A Liga Mundial de Surfe (WSL) anunciou nesta sexta-feira (2) algumas mudanças para a próxima temporada do Circuito Mundial (que marca o 50º ano do surfe profissional), entre elas o retorno de Pipeline, na ilha de O'ahu (Havaí), para o posto de última etapa da competição. Segundo a WSL, a temporada 2026, que contará com 12 etapas, será disputada entre os meses de abril e dezembro, com início na Austrália e final no Havaí. A etapa brasileira continua no calendário. Ela é a quinta parada e mais uma vez terá como sede a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Esse novo Circuito Mundial contará com nove eventos de temporada regular com a participação de 36 homens e 24 mulheres. Depois 24 homens e 16 mulheres seguirão para dois eventos finais de pós-temporada, para os quais os competidores levarão apenas seus melhores sete de nove resultados da temporada regular para a próxima fase. O ranking final da temporada e, por fim, os títulos mundiais, serão determinados pelos nove melhores res...
Formação tem por finalidade apresentar propostas pensadas dentro de diversos projetos educacionais, de coletivos e de iniciativas autônomas, como metodologias de aproximação do fazer audiovisual para as comunidades
No mês de agosto, a Vila das Artes, com o patrocínio da Petrobras, realiza o workshop Cinema e Comunidade - Dos Processos de pesquisa e produção na realização cinematográfica junto à comunidades. A ação do Núcleo de Produção Digital (NPD) da Escola Pública de Audiovisual acontece de 8 a 10 de agosto na Vila das Artes.
As inscrições serão realizadas no local uma hora antes do início do curso, no dia 8/8, e se encerram quando as 30 vagas forem preenchidas. Podem se inscrever professores, estudantes e público em geral que tenham interesse em saber mais sobre ações audiovisuais em comunidades.
O workshop tem por finalidade apresentar propostas diferenciadas que foram pensadas dentro de diversos projetos educacionais, de coletivos e de iniciativas autônomas, como metodologias de aproximação do fazer audiovisual para as comunidades. Serão discutidas as diferentes metodologias de pesquisa e produção, tendo com ponto de partida algumas experiências fílmicas.
A formação passa por conceitos básicos relacionados à ficção e ao documentário, à técnica e linguagem, imaginando como cada modo de fazer se relaciona com as especificidades locais das comunidades, bem como o que estas têm ao seu dispor para executar suas metodologias criativas. A idéia é também pensar em como desenvolver propostas relacionadas a comunidades, apontadas pelos próprios participantes do curso.
O workshop é uma das ações que integra uma proposta da Escola Pública de Audiovisual, através do NPD, de apoiar propostas de trabalho realizadas pelos alunos e ex-alunos do Curso de Realização em Audiovisual.
A atividade é realizada por ex-alunos da 3ª turma do Curso de Realização em Audiovisual a convite da EAV. Até o final do ano, serão ofertados mais três cursos, “Da escrita cinematográfica: um olhar sobre o exercício da crítica de cinema e da análise fílmica”, “Direção de Atores para Cinema e Audiovisual” e “Ver e viver cinema e cidade - O Cinema como prática de ocupação da Cidade”totalizando assim, 5 workshops.
Sobre Ton Almeida
Ton Almeida atua como Artista Multímídia, Educador, Realizador Audiovisual, Produtor e Gestor Cultural. Tem interesse em relações entre comunidade, memória, identidade, performatividade, cinema expandido, paisagem e território. Seus trabalhos buscam o encontro do tradicional com o contemporâneo. Participou de 2010 a 2012 do coletivo Aparecidos Políticos, no qual desenvolveu trabalhos abordando relações entre arte ativista e política não institucional, direito à comunicação e ressignificação urbana. Desenvolveu de 2014 a 2016 perfomances e trabalhos de caráter instalativo com a DuoPla. Cursou até o quinto semestre da Licenciatura em Artes Visuais do IFCE-CE, onde integrou o grupo Meio-Fio Pesquisa e Ação do qual foi bolsista pelo CNPQ mantendo uma pesquisa sobre Arte Pública Relacional como Prática Social. Finalizou recentemente a formação de dois anos da Escola de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, projeto da Prefeitura de Fortaleza em parceria com Universidade Federal do Ceará. Atuou em 2011 e 2012 ministrando cursos de Intervenção Urbana, Pintura, Desenho, Economia Solidária e Educação Patrimonial pelo Centro Cultural do Bom Jardim / Instituto de Arte e Cultura do Ceará. De 2013 a 2016 participou como educador de diversos projetos relacionados a cinema e audiovisual, dos quais podem ser destacados o projeto “Entrelace” (Laboratórios de Comunicação Escolar) e o projeto “Inventar com a Diferença” (Cinema , Educação e Direitos Humanos). Participou do núcleo gestor da casa Maré das Artes entre 2013 e 2015, espaço de gestão colaborativa junto à comunidade Quilombola do Cumbe em Aracati-CE.
Conteúdo Programático:
Dia 1 Da película para o Vídeo – O advento da evolução tecnológica ampliando a acessibilidade; Vídeo nas Aldeias – A nova tradição de realização audiovisual dos Índios Tupi-Guaranis. Exibição dos Filmes: Bicicletas de Nhanderu, Das crianças Ikpeng para o Mundo e Cheiro de Pequi.
Dia 2 Dispositivos - A criação de códigos que se amparam entre a linguagem e a técnica como ferramentas de acessibilidade ao fazer audiovisual. Inventar com a Diferença-O braço educativo da Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul Exibição dos Filmes: Filmes-Cartas das Escolas participantes do projeto.
Dia 3 Fabular é reconstruir a verdade – Da criação de narrativas entre a realidade e a ficção como afirmação de memória e identidade. Conversa sobre os processos criativos de diversos realizadores – Helvécio Martins, Clarissa Campolina, Adirley Queirós, Affonso Uchoa, Cao Guimarães, Karim Ainouz, Marcelo Gomes. Exibição de trechos dos filmes: Girimunho, Acidente, Branco Sai Preto Fica, A cidade é uma só?, A Vizinhança do Tigre,Viajo por que preciso Volto por que te amo.
Serviço:
Cinema e Comunidade - Dos Processos de pesquisa e produção na realização cinematográfica junto à comunidades
Professor: Ton Almeida
Inscrições: Aberto ao público até preenchimento das vagas - OBS: chegar com 1h de antecedência no primeiro dia
Período: 08 a 10 de agosto de 2016
Horário: 14h30 às 17h30
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Duração: 9h
Público alvo: Professores, estudantes e público em geral