O procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, criou o Grupo de Apoio ao Júri (Gajuri) para prestar apoio técnico aos membros do Ministério Público do Ceará na persecução penal de crimes dolosos contra a vida e delitos conexos. O Gajuri é vinculado ao gabinete do pgj e será composto pelo promotor de Justiça Luís Bezerra, que atuará como coordenador, e pelos promotores de Justiça Geraldo Laprovitera e Ramon Cavalcante. O Ato Normativo nº 530/2025 que instituiu o Grupo foi publicado no Diário Oficial do MPCE desta sexta-feira (22/08). “A criação do Gajuri representa um avanço institucional significativo. Além de fortalecer o trabalho dos promotores de Justiça que atuam no Tribunal do Júri, promoverá a integração entre os membros e aprimorará as estratégias de enfrentamento à criminalidade violenta, especialmente no combate aos homicídios. Com essa iniciativa, avançamos na conquista de mais uma importante ferramenta de fortalecimento institucional, reafirmando o compromisso...
Com o objetivo de socializar conhecimentos e as experiências de 14 povos indígenas cearenses, além de representantes dos povos ciganos no Estado, acontece o II Encontro Sesc* Herança Nativa, de 25 a 27/8. A programação, destinada a estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral, é realizada na Colônia Ecológica Sesc Iparana, com rodas de conversa, vivências e oficinas.
A iniciativa busca valorizar e difundir as culturas dos povos indígenas cearenses que estão organizados em 18 municípios, apresentando seus saberes fitoterápicos, ritos e festejos. O encontro reúne culturas dos povos Tremembé, Tapeba, Jenipapo-Kanindé, Pitaguary, Kalabaça, Tapuia Kariri, Tubiba Tapuia, Gavião, Anacé, Kariri, Potyguara, Tabajara, Kanindé e Tupinambá, que participam da programação através de processos dialógicos.
Este ano, a novidade fica por conta da inclusão da comunidade cigana cearense na programação. Representantes dos povos ciganos de Sobral, Tianguá, Crateús, Independência e Quiterianópolis compartilham ao público participante suas experiências e vivências.
Nos três dias, acontecem socializações de práticas alimentares com o objetivo de compartilhar a identidade e memória cultural dos povos. A programação também reúne oficinas como: artesanato; adereços e esculturas indígenas; arco e flecha; danças, torés e toréns.
SERVIÇO
II Encontro Sesc Herança Nativa
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Rua José Alencar, 150 – Caucaia)
Período: 25 a 27/8
Programação completa no site www.sesc-ce.com.br