O Bragantino assegurou a última vaga nas quartas de final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol ao aplicar 5 a 1 no 3B da Amazônia, na 15ª e derradeira rodada da primeira fase, que reuniu 16 equipes. Destaque da partida foi a argentina Paulina Gramaglia, que marcou os dois primeiros gols das Bragantinas e depois fez mais um completando o hat-trick. A equipe do interior paulista arrematou a vaga no mata-mata ao terminar na oitava posição, com 20 pontos. Já as Feras (equipe amazonense), vices-lanternas com apenas sete pontos, foram rebaixadas para a Série A2 de 2026. A derrota do 3B da Amazônia acabou favorecendo o Juventude, que escapou da zona da degola mesmo empatando fora de casa com o Bahia (já classificado em 7º lugar) em 2 a 2. As Esmeraldas (time feminino do Juventude) totalizaram 10 pontos e concluíram a primeira fase na 14ª posição, o suficiente para confirmarem a permanência na Série A1 no ano que ve...
Um passeio por sólidas e milenares veredas é o que proporcionará a exposição “ITA-QUATIARA: IMAGENS DAS PEDRAS” a ser aberta, dia 09 de dezembro de 2016 (sexta-feira), a partir das 19h, no Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA), em Fortaleza. A curadoria é de Rennat Said e a produção executiva de Gerson Ipirajá e Silvana Figueirêdo.
A mostra pretende sedimentar caminhos de pedras litográficas entre os mais diversos estados do Brasil, e ser uma marca em torno dessa gravura, agregando artistas e outros apaixonados pela técnica. A sugestão do nome “ITA-QUATIARA” é de José Rodrigues – funcionário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, também, mecenas, agitador cultural e diretor do Coletivo de Litogravura.
Os pernambucanos Beta Ferralc, E.Graciliano, Fernando Duarte, Isac Vieira, Luís Aprigio, Mazé Andrade, Mestre Hélio Soares, Paulo Profeta, Regina Carvalho e Sérgio Monteiro, compõem a lista de artistas que participarão da exposição, que contará ainda, com dois cearenses: Francisco Bandeira e Gerson Ipirajá, que estiveram recentemente, em Recife, fazendo trabalhos voltados para a técnica.
Todos os artistas foram escolhidos pela excelência com que realizaram o diálogo entre suas plataformas artísticas de preferência (grafite, xilogravura, gravura em metal, pintura e outras), e ainda, a pedra litográfica. Em “ITA-QUATIARA: IMAGENS DAS PEDRAS”, os mais variados estilos refletirão exatamente aquilo que os artistas propõem enquanto entusiastas da arte litográfica: fazer com que a pedra calcária receba riscos e traços das novas linguagens contemporâneas.
Foi em torno do litógrafo-impressor, figura mítica, lendária e profissional, Hélio Soares dos Santos, que nasceu o Coletivo de Litogravura “ITA-QUATIARA”. Mestre Hélio como é mais conhecido, é nada mais, nada menos, do que a história viva da LITOGRAVURA do Pernambuco, sem deixar de respeitar tantos outros artistas que também fizeram e fazem parte dessa narrativa feita de pedra calcária e tousche.
Começar destacando Hélio Soares dos Santos é a intenção dos organizadores da mostra, pela trajetória profissional do artista que é ligado às importantes etapas da arte litográfica. A história de Mestre Hélio também remonta ao início da Oficina Guaianases de Gravura, um marcante movimento artístico pernambucano fundado em 1974, do qual participaram artistas como João Câmara e Delano (fundadores), Flávio Gadelha, Gilvan Samico, Guita Charifker, Gil Vicente, Maria Carmem, Petrônio Cunha, Tereza da Costa Rêgo, entre outros.
Não há como dissociar essa retomada da LITOGRAFIA em solo Pernambucano de um nome tão poderoso e emblemático. É, por isso, que os artistas envolvidos na mostra têm a intenção de continuar oferecendo o glamour da produção litográfica aos novos litógrafos, através de cursos e residências, divulgando o ensino, a prática, e ao mesmo tempo, transformando isso, num espaço de discussão dessa arte nas redes sociais e, também, em outras mídias.
A Litografia
Termo de origem grega, formado por lithos (pedra) e graphein (escrever), a LITOGRAFIA é uma técnica que se utiliza da impressão em pedra calcária de grão muito fino, baseada na repulsão entre a água e o óleo, sendo este, advindo de instrumentos como tusche, lápis, e crayons litográficos à base de gordura.
O saudoso músico e escritor de peças teatrais alemão, Alois Senefelder, foi quem descobriu a LITOGRAFIA, gravura usada por muitos artistas famosos, a exemplo de Goya que começou a utilizar a técnica e, em 1822, publicou a série “Touros de Burdeos, Jules Chéret” e, no final do século XIX, expandiu a arte de um cartaz, o qual atingiu a expressão máxima com o famoso pintor Toulouse Lautrec.
Outra curiosidade é que essa grafia em pedra foi ainda usada comercialmente, nos primórdios da imprensa para impressão de rótulos, mapas, jornais, dentre outros. Importante ressaltar que, a partir daí, com o aparecimento da impressão offset, a LITOGRAFIA teve novamente seu uso voltado para o lado artístico.
A Exposição
ITA-QUATIARA: IMAGENS DAS PEDRAS
>Abertura: 09 de dezembro de 2016 I 19h
>Local: Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA)
>Período de Visitação: 12/12/2016 a 28/02/2017
>Dias: Segunda a Sexta I 14h às 17h30
>Endereço: Rua Castro e Silva, 81 – Centro
>Fortaleza – Ceará
>Entrada Franca