*Mais de 30 mil pessoas físicas e jurídicas no Ceará já podem cancelar as dívidas protestadas entre 2023 e 2024* A falta de conhecimento, tanto de pessoas físicas como jurídicas, tem deixado *32.958 CPFs e CNPJs negativados no Ceará*, mesmo com as dívidas protestadas já quitadas. De acordo com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB – Seccional Ceará), que dispõe de ferramentas para avisar se o nome ou a empresa possui alguma pendência financeira, antes que o título seja protestado, nesta instância o último passo é apresentar a carta de anuência ao cartório para que as restrições jurídicas sejam sanadas. Cerca de *60%* dos títulos protestados em todo o país são solucionados em até três dias úteis, ante os oito anos em média que levaria se fosse acionado o judiciário. No *Ceará*, *324 cartórios* estão aptos para realizar esse serviço, regulamentado pela Lei Federal 9.492/97, quando as medidas amigáveis foram cessadas. É importante observar que, ao rec...
Bloco Adeus Amélia desfila pelo enfrentamento a violência contra a mulher no carnaval da Domingos Olímpio
De forma irreverente e ousada, o Bloco Adeus Amélia, desfila este ano pela avenida Domingos Olímpio na segunda-feira de carnaval, dia 8, levantando as principais bandeiras de luta das mulheres, como o enfrentamento a violência contra a mulher e a temática sobre a importância do aleitamento materno em público, sem restrições. A concentração que acontece às 16h, na praça José Bonifácio (5º batalhão), pretende reunir cerca de 800 mulheres de todas as idades que seguem em cortejo pelas ruas Antônio Pompeu e Floriano Peixoto, no Centro da cidade, até o local do desfile que acontece às 18h.
Em meio a alegria característica do carnaval, o bloco Adeus Amélia, busca chamar a atenção para assuntos voltados aos direitos das mulheres e este ano conquistou um reforço importante, contando com o apoio da We World Brasil e o Instituto Maria da Penha, que são referências importantes de luta no cenário nacional e internacional. “Termos esse apoio representa um avanço no enfrentamento as relações desiguais entre mulheres e homens, que ainda é predominante em nossa sociedade, precisamos sempre unir forças para fortalecer essa luta histórica do movimento contra todas as formas de discriminação e opressão”, ressaltou a Coordenadora Executiva de Políticas para as Mulheres, Márcia Luce. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) do Município.
Desde 2008, o Bloco consegue levar para a avenida a temática sobre a realidade vivenciada pelas mulheres, suas bandeiras de luta, e questões que afetam o seu cotidiano. Durante o desfile a animação promete tomar conta, acompanhada de muita informação, através da música composta pelas compositoras Ana Célia Fernandes e Aída Santos, que divulgam os equipamentos e serviços da Prefeitura Municipal de Fortaleza que contribuem para o enfrentamento a violência contra a mulher. Outra novidade para este ano, será na formação da comissão de frente do bloco que contará com um “mamaço” como forma de empoderar as mulheres a continuar amamentando seus filhos onde quer que estejam, sem passar por restrições.
Mulheres de todas as idades podem participar se inscrevendo através do telefone: 31051398/31017679, fornecendo seus dados pessoais e o tamanho da camisa que será entregue no local do desfile.
MÚSICA: ADEUS AMÉLIA
Composição: Ana Célia Fernandes e Aida Santos (2005)
Amélia não existe mais
O mundo mudou meu amor
Não queira que eu me sinta ela
Adeus, adeus, Amélia.(bis)
Amélia, a mulher de verdade,
Não cabe na nossa realidade
Hoje, nós somos inteiras
E não pela metade
O universo mudou de repente
Não insista que eu seja ela
O mundo mudou fortemente
Adeus, adeus, Amélia.
Eu também mudei, meu amor
Não me venha com xurumelas
Hoje é uma realidade
Adeus, adeus, Amélia.
João, João, cozinha o seu feijão!
José, José, faça seu café!
Zeca, Zeca, lava sua cueca!
Torquato, Torquato, limpa o teu sapato!
Porfírio, Porfírio, cuida do teu filho!
Serviço:
Concentração Bloco Adeus Amélia
Local: Praça José Bonifácio (5º Batalhão)
Data: 08/02/2016
Horário: 16h
Inscrições: 31017679 / 31051398
Coordenadoria de Políticas para as Mulheres