Pular para o conteúdo principal

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

  O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião,   estiveram em pauta cinco episódios : os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió. Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19). Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a

Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional para Festival Férias na PI A sétima edição do festival acontece sexta-feira e sábado (05 e 06/07) com Frejat, Paula Toller e Iza, entre outras atrações

 

Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional para Festival Férias na PI

A sétima edição do festival acontece sexta-feira e sábado (05 e 06/07) com Frejat, Paula Toller e Iza, entre outras atrações


agentes da AMC
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará o controle de circulação para garantir a segurança viária e facilitar o acesso do público ao Aterrinho da Praia de Iracema (Foto: Daniel Calvet)

A Prefeitura de Fortaleza elaborou um plano operacional para os dois dias de shows do Férias na PI, que acontecem nesta sexta-feira e no sábado (05 e 06/07). Em continuidade à programação da alta estação neste mês de julho, o evento agita o fim de semana e vai envolver fortalezenses e turistas em shows gratuitos de artistas como Iza, Paula Toller, Frejat e Vitor Kley. Nos dois dias, a programação inicia às 18h.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) fará o controle de circulação para garantir a segurança viária e facilitar o acesso do público ao Aterrinho da Praia de Iracema. Ao todo, 40 agentes e orientadores do órgão executam o plano operacional a cada dia do evento.

Na sexta e no sábado haverá coibição de estacionamento nas ruas João Cordeiro e Ildefonso Albano, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar, e na Av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e João Cordeiro. Já as interdições estão previstas para ocorrerem entre 7h da manhã e 0h. A Av. Beira-Mar, por exemplo, será bloqueada no trecho compreendido entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús. Pontos de interdição estão previstos ainda na Av. Historiador Raimundo Girão com a Rua Ildefonso Albano e na Av. Historiador Raimundo Girão com a Rua João Cordeiro.

O acesso local de moradores estará garantido mediante comprovante de endereço. Em caso de ocorrências de irregularidades ou sinistros de trânsito, a população pode solicitar atendimento do órgão pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Transporte coletivo

Em virtude da realização do Férias na PI, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) organiza na sexta-feira e no sábado, de 21h até às 2h do dia seguinte, uma programação especial de 15 ônibus reservas nos terminais de integração. Os usuários podem utilizar o transporte coletivo, evitando dirigir-se ao local em veículo particular, usufruindo da integração por meio de Bilhete Único.

Linhas que passam no entorno da Praia de Iracema

011 - Circular 1/Centro
012 - Circular 2/Centro
016 - Cuca Barra/Papicu
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema
077 - Parangaba/Mucuripe
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II/SFS
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
752 - Caça e Pesca/Centro
901 - Dom Luís/Papicu/Centro
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa do Férias na PI com um Posto Médico Avançado (PMA) com um total de 14 profissionais, incluindo assistencial e administrativo, atuando neste período.

O PMA conta com sala de acolhimento com classificação de risco, de observação, de procedimentos e de estabilização. Além disso, haverá unidades móveis de atendimento (ambulância), nos dois dias, sendo uma de suporte avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista e uma de suporte básico com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o translado, com destino ao Instituto Dr. José Frota (IJF); Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra); Hospital Distrital Dr. Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha Messejana) para atendimentos traumatológicos e cirúrgicos; Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra), em caso de emergência obstétrica, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha e Praia do Futuro para atendimentos clínicos.

Segurança

A Guarda Municipal de Fortaleza atuará no Férias na PI com ações de segurança em apoio ao evento e órgãos envolvidos. Também serão realizadas ações de prevenção e salvamento aquático. Será disponibilizada uma equipe de 180 guardas municipais para os dois dias de evento.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará durante os dois dias de atrações com mais de 100 agentes, incluindo fiscais de Atividades Urbanas, coordenadores, gerentes, articuladores, apoio administrativo, auxiliares e motoristas, com o objetivo de garantir o ordenamento planejado pela Secretaria Regional 2.

Equipes de fiscalização estarão posicionadas em bloqueios estratégicos para manter os logradouros desobstruídos, facilitando o trabalho dos demais órgãos públicos envolvidos no evento e impedindo a entrada de ambulantes não autorizados.

O efetivo verificará os materiais, equipamentos e autorizações do comércio ambulante, assegurando o cumprimento das condicionantes estabelecidas pela Prefeitura, coibindo a utilização de substâncias inflamáveis, bem como a comercialização de garrafas de vidro e Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs).

A Agefis estará com equipes volantes presentes na faixa de areia, que serão responsáveis também pela fiscalização dos itinerantes e estarão atentas a práticas indevidas para a aplicação das medidas administrativas previstas em lei, se necessário.

Ordenamento

A Secretaria Executiva Regional (SER) 2 informa que realizou o ordenamento dos 52 vendedores ambulantes autorizados a comercializar alimentos e bebidas durante o Férias na PI. Destes, 40 são permissionários que já possuíam termo de permissão para comercialização no local e doze foram selecionados por meio de sorteio efetuado na sede da SER 2 nesta quarta-feira (03/07).

Limpeza e iluminação

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que disponibilizará uma equipe de profissionais para iluminação pública com um técnico, dois supervisores e quatro eletricistas, até o encerramento do evento.

Para limpeza urbana, foram disponibilizados 120 garis e dois agentes de gestão que realizarão escala de limpeza antes e depois do evento, terminado os serviços às 4h da manhã do dia 07/07 (domingo). O trecho que receberá a ação de limpeza fica na Av. Beira-Mar e compreende o trajeto da rua Ildefonso Albano até o Espigão da rua João Cordeiro.

Re-ciclo

A estrutura contará com uma Central de Reciclagem com 100 m², com espaço para recepção, triagem e armazenamento dos recicláveis. O local vai abrigar as atividades do Re-ciclo, com 20 catadores das associações cadastradas no projeto.

Direitos Humanos

A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) enviará equipes de oito educadores sociais que realizarão abordagens com o objetivo de identificar situações de trabalho infantil, além de levar informação e sensibilizar o público sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.