Pular para o conteúdo principal

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

  O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião,   estiveram em pauta cinco episódios : os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió. Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19). Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a

Pacto pelo Pecém: melhorias viárias e implantação de 5G são anunciadas pelo Governo do Ceará

 

Ações estruturantes estão sendo feitas para fortalecer o Complexo e as comunidades do entorno

O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (9), do lançamento de ações que visam melhorar a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seus acessos. São elas: ordem de serviço para construção de rotatória de acesso ao portão 2 do Porto; liberação de R$ 3,9 milhões para construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155; a implantação do 5G em todo o Complexo por parte da empresa Brisanet.

Elmano de Freitas destacou o impacto social das obras e como o entorno também precisa se desenvolver junto com o CIPP, fazendo com que toda a região saia vencendo. “A compreensão da importância de se ter um Porto vem de muito tempo no Ceará e é por isso que seguiremos avançando. Nós temos que pensar no desenvolvimento do Porto, mas também em seu entorno e da população que ali vive. O Complexo é muito importante, mas mais importante são as pessoas que fazem o seu dia a dia. A joia que é o Porto do Pecém precisa ser muito bem cuidada por nós e aqui estamos anunciando obras estruturantes que são muito importantes neste sentido”.

As ações imediatas acontecem por meio do Pacto pelo Pecém, articulação entre Governo do Estado, CIPP, Assembleia Legislativa do Ceará, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).

Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, ressaltou o bom diálogo entre todos que fazem o Pacto pelo Pecém, algo fundamental para que o Complexo siga crescendo. “Gostaria de parabenizar as pessoas que fazem o CIPP neste mais importante passo para o Complexo, um bom exemplo para o Brasil de diálogo e pactuação. Para cuidar das pessoas é preciso da sensibilidade social e também das empresas construindo oportunidades de emprego e renda. Assim seguiremos construindo um futuro que já chegou”.

Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, agradeceu o apoio do Governo do Ceará e reafirmou o compromisso do Complexo com o desenvolvimento estadual. “O Pacto foi inicialmente constituído em 2011 e retomado em agosto do ano passado. No início, já se previa a necessidade de um trabalho articulado e integrado dentro do território do Complexo. Contudo, mesmo diante de um novo desafio agora, reforço o compromisso do CIPP e do Governo do Ceará com o desenvolvimento do estado como um todo”. Ele apresentou aos presentes detalhes de andamento de cada uma das ações definidas em governança compartilhada para o fortalecimento do Pecém.

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, discorreu sobre novos avanços da empresa, inclusive visando levar a tecnologia 5G para a zona rural do estado. “É gratificante dizer que uma empresa de Pereiro, cidade do Interior do Ceará com seis mil habitantes, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil. É com esse espírito que queremos levar essa tecnologia também para a zona rural do nosso estado”, comentou.

A implantação de sinal 5G na área que abrange Complexo do Pecém, Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da vila de Pecém, integra a execução da concessão da Anatel vencida pela Brisanet em 2021. José Roberto Nogueira informou que a instalação das nove torres já começou e deve ser concluída em 70 dias.

Nova estrada

Ainda nesta terça-feira (9), antes do encontro do Pacto pelo Pecém, o governador Elmano de Freitas inaugurou a duplicação da CE-155 no trecho de 21km que faz ligação do Porto com a BR-222. A obra, supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), amplia a capacidade de circulação de veículos pesados e facilita a logística de transporte para o CIPP. O investimento foi de R$ 84.194.059,43, com verbas estaduais e federais.

“Estamos muito felizes em inaugurar mais essa rodovia. Gostaria de agradecer a parceria com o Governo Federal, algo fundamental para que isso fosse concretizado”, finalizou o chefe do Executivo Estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.