Uma ação ostensiva realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na apreensão de uma arma de fogo, munições e quantidades de entorpecentes no município de Graça, que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A ofensiva policial ocorreu nessa terça-feira (6). Durante diligências pelo bairro, uma equipe da Força Tática (FT) recebeu uma denúncia acerca de um homem que estaria com atitude suspeita na região. Ao chegarem à residência do suspeito, ele fugiu pelos fundos do imóvel. Todo o material ilícito foi apreendido no local. No local, os policiais encontraram um revólver calibre .38, 73 munições, 92 gramas de maconha, 78 gramas de crack, quatro gramas de cocaína, uma réplica de fuzil e uma balança de precisão. Todo o material ilícito foi levado para a Delegacia de São Benedito, unidade da Polícia Civil do Estado do Estado (PCCE) na região, onde foi registrado um procedimento cabível. A Polícia Civil seguirá com os trabalhos de investigação com o ...
Secult promove neste sábado, na Praça dos Leões, 1a. edição dos Encontros Cultura e Pensamento, com debate, intervenções artísticas e feirinha
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Coordenadoria de Conhecimento e Formação (CCFor), realiza a edição inaugural dos Encontros Cultura e Pensamento, no próximo sábado (12/11), das 9h às 12h. Aberto ao público, o evento traz como tema as "Artes, tecnologias emergentes e políticas públicas" e consiste numa roda de conversas (com Carolina Vieira do Porto Iracema das Artes, Claudia Marinho da PPGArtes ICA-UFC, Julio Lira da ONG Mediação de Saberes, e com mediação de Lenildo Gomes, da Coordenadoria de Conhecimento e Formação da Secult/CE), seguida de intervenções artísticas, feirinha gastronômica e feira de impressos.
O Ciclo de Encontros em torno dos temas cultura, arte e pensamento tem como objetivo principal discutir modos de fazer, conhecer e pensar arte e cultura em seus diversos aspectos, no que tange às tecnologias emergentes, às políticas públicas, às culturas juvenis, às intervenções urbanas, ao patrimônio, à educação e aos processos criativos e integra a comemoração dos cinquenta anos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e foi idealizado pela CCFOR.
Inspirado em um programa criado, em 2005, pelo Ministério da Cultura, o ciclo de Encontros Cultura e Pensamento se propõe a circular por espaços do interior do Estado e da cidade de Fortaleza ao longo de dez meses, tendo início em novembro de 2016 e seguindo até agosto de 2017. O tema de cada edição dos Encontros dialoga com a programação da Secult e com a localidade onde o evento será realizado.
A cada edição, a programação contará sempre com a presença de pessoas convidadas com os seguintes perfis: produção/criação/realização artística, gestão cultural e pesquisa. "A ideia é possibilitar o surgimento de redes de conversações entre as pessoas convidadas e o público presente, preferencialmente em espaços públicos informais, como calçadões, praças, parques, anfiteatros, buscando aproximação com o lugar por excelência das políticas públicas de cultura, as cidades", destacou Lenildo Gomes, coordenador de Formação e Conhecimento da Secult.
Conversar é versar, compor versos juntos, dar voltas com o outro. Para o biólogo e epistemólogo chileno Humberto Maturana (1988), estamos a tecer infinitas redes de linguajar e emocionar ao conversarmos. Acreditando na conversa como possibilidade de instaurar ambientes de convivência intensa com o outro, em meio a pensamentos diversos e plurais, os Encontros desenham percursos de debates que aproximam e friccionam de maneira democrática o campo das artes, a academia, a gestão da cultura e a população em geral.
Todas as edições dos Encontros serão registradas em vídeo e disponibilizadas (ou transmitidas ao vivo) na página web da Secult, de modo a servir como material de pesquisa e referência no desenrolar de outros debates e projetos futuros.