Pular para o conteúdo principal

Papo de Pedal: blitz de escuta e serviços para ciclistas chegam ao Demócrito Rocha nesta quinta-feira (18/04)

  Ações serão realizadas na Av. Américo Barreira de 16h às 18h   COMPARTILHAR   A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quinta-feira (18/04), mais uma edição do Papo de Pedal, uma blitz de escuta e serviços para ciclistas, como reparos em bikes. A iniciativa faz parte do programa Pedala Mais, que incentiva o uso do pedal na Capital. As ações serão oferecidas de 16h às 18h junto à ciclovia da Av. Américo Barreira, continuação da Av. José Bastos, em frente ao número 5931, no bairro Demócrito Rocha. As atividades incluem a distribuição de plaquinhas que incentivam o respeito aos ciclistas e serviços de reparos simples de bicicletas, como ajuste de peças, lubrificação, limpeza de corrente e enchimento de pneus. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e com o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova). Para a equipe envolvida na iniciativa, um dos pontos mais alt

Glamour da Litogravura Pernambucana Chega ao Ceará


Um passeio por sólidas e milenares veredas é o que proporcionará a exposição “ITA-QUATIARA: IMAGENS DAS PEDRAS” a ser aberta, dia 09 de dezembro de 2016 (sexta-feira), a partir das 19h, no Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA), em Fortaleza. A curadoria é de Rennat Said e a produção executiva de Gerson Ipirajá e Silvana Figueirêdo. 

A mostra pretende sedimentar caminhos de pedras litográficas entre os mais diversos estados do Brasil, e ser uma marca em torno dessa gravura, agregando artistas e outros apaixonados pela técnica. A sugestão do nome “ITA-QUATIARA” é de José Rodrigues – funcionário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, também, mecenas, agitador cultural e diretor do Coletivo de Litogravura. 

Os pernambucanos Beta Ferralc, E.Graciliano, Fernando Duarte, Isac Vieira, Luís Aprigio, Mazé Andrade, Mestre Hélio Soares, Paulo Profeta, Regina Carvalho e Sérgio Monteiro, compõem a lista de artistas que participarão da exposição, que contará ainda, com dois cearenses: Francisco Bandeira e Gerson Ipirajá, que estiveram recentemente, em Recife, fazendo trabalhos voltados para a técnica. 

Todos os artistas foram escolhidos pela excelência com que realizaram o diálogo entre suas plataformas artísticas de preferência (grafite, xilogravura, gravura em metal, pintura e outras), e ainda, a pedra litográfica. Em “ITA-QUATIARA: IMAGENS DAS PEDRAS”, os mais variados estilos refletirão exatamente aquilo que os artistas propõem enquanto entusiastas da arte litográfica: fazer com que a pedra calcária receba riscos e traços das novas linguagens contemporâneas.

Foi em torno do litógrafo-impressor, figura mítica, lendária e profissional, Hélio Soares dos Santos, que nasceu o Coletivo de Litogravura “ITA-QUATIARA”. Mestre Hélio como é mais conhecido, é nada mais, nada menos, do que a história viva da LITOGRAVURA do Pernambuco, sem deixar de respeitar tantos outros artistas que também fizeram e fazem parte dessa narrativa feita de pedra calcária e tousche.

Começar destacando Hélio Soares dos Santos é a intenção dos organizadores da mostra, pela trajetória profissional do artista que é ligado às importantes etapas da arte litográfica. A história de Mestre Hélio também remonta ao início da Oficina Guaianases de Gravura, um marcante movimento artístico pernambucano fundado em 1974, do qual participaram artistas como João Câmara e Delano (fundadores), Flávio Gadelha, Gilvan Samico, Guita Charifker, Gil Vicente, Maria Carmem, Petrônio Cunha, Tereza da Costa Rêgo, entre outros.

Não há como dissociar essa retomada da LITOGRAFIA em solo Pernambucano de um nome tão poderoso e emblemático. É, por isso, que os artistas envolvidos na mostra têm a intenção de continuar oferecendo o glamour da produção litográfica aos novos litógrafos, através de cursos e residências, divulgando o ensino, a prática, e ao mesmo tempo, transformando isso, num espaço de discussão dessa arte nas redes sociais e, também, em outras mídias.

A Litografia 
Termo de origem grega, formado por lithos (pedra) e graphein (escrever), a LITOGRAFIA é uma técnica que se utiliza da impressão em pedra calcária de grão muito fino, baseada na repulsão entre a água e o óleo, sendo este, advindo de instrumentos como tusche, lápis, e crayons litográficos à base de gordura. 

O saudoso músico e escritor de peças teatrais alemão, Alois Senefelder, foi quem descobriu a LITOGRAFIA, gravura usada por muitos artistas famosos, a exemplo de Goya que começou a utilizar a técnica e, em 1822, publicou a série “Touros de Burdeos, Jules Chéret” e, no final do século XIX, expandiu a arte de um cartaz, o qual atingiu a expressão máxima com o famoso pintor Toulouse Lautrec.   

Outra curiosidade é que essa grafia em pedra foi ainda usada comercialmente, nos primórdios da imprensa para impressão de rótulos, mapas, jornais, dentre outros. Importante ressaltar que, a partir daí, com o aparecimento da impressão offset, a LITOGRAFIA teve novamente seu uso voltado para o lado artístico.

A Exposição 
ITA-QUATIARA: IMAGENS DAS PEDRAS 
>Abertura: 09 de dezembro de 2016 I 19h
>Local: Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA) 
>Período de Visitação: 12/12/2016 a 28/02/2017
>Dias: Segunda a Sexta I 14h às 17h30
>Endereço: Rua Castro e Silva, 81 – Centro 
>Fortaleza – Ceará 
>Entrada Franca

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.