quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Hidratação e alimentação saudável são aliadas para um bom carnaval

Uma alimentação saudável é sempre importante, mas há momentos em que ela deve ser essencial para que a saúde não seja prejudicada. O Carnaval, maior festa popular do mundo, é uma dessas épocas em que o equilíbrio alimentar, juntamente com a constante hidratação, são pontos cruciais para garantir a diversão e alegria, sem comprometer o desempenho do corpo.
Para não cair na armadilha do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e da exposição ao sol, é importante manter o corpo hidratado com as reposições de líquidos e alimentos adequados. Caso contrário, a famosa ressaca pede passagem e pode até acabar com a festa, com consequências piores como infecções intestinais e desidratação aguda. Nesta época os foliões perdem bastante líquido e gastam mais energia por conta das altas temperaturas e da movimentação nas praças, praias e salões. Para que isso não aconteça, a regra básica é manter o corpo hidratado. Um das melhores opções para isso é o consumo de frutas e verduras, além dos sucos de frutas, água de coco ou mesmo água pura, pois além do líquido propriamente dito, há ainda a reposição de minerais.
O consumo de alimentos gordurosos deve ser evitado. Isso vale para salgadinhos, frituras, fast foodwaffer, biscoitos recheados, condimentos e carnes com gordura aparentes entre outros. Esses alimentos são de difícil digestão e podem criar aquela sensação de desconforto e estufamento abdominal. Outro ponto importante é a substituição de refrigerantes por sucos de frutas naturais, água ou água de coco, já que esses alimentos agem como reguladores da temperatura corporal.
Frutas são aliadas à boa alimentação para o carnaval
A banana é uma das melhores opções de fruta para o consumo durante as festas, por conta de sua alta carga energética. Além disso, ela contém carboidratos que ajudam com eficácia a repor a energia gasta com a atividade física carnavalesca. É também rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, importantes para o tônus muscular. Além disso, é rica em fibras, que dão a sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.
A água de coco também é excelente para repor as perdas de água e eletrólitos que naturalmente ocorrem nas festas, já que a dança aumenta bastante o suor. A água de coco é isotônica, isto é, contém quantidades equilibradas de tudo o que o corpo humano precisa: açúcares, sódio, potássio, cloro e magnésio. Frutas com grande quantidade de água em sua composição também são ótimas pedidas. “De nossa parte, nós asseguramos que o abastecimento de frutas como banana, mamão, melão e melancia está garantido. São frutas produzidas no próprio Estado e com qualidade internacional”, ressalta o presidente da Câmara Setorial de Fruticultura do Ceará, João Teixeira Junior.
Frutas com vitamina C também devem fazer parte da lista alimentar para o Carnaval. A acerola é um exemplo. A vitamina C é um antioxidante natural, que ajuda a debelar os radicais livres do organismo. Como consequência, as células funcionam muito melhor. Além disso, a vitamina C é importante para o sistema imunológico, deixando-o mais apto a nos defender dos agentes agressores. “O mais importante é sempre dar preferência aos alimentos naturais e à comida de verdade”, conclui Teixeira.
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