AAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anuncia nesta sexta-feira (25/4) que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O anúncio ocorreu devido a redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média. Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara. Implementado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, ...
O evento acontece no auditório do Ministério da Fazenda e é aberto à participação da sociedade civil
Fortaleza, 17/09/2015 - Representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, da Controladoria Geral da União – CGU e da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública – PROCAP, dentre outros órgãos, reúnem-se amanhã, 18, em Fortaleza, no Fórum “Fortalecimento das Parcerias Institucionais no Combate à Corrupção”. O evento acontecerá no auditório térreo do Edifício do Ministério da Fazenda, à Rua Barão de Aracati, 909, Aldeota, das 9:00h às 12:00h, e é aberto à participação da sociedade civil.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle da CGU e STN – Regional Ceará (Unacon-CE), Edilberto Barreto, que promove o evento, o momento é propício para discutir alternativas de parcerias visando combater o desvio de recursos públicos. “Precisamos fortalecer nossos órgãos de controle; é dessa forma que se pretende melhorar o desempenho da gestão governamental e contribuir para a efetividade das políticas públicas”, acrescenta.
Atualmente, são 101 investigações conjuntas em andamento, das quais cerca de 40% originaram-se na CGU. Em 65% dos casos, o foco é avaliar a gestão de recursos federais repassados a estados e municípios. As operações geraram procedimentos administrativos contra pessoas e empresas.
O evento faz parte de uma mobilização nacional pelo fortalecimento da CGU, promovida pelo Unacon Sindical, e conta com o apoio de várias entidades, como o Instituto Federal de Fiscalização e Controle (IFC), que lançou abaixo-assinado de deputados federais e senadores como peça fundamental na articulação nacional em defesa do órgão.
A campanha disponibilizou spot de rádio, que vem sendo veiculado todas as terças, quartas e quintas-feiras deste mês de setembro. “Também encontram-se abertas as inscrições para Concurso de Redação e Desenho, tendo como objetivo despertar nas crianças e jovens o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania”, destacou Edilberto Barreto.
PROGRAMAÇÃO
Fórum “Fortalecimento das Parcerias Institucionais no Combate à Corrupção”
8:30 – Café da manhã
9:00 – Abertura – Edilberto Barreto, Analista de Finanças da CGU e Presidente do Unacon-CE
9:30 – Tema 1: O Incremento das Ações de Controle da CGU na Última Década - Michel Pinto, Analista de Finanças da CGU;
10:20 – Tema 2: Propostas do MPF para o Combate à Corrupção e à Impunidade - Rômulo Conrado, do Ministério Publico Federal no Ceará;
11:10 – Tema 3: Necessidade de Especialização dos Órgãos de Combate à Corrupção do Ceará - Luiz Alcântara, promotor da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Adm. Pública – PROCAP
12:00 – Encerramento