Pular para o conteúdo principal

Autorização de viagens para crianças e adolescentes pode ser feita pelo TJCE Mobile

  Pensando em facilitar o acesso aos serviços judiciais, o Poder Judiciário estadual oferece a possibilidade de solicitar a autorização de viagens para crianças e adolescentes no aplicativo do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), disponível para aparelhos dos sistemas   Android   e   iOS . Os pedidos também podem ser feitos pelo   Portal do TJCE . Somente na Comarca de Fortaleza, a Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais de Infância e Juventude forneceu 180 autorizações de viagem de janeiro até esta quinta-feira (18/07). Em trechos nacionais, a documentação é dispensável para aqueles com menos de 16 anos desde que estejam acompanhados por um dos genitores ou por um responsável legal nomeado judicialmente, isto é, tutor, curador ou guardião. Nessas situações, é necessário comprovação por meio de certidão ou termo de compromisso original ou em cópia autenticada. Avós, irmãos, tios paternos ou maternos também podem se responsabilizar pela viagem, desde que sejam maiores de

UFC e Instituto Goethe firmam acordo para aprimorar formação de professores de alemão na Universidade

 A Universidade Federal do Ceará e o Instituto Goethe firmaram na manhã desta terça-feira (2), na Reitoria, acordo visando ao fortalecimento e à qualificação do ensino da língua alemã no curso de graduação em Letras-Português-Alemão da Instituição.

Na assinatura do Acordo de Cooperação no Âmbito da Formação Inicial e Continuada de Professores de Alemão no Brasil, estiveram presentes o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Albuquerque, e os seguintes representantes do Instituto Goethe no Brasil: Renato Ferreira da Silva, coordenador do Departamento de Cooperação Pedagógica; Jörg Klinner, diretor de Ensino para a América do Sul; e Frank Emmerich, diretor de Ensino do Instituto Goethe em Salvador (BA).

Imagem: Cinco professores posam na Reitoria da UFC
Convênio firmado visa à intensificação das relações entre o Instituto Goethe e a UFC, a fim de fomentar o aprendizado do idioma alemão na Universidade (Foto: Viktor Braga/UFC)

O acordo tem como objetivo a implementação da série Deutsch Lehren Lernen (DLL) – Aprender a Ensinar Alemão. O DLL é um programa de treinamento e formação continuada do Instituto Goethe que incorpora uma abordagem didática inovadora para a formação de professores: a pesquisa-ação. O convênio visa à intensificação das relações entre o Instituto Goethe e a UFC, a fim de fomentar o aprendizado do idioma alemão.

Segundo a Profª Magdalena Szymanska, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, o novo acordo alimenta expectativas para a expansão de oportunidades a estudantes e futuros docentes. O material DLL será utilizado na grade curricular do Curso de Letras-Português-Alemão, em duas disciplinas optativas, buscando o aprimoramento da competência linguística em alemão de professores de alemão na Universidade. “Toda essa oportunidade de formação, qualificação, de participação em eventos que o Goethe-Institut concede a nós, docentes, gera uma grande expectativa”, afirmou.

Veja outras imagens da assinatura do convênio no Flickr da UFC

Já para Rogéria Costa, professora da Casa de Cultura Alemã, a materialização da parceria influenciará também as atividades no centro da UFC, que é referência no ensino do idioma alemão. “A formação de professores feita no Curso de Letras-Alemão acaba também desaguando na Casa de Cultura Alemã, porque muitos de nós fomos formados aqui. E os alunos de Letras estagiam também conosco. Então, eles têm a oportunidade de melhorar a formação por meio desses convênios, como com o que temos com o Goethe-Institut”, salientou.

Fontes: Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) – e-mail: secretaria@prointer.ufc.br / Casa de Cultura Alemã – e-mail: ccalema@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.