chegou de certa forma trazendo uma desorganização, principalmente naquelas famílias que têm crianças e adolescentes. A criança precisa de uma rotina para que crie organização dentro do seu espaço e consiga se desenvolver da melhor maneira possível”.

Fortalecimento do vínculo familiar
A profissional afirma que criar um quadro diário de atividades pode ser uma saída para manter a disciplina. “Neste quadro, a família pode colocar as principais atividades, os horários a serem cumpridos para cada atividade, brincadeiras, tarefas escolares, hora de dormir, entre outros. Tudo de acordo também com a rotina dessa família. Mas é importante deixar bem claro que esse quadro pode ser remanejado, a criança não deve ser punida por não cumprir determinado horário, ele é uma referência”, ressalta.

Respeitando a individualidade e as circunstâncias de cada núcleo familiar, é possível, mesmo diante da pandemia, manter hábitos mais saudáveis juntos. Separar um tempo para brincar de forma coletiva, propor uma receita nova na qual a criança possa ser incluída e sentar juntos à mesa na hora das refeições podem ser pequenos passos com grandes resultados não só para os hábitos alimentares, mas para fortalecer os vínculos entre pais, filhos e outros membros da casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.