Pular para o conteúdo principal

Arrecadação bate recorde e cresce 9,08% no primeiro semestre Secretário da Receita adiantou dados, que serão divulgados na quarta

  O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que a arrecadação no primeiro semestre superou as expectativas. Os números só serão divulgados na próxima quarta-feira (24), mas o secretário adiantou que a arrecadação federal cresceu 13,6% em valores nominais e 9,08% acima da inflação nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparar junho com o mesmo mês do ano anterior, as receitas subiram 15,72% em valores nominais e 11,02% acima da inflação. Segundo Barreirinhas, a elevação da  previsão de déficit primário para R$ 28,8 bilhões  decorreu principalmente do impacto da prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios. “A arrecadação vai bem, mas um pouco inferior ao necessário para cobrir as despesas por causa de algumas desonerações e de algumas frustrações. Neste [relatório] bimestral, pesa bastante a desoneração dos municípios, que ainda não estava no documento”, explicou B

Mapeamento inédito apresenta áreas ocupadas pela aquicultura no Ceará

 Ceará tem destaque nacional na produção de camarões (FOTO: Reprodução)

Ceará tem destaque nacional na produção de camarões (FOTO: Reprodução)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lança, nesta quarta-feira (26), o 1º mapeamento das áreas ocupadas com aquicultura (produção de pescados como peixes e camarões) no estado do Ceará. Conforme o estudo, o território tem 14.603 hectares ocupados pela aquicultura.

O relatório técnico foi executado pela Gerência de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente da Funceme e vai colaborar, diretamente, para órgãos como a Secretaria de Pesca e Aquicultura (SPA).

As informações disponíves no estudo poderão ser utilizadas como subsídio para o planejamento do desenvolvimento da aquicultura no Ceará e uma melhor compreensão da distribuição espacial e dos impactos da referida atividade no meio ambiente, principalmente porque a atividade vem se desenvolvendo nos últimos anos de forma crescente, sendo atualmente uma das principais atividades da economia cearense, principalmente no que se refere às exportações.

No mapeamento estão informações sobre a distribuição espacial das áreas ocupadas com aquicultura em 2023 no estado, a partir da análise de dados obtidos com uso de imagens de satélites e aplicação de técnicas de geoprocessamento, ferramentas importantes tanto para a realização um mapeamento atualizado como para o monitoramento das áreas ocupadas com aquicultura.

Resultados iniciais

Com uso das funções de análise espacial disponíveis na plataforma Google Earth Engine, nos softwares QGIS e ArcGIS 10,8, licença disponível na Funceme, foi realizada a quantificação das áreas que foram utilizadas com aquicultura no Ceará no ano passado. Os dados encontram-se organizados por município e por bacia hidrográfica.

Conforme o estudo, o Ceará tem 14.603 hectares ocupados pela aquicultura. Em 2023, a bacia hidrográfica com a maior concentração de áreas ocupadas pela atividade no Ceará foi a do Baixo Jaguaribe, totalizando 6.807 ha utilizados para essa atividade econômica, o que equivale aproximadamente 47% das áreas identificadas.

Áreas ocupadas com aquicultura no Ceará (IMAGEM: Funceme)

Áreas ocupadas com aquicultura no Ceará (IMAGEM: Funceme)

Além disso, as Bacias do Coreaú e Metropolitana também apresentaram áreas significativas destinadas à aquicultura, cada uma com cerca de 1,7 mil hectares, correspondendo a aproximadamente 12% das áreas mapeadas.

Dos 182 municípios cearenses, foram identificados 62 municípios com áreas ocupadas por aquicultura, concentrados principalmente na região costeira e centro-leste.

Os municípios de maior concentração de áreas ocupadas por aquicultura no Ceará são Aracati e Jaguaruana, os quais, juntos, representam 32% de toda a área ocupada no Ceará, totalizando 2.531 hectares e 2.426 hectares, respectivamente. Seguidos de Acaraú e Beberibe, que possuem 1.479 e 1.061 ha destinados a essa atividade econômica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.