Pular para o conteúdo principal

UFC será parceira do HEMOCE em tratamento revolucionário contra câncer; primeiro paciente deve ser tratado ainda em 2022

 O Estado do Ceará deverá iniciar, ainda este ano, um tratamento revolucionário que consiste em modificar células doentes fora do corpo para, em seguida, reinseri-las no paciente para que tratem o câncer. O equipamento de última geração que permite o chamado Projeto de Terapia Celular já foi adquirido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) e será utilizado em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará.

Foto do Prof. Fernando Barroso em clínica
O Prof. Fernando Barroso coordena o Centro de Processamento Celular do HEMOCE, unidade que será responsável por desenvolver o tratamento.(Foto: Viktor Braga)

As doenças que poderão ser tratadas por meio do novo tratamento são o linfoma, a leucemia linfóide aguda e o mieloma múltiplo. “O projeto oferece um novo tratamento a pessoas que não têm mais alternativas de recuperação por meio de quimioterapia ou transplante de medula”, esclarece o Prof. Fernando Barroso, da Faculdade de Medicina. Ele é também o coordenador do Centro de Processamento Celular do HEMOCE, unidade que será responsável por desenvolver o tratamento.

A nova terapia é denominada CAR-T Cell. Este tratamento age em alvos específicos, usando células do paciente e não medicamentos sintéticos. O procedimento consiste em extrair do paciente as células de defesa – no caso, os linfócitos do tipo T– e moldá-las em laboratório. Esses linfócitos são os responsáveis por comandar a resposta do corpo aos vírus e ao câncer, mas eles podem perder a capacidade de “enxergar” células específicas da doença e destruí-las.

Portanto, em laboratório, os linfócitos são modificados por meio da inserção de um vetor viral em seu DNA, produzindo, assim, as chamadas células CAR-T. Ao serem inseridas no corpo, as CAR-T passam a atuar reprogramando as células do paciente contra a doença, ou seja, elas começam a matar as células doentes.

“É uma terapêutica nova e revolucionária. Ela já está estabelecida na Europa e nos Estados Unidos, mas, no Brasil, está iniciando agora”, explica o professor, acrescentando que a primeira terapia do tipo foi realizada em Ribeirão Preto, em São Paulo, há dois anos. “O Brasil está começando a desenvolver esses centros agora, e estamos entrando no início desse processo”, destaca.

O professor informa que essa alternativa diminui os custos de tratamentos semelhantes oferecidos pela indústria farmacêutica. “Quando você o compara com terapias feitas com drogas mais modernas, como a imunoterapia, esse tratamento é mais barato”, reforça.

A expectativa, adianta, é que ainda em 2022 possa ser iniciado o tratamento do primeiro paciente, a ser realizado no HEMOCE, com a parceria do hospital da UFC. No momento, o equipamento já adquirido está em processo de instalação. Após isso, será feita a etapa de validação e treinamento da equipe. Participa também da pesquisa do Car-T Cell, junto ao professor, a diretora do Hemoce, Dra. Luciana Carlos.

Nos últimos cinco anos, o Prof. Fernando Barroso dedicou-se a esse tratamento, tendo realizado treinamentos nos Estados Unidos e na Europa. Em 2017, submeteu o projeto do CAR-T Cell ao Conselho de Ética e agora o projeto começa a ser iniciado. ”Este tratamento é um grande avanço. É um projeto inovador e de grande ajuda para salvar vidas. Estou muito feliz, pois este é um grande ganho para o Ceará e para o Brasil”, comemora o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.